in , , ,

O que eu posso fazer com o Illustrator?

Acredito que muita gente aqui usa (ou já usou) o Illustrator em algum momento. Mas acredito também que vários nunca tiveram essa oportunidade.

Pensando nisso, estamos fazendo esse post para que tanto os curiosos como os que já utilizam possam ver todo o potencial que o Illustrator, em sua nova versão, tem.

Muito além das ilustrações, gráficos e logos que o programa sempre foi conhecido por auxiliar designers em todo o mundo, o Illustrator também é usado para criação de layouts para web e mobile, conteúdo interativo e até mesmo animações.

Ilustrações, Gráficos e Logos

logos

Devido ser um software que trabalha com imagens vetoriais (imagens formadas por cálculos matemáticos em vez de pixels), o Illustrator é hoje o programa padrão para esse tipo de trabalho.

Ele permite criar ilustrações, gráficos, logos e muito mais para ser utilizado em qualquer tamanho e mídia.

Layouts para Web e Mobile

layout
Para alguns, um peso. Para outros, um alívio. O Fireworks, tradicional programa para criar layouts e pequenas composições de maneira leve e prática, foi descontinuado.
A Adobe não fez e não irá mais fazer versões atualizadas do programa em suas atuais versões CC (Creative Cloud).
Então, para bons usuários Adobe, duas alternativas são as mais óbvias: Photoshop e Illustrator. Por isso, ambas contam com novas ferramentas para criação de interfaces para dispositivos (web ou mobile).
Sei que existem novas soluções da Adobe para esse tipo de trabalho, mas dos programas consolidados e mais utilizados, os dois dão conta do recado.

Conteúdo Interativo

interatividade
Pensando ainda na parte de layouts. Toda interface é feita para interação com o usuário. Essa interação pode ser feita também no Illustrator através da linguagem JavaScript, ativadas no painel Interatividade SVG.

SVG é o formato de vetor para web, permitindo que os usuários tenham sempre ilustrações vetoriais na qualidade original, não importando o tamanho da tela e nem deixando o arquivo mais pesado por isso (pelo contrário, são bem leves).

Animações

animation

Apesar do Flash ter perdido muito do seu espaço, ainda há uma infinidade de sites que utilizam sua tecnologia. Muitos nunca devem ter mexido nesse programa, mas talvez tenham se deparado com “partes” dele em outros programas da Adobe.

No Illustrator também podemos criar animações em nossos arquivos. Uma das maneiras de realizar essa animação é criando camadas separadas para cada “frame” da animação.
Ou seja, todos os quadros, em camadas separadas, quando forem salvos em um SWF (formato de exportação do Flash), irão executar o movimento.

Como aprender Illustrator?

É verdade que existe muito material sobre Illustrator disponível na internet, mas muitos ainda tem dificuldades em realmente aprender a usar o software.

Isso acontece porque, mesmo com uma grande quantidade de videoaulas, artigos e tutoriais disponíveis, dificilmente você encontrará um conteúdo completo, desde a introdução ao programa até técnicas mais complexas.

Por isso, muitos que desejam aprender a utilizar o Illustrator precisam “caçar” conteúdos de qualidade e juntá-los como se fossem peças de um quebra-cabeças.

O problema é que as “peças” muitas vezes não encaixam, pois são de vários autores, com didáticas totalmente diferentes.

Pensando nisso, criamos o curso Illustrator Definitivo, um curso completo 100% online, com mais de 80 aulas divididas em 14 módulos.

Todo conteúdo foi organizado para que você consiga aproveitar o máximo do Illustrator e entender para que serve cada ferramenta do programa.

O curso conta também com exercícios práticos, onde demonstramos a criação de flyers, cartões de visita e logotipos.

Conheça mais sobre o Illustrator Definitivo nesse link. Lá você poderá assistir o trailer do curso e conferir todo o conteúdo dos 14 módulos.

E aí, vamos aprender Illustrator de uma vez por todas?

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…