in

Design de Moda – o que precisa saber para começar

Que nunca sonhou em criar sua própria roupa, vestir algo que tenha sido criado exclusivamente para si, ou que simplesmente foi melhorado e adaptado de uma ideia previamente concebida?

O design de moda é um campo específico da área de design que permite aos seus criadores a possibilidade de desenhar e posteriormente confeccionar camisetas, blusas, jeans ou qualquer outro tipo de roupa, de acordo com as ideias que vão surgindo na sua imaginação.

Embora qualquer pessoa possa facilmente criar suas peças de roupa (existem cada vez mais escolas de arte ou de costura onde pode você aprender a fazê-lo), ser um designer de moda bem-sucedido não é propriamente uma tarefa simples.

Hoje deixamos algumas dicas simples para alcançar o tão almejado sucesso como designer de moda.

Como conseguir ser um designer bem-sucedido

Tal como acontece em tudo na vida, na área do design também é necessário que tenha algumas skills importantes para conseguir desenvolver ao máximo o seu trabalho, criando assim peças lindas de morrer e que qualquer pessoa deseja.

Em seguida deixamos algumas dicas práticas para ser um designer de moda, e que se colocar em prática pode vir a ter sucesso.

1 – Tem de saber desenhar

Pois bem, não existe a necessidade de ser um desenhista profissional, contudo, é importante que você consiga exprimir bem suas ideias através de um papel e sem necessitar de falar.

Tenha em mente que a grande maioria dos designers faz desenhos simples, mas muito próprios, o que garante uma facilidade de entendimento dos pontos essenciais e diferenciadores do desenho.

Se não tem grandes conhecimentos de ilustração, opte por fazer um curso e estudar em casa várias horas para aprender a desenhar o melhor possível. Só dessa forma vai conseguir alcançar seu sonho.

2 – Deve ter também uns toques de costura

Sabemos que provavelmente não irá costurar as suas próprias roupas (apenas as irá desenhar), contundo, existe sempre a necessidade de ter algumas noções de costura para que compreenda as limitações que determinado desenho pode ter, assim como conhecer alternativas diferentes e inovadoras.

Acredite que um bom designer de moda, tem sempre alguns conhecimentos base de costura. Se não o sabe fazer, pode sempre fazer alguns cursos simples de costura e moldagem (um bom criador de moda deve saber dizer como é que a sua peça foi montada).

3 – Arranje uma excelente fonte de inspiração

Pois bem, um dos principais problemas que os designers encontram é por essencialmente terem fontes de inspiração fixas, e muitas vezes as mesmas podem vir a desaparecer com o tempo (limitando o caráter inovador e revolucionário das peças).

É importante que tenha várias fontes de inspiração, de modo a não ficar preso em nenhuma bolha inspiracional.

4 – Comece por desenhar um croqui

É importante ter em mente que ao projetar uma determinada roupa, você deve sempre pensar como é que a mesma iria ficar desenhada num corpo.

Contudo, imagine que quer apenas criar o mockup de camisetas ou de um vestido, sendo que desenhar um corpo sempre que o queira fazer não é algo simples. Deste modo, os designers acabam por criar croquis, ou seja, um modelo simples que vai ser utilizado sempre que quiser desenhar uma nova peça.

Algumas dicas para começar são:

  • Faça sempre o esboço de forma livre e não anatomicamente correta;
  • Lembre-se de colocar o seu estilo único em todos os croquis que desenha;
  • Não fique muito preocupado com os detalhes do desenho;
  • Utilize o modelo de 9 cabeças para criar um modelo relativamente proporcional (ou seja, o corpo deve conter 9 cabeças entre o pescoço e os pés);
  • Comece por desenhar uma linha vertical reta e divida a mesma em 10 partes iguais de forma a montar um guia de proporções;

É sempre importante que comece por fazer o seu esboço a lápis, e apenas quando estiver realmente satisfeito com o mesmo, passe a caneta e acrescente todos os detalhes e cores que ache necessários.

Desta forma, você garante que consegue apagar tudo facilmente caso haja a necessidade de realizar uma alteração.

Pode parecer estranho, mas tenha em mente que todo o processo entre se tornar um designer e conseguir realmente colocar a sua coleção no mundo não vai ser uma tarefa simples.

Você vai precisar batalhar muito, trabalhar muito, e temos a certeza que pelo meio do cainho irá chorar muito também, por isso, se o seu sonho é realmente este, não desista. Temos a certeza que irá conseguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…