in ,

Ganhe dinheiro criando estampas de camisetas

Mais do que um simples item de vestuário, a camiseta é também uma verdadeira forma de expressão.

Por isso, muitos profissionais têm investido fortemente no ramo de estamparia, fazendo disso um verdadeiro negócio.

Mas, será que ainda é possível ganhar dinheiro criando estampas de camisetas? É preciso ter experiência em impressão para entrar no ramo? Quanto tempo leva para montar um negócio nesse ramo?

Nesse artigo, quero responder essas e outras perguntas.

Criar estampas de camisetas dá dinheiro?

Todo negócio pode dar dinheiro. Então, a resposta é um alto e sonoro SIM. Caso contrário, não veríamos tantas empresas desse tipo ativas atualmente.

Posso arriscar que estampar camisetas, canecas e outros itens seja um reflexo de um comportamento humano bem atual: as pessoas querem cada vez mais estampar seu estilo em tudo que fazem.

Fotos, posts, roupas, falas, jeitos. Todos querem ter uma marca própria, uma assinatura única. Então, ter uma roupa personalizada é uma maneira simples de demonstrar isso.

Se ainda está em dúvida do potencial desse mercado, a Credence Research aponta que até 2025, apenas o setor de camisetas personalizadas irá movimentar mais de 10 bilhões de dólares, apresentando um crescimento anual de 6,3%.

É preciso ter experiência para entrar no ramo de estamparia?

Experiência é algo que nunca é demais. Mas quando falamos em criar um negócio próprio, você tem dois tipos de experiência que precisa lidar: lado técnico/criativo e gestão.

Quando falo técnico/criativo me refiro às habilidades que você precisa usar para criar ou adaptar as estampas, onde incluem softwares específicos (Photoshop, Illustrator, Corel, por exemplo) e conceitos de design (cor, diagramação, gestalt, etc).

Especificamente para estampas ainda existe uma preocupação maior com técnicas de impressão (silk, sublimação, transfer, fechamento de arquivos, etc).

E sobre gestão, temos muitas coisas que são constantemente, de maneira imprudente, menosprezadas, como gestão de recursos, financeiro, pessoal (quando tiver equipe), impostos e até mesmo o básico, como criar uma empresa (razão social, CNPJ e tudo mais).

Claro que esse conhecimento não vem da noite para o dia e não saber de tudo não impede ninguém de começar. Mas são coisas que se quiser crescer como o designer proprietário precisará aprender (ou aprender a delegar).

Delegar é algo que muita gente torce o nariz, achando que consegue fazer tudo sozinho. Até da pra fazer, mas dificilmente conseguirá dedicar de maneira adequada, com qualidade, para todas as atividades.

Então considere ter parceiros, sócios, e se tiver algum valor para investir, funcionários com essas experiências que você não tem no momento.

Quanto tempo leva para montar um negócio de estampas de camisetas?

Começar algo do zero demanda tempo e dinheiro. Muitas vezes não temos um dos dois, ou ambos.

Então considere a possibilidade de iniciar parcerias com fornecedores e até mesmo outras empresas do mesmo ramo.

Assim você irá aprender muito com quem já começou e também irá contribuir com o negócio do parceiro. Utilize aqui o que você tem de melhor, seja criação, técnicas de impressão, gestão, mas dentro da parceria, aproveite parar aprender o resto.

Enquanto isso vá criando sua própria estrutura, viabilizando maquinário, analisando nichos e estilos dos seus clientes. Quem sabe sua nova empresa poderá até mesmo ser uma expansão da empresa parceira.

Se optar por já começar o negócio, algumas coisas precisam ser levadas em consideração.

Apesar do empresário poder ser um MEI (Microempreendedor Individual), caracterizado como Estampador de Peças de Vestuário (CNAE 1340-5/01), e o processo de criação do MEI ser algo rápido, é bom considerar pelo menos uma semana para toda regularização e mais alguns dias para ter uma conta bancária e assim começar a movimentar suas finanças.

Nesse meio tempo também é essencial já ir alimentando sua presença na web. Considere ter um site, e movimentar suas contas nas principais redes sociais.

A maioria dos fornecedores das máquinas para estampas fornecem treinamento para utiliza-las, o que também exige tempo para a curva de aprendizado.

Aproveite também esse momento inicial para alugar um espaço ou adaptar uma garagem, tomando cuidado com o espaço e instalações elétricas disponíveis.

Muita coisa, né? Mas não desanime!

Apesar de serem muitos detalhes a se preocupar, ainda assim é um negócio com relativo baixo investimento para iniciar, e como vimos, ainda é algo que tem uma grande demanda e potencial.

Então se você gosta da área de produção e criação gráfica, essa ideia de negócio pode ser pra você!

Voltaremos nesse tema em mais alguns artigos, então continue acompanhando e até a próxima!

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

5 Comentários

Leave a Reply
  1. Legal! Não sei desenhar, mas gosto muito de camisetas. Muito bom esses sites que nos dão oportunidade de participar da escolha das artes.  Sou cliente do Camiseteria já tem um tempão gosto muito dos produtos deles. Em dezembro conheci o i9Camisetas adorei a qualidade da malha e da estampa! #Super indico! Sorte!

  2. Tenho muita facilidade para desenhos de estampas em camisetas e achei muito interessante este site. Há 20 anos concluí o Curso de Comunicação e Criação da EPA – Escola Panamericana de Arte,em São Paulo – inclusive obtive Menção Honrosa em meu segundo ano de curso, mas devido já estar trabalhando em outra área e estar em uma época de tempos difíceis, nunca me aventurei em trocar o certo pelo duvidoso. O talento nunca acabou, porém, o ferramental me deixou um tanto obsoleto. Mas gostaria de ter oportunidades como free-lancer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…