in ,

Pare de perder tempo com processos repetitivos em seu trabalho

Em um mundo que demanda resultados e entregas cada vez mais rápidas, todo designer sabe que o nosso dia gira em torno de cada processo criativo e principalmente do tempo. O quanto que se leva para atingirmos um determinado resultado, entrega ou até mesmo um conhecimento, o tempo está no centro de tudo que fazemos.

Percebi esses dias que toda vez que eu abria o InDesign para começar a montar um manual da marca para o meu cliente, eu criava o mesmo documento e fazia o layout da mesma estrutura de grade e hierarquia de fontes repetidamente.

Isso fez parte da minha rotina diversas vezes nos últimos 7 anos. Foi aí que parei um pouco no meio desse caos e fiz algumas pesquisas de como otimizar o meu tempo com técnicas ou metodologias.

Aposto que alguns de vocês que estão lendo isso têm algumas tarefas que também fazem repetidamente. Encontrar maneiras de economizar tempo em tarefas repetitivas é a chave do sucesso para o processo D.R.Y. A partir de agora, desafio todos vocês a se tornarem profissionais em D.R.Y.

O que é o processo D.R.Y?

D.R.Y.,”Don’t Repeat Yourself”, traduzindo literalmente: Não Se Repita , é um processo muito usado no desenvolvimento de software e apps e lendo sobre o assunto em uma das minhas pesquisas aleatórias de conhecimentos aleatórios, encontrei um artigo sobre esse assunto.

Achei muito interessante como os desenvolvedores aplicam essa técnica e pensei: “Acho que dá pra usar no meu trabalho também!”.

O processo deve ser usado de diferentes formas para cada designer, porque todos nós temos processos únicos, mas o mantra é sempre o mesmo: “Don’t Repeat Yourself”.

Abaixo eu listo algumas dicas de como aplicar o D.R.Y.:

Mapeie seu processo criativo.

Tire um momento para refletir sobre seu próprio processo criativo. Um processo é definido como uma série de ações ou etapas realizadas para atingir um determinado fim.

Tenho certeza de que algumas, senão todas, ações ou etapas do seu processo criativo são repetidas toda vez que você passa por um novo trabalho.

Usando a biomimética como exemplo, a natureza é um processo é a repetição, então precisamos garantir que essas ações repetitivas ocorram da maneira mais rápida e eficiente possível.

De macro para micro processos.

Divida cada etapa do processo em etapas menores. São nessas pequenas etapas que você pode identificar as atividades repetitivas e aplicar a metodologia D.R.Y..

Lembra que comentei sobre o meu processo de criação de manual da marca novo para todos os clientes? Agora eu sei que essa etapa – que se repete em 99,9% dos meus clientes atuais – é basicamente formada pela mesma estrutura, então, eu criei um template com essa estrutura base e nela vou aplicando pequenas modificações que façam sentido para a identidade da marca criada.

O tempo economizado nesse exemplo não é enorme, mas com o passar do tempo, torna-se perceptível. Agora pense em aplicar o D.R.Y. em todas as suas micro tarefas que se repetem.

Mantenha-se simples.

Mantenha suas tarefas repetitivas de maneira simples e ajuste conforme cada trabalho executado. Com isso, fica claro onde você deve gastar mais tempo criando e onde você só precisa preencher com as informações necessárias.

No meu caso, eu sei que cada manual da marca é único, mas a sua estrutura é simples, contém informações básicas que todo manual da marca precisa, então eu dedico o meu tempo no desenvolvimento dessas etapas personalizadas e únicas e nas básicas eu somente preencho com as informações do projeto.

Conclusão

Não sou expert no assunto e ainda estou trabalhando para aplicá-lo a todo o meu processo atual, mas percebi que já fazia isso meio que sem perceber na parte mais burocrática do trabalho (propostas, contratos, formulários e etc) e tem sido divertido mudar.

Faz sentido pra você? Se você já conhecia essa técnica, conta pra gente quais tarefas você conseguiu eliminar da repetição infinita. E se você ainda não conhecia e vai usar, compartilha com a gente o que melhorou no seu trabalho!

Escrito por Marina Hauers

Designer de Marcas e mãe da Helena, apaixonada por música, cinema e livros. Nas horas vagas tenta ser maratonista e gamer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…