Afinal, o que é a Matriz 5W2H?

O que vou falar agora, não é novidade: muitas coisas do nosso dia a dia têm influência norte-americana. Palavras, comidas, estilo de vida, moda… tudo tem uma pontinha dos Estados Unidos. É claro que o marketing é um dos grandes responsáveis por isso.

Várias metodologias usadas no estudo de mercado, comuns no cotidiano dos marqueteiros, têm seus nomes em inglês. A 5W2H é o exemplo de hoje. Vamos esmiuçar?

5W: What (o quê), When (quando), Where (onde), Why (por quê) e Who (quem).
2H: How (como) e How much (quanto).

Nas etapas do planejamento estratégico é indispensável que todas estas informações estejam claras, para evitar distorções. Após definido o que será feito já devemos saber quem vai executar, em quanto tempo, onde (ou qual departamento) serão realizadas as atividades e, claro, o porquê fazer o que foi proposto. Coadunado a tudo isso, precisamos saber o como fazer e quanto custará todo o processo.

Um exemplo mais claro: Imagine uma agência. O atendimento acabou de chegar com um projeto de reformulação da identidade visual de uma importante empresa. Se o briefing responder todas as questões da matriz, com mais detalhes que o exemplo a baixo, é claro, ele estará completo.

Exemplo:

What (o quê) Reformulação da identidade visual do cliente X.
When (quando/ data de entrega) 25 de novembro de 2016.
Where (onde/ departamentos) Departamento de planejamento e criação
Who (quem) Pedro, Tiago e João
Why (por quê) O cliente vai passar por um reposicionamento de mercado e precisa de nova identidade visual.
How (como) Através de um logo mais moderno e comunicação integrada eficiente.
How much (quanto) Valor combinado entre o cliente e a agência.

Viu? Não existem segredos para aplicar a matriz 5W2H em seus projetos! Faça bom uso.

Imagem de capa via Shutterstock

Compartilhe este artigo
Copie essa URL
Veja também
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer funcionalidades adicionais. Saiba mais sobre nossa política de cookies.