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Entendendo os arquétipos de marca por meio de personagens da cultura pop

Se você estuda branding ou tem curiosidade sobre esse universo, com certeza já ouviu falar nos arquétipos de marca.

Neste artigo, vou te explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema, contextualizando com alguns personagens da cultura pop.

Vamos lá?

Definição

Os arquétipos são padrões de imagens e símbolos que ajudam a explicar personalidades, visão de mundo e valores.

Eles revelam as motivações básicas do ser humano através de imagens primordiais presentes no imaginário coletivo.

Complexo? Então deixa eu explicar.

Quando você ouve o nome “Einstein”, o que vem na sua cabeça?

Talvez a imagem dele ou palavras que evocam sabedoria e inteligência, certo?

Através dos arquétipos podemos ter um raio-x de nós mesmos, nosso posicionamento e papel no mundo.

Mas isso não precisa ser determinista, pois uma pessoa ou marca sempre vai expressar outros arquétipos, mesmo que tenha um arquétipo dominante.

Hoje em dia, os arquétipos são frequentemente associados ao branding, identidade visual e desenvolvimento de marcas.

Mas você sabe por quê?

Porque utilizar

Se os arquétipos revelam modelos de personalidade, comportamento e ideais, pode ser uma excelente ferramenta para conectar uma marca com o seu público.

Eles ajudam a fortalecer a essência de uma marca através do posicionamento consciente a partir do reconhecimento de um padrão.

Pensando nisso, as autoras Carol Pearson e Margaret Mark escreveram o livro “O Herói e o Fora da Lei”, que apresenta 12 arquétipos no Marketing que favorecem conexões mais verdadeiras com o consumidor.

Esses arquétipos são:

  • Inocente
  • Rebelde/Fora da lei
  • Cuidador/Prestativo
  • Sábio
  • Governante
  • Explorador
  • Criador
  • Amante
  • Mago/Mágico
  • Herói
  • Bobo da corte/Comediante
  • O cara comum

E para te ajudar na fixação deste conteúdo, contextualizei os arquétipos nos personagens de alguns desenhos e animações famosos.

Os Simpsons

Inocente

Acredita que as coisas no mundo podem ser simples, tem uma atitude sempre positiva e deseja vivenciar o paraíso.

Principais características:

  • Simplicidade
  • Otimismo
  • Bondade

Marcas com esse arquétipo:

  • Disney
  • Dove
  • Johnson & Johnson

Pode ser representado pela Maggie, a filha mais nova do casal.

Rebelde/Fora da lei

“Regras existem para serem quebradas.”

Seu principal objetivo é quebrar os padrões e fugir do status quo através de soluções inovadoras e disruptivas.

Principais características:

  • Rebeldia
  • Provocação
  • Revolução

Marcas com esse arquétipo:

  • Harley Davidson
  • Chili Beans
  • Apple

Pode ser representado pelo Bart, que desde a abertura do seriado é representado como um personagem travesso e sem limites.

Cuidador/Prestativo

“Amar o próximo como a ti mesmo.”

Se importa em oferecer soluções que melhoram a vida das pessoas e trazem felicidade nas tarefas do cotidiano.

Principais características:

  • Altruísmo
  • Proteção
  • Carinho

Marcas com esse arquétipo:

  • Natura
  • Nestlé
  • Rexona

Pode ser representado pela Margie, que comumente coloca o bem-estar da sua família acima do seu.

Sábio

“A verdade te libertará.”

Sua razão de existir é a busca pelo conhecimento, e deseja usar a inteligência para compreender melhor o mundo.

Principais características:

  • Aprendizado
  • Descoberta
  • Curiosidade

Marcas com esse arquétipo:

  • Google
  • TED
  • CNN

Esse arquétipo pode ser visto na Lisa, que apesar de muito jovem, é muito questionadora e interessada.

Soul

Desta vez, mudando para o filme da Pixar, podemos enxergar mais ⅓ dos arquétipos de marca.

Governante

“O poder não é tudo, é só o que importa.”

Possui atributos de liderança, prestígio e poder. É extremamente responsável e respeitável.

Principais características:

  • Controle
  • Poder
  • Liderança

Marcas com esse arquétipo:

  • Rolex
  • Mercedes-Benz
  • American Express

Podemos enxergar este arquétipo na personagem Dorothea Williams, líder da banda que o protagonista quer fazer parte.

Explorador

“Não levante cercas à minha volta.”

Seu maior propósito é construir uma jornada que ofereça descobertas e experiências marcantes.

Principais características:

  • Aventura
  • Ousadia
  • Experiência

Marcas com esse arquétipo:

  • Land-Rover
  • Levi’s
  • Amazon

Esse arquétipo pode ser visto na 22, personagem que absorve todas suas experiências na terra de maneira única.

Criador

“Se pode ser imaginado, pode ser criado.”

Destaca-se pela criatividade, evita coisas medíocres e está em busca de criar algo de valor que perdure.

Principais características:

  • Criatividade
  • Imaginação
  • Artístico

Marcas com esse arquétipo:

  • Lego
  • Faber-Castell
  • Post-it

Pode ser visto no protagonista Joe Gardner, que graças ao seu amor pelo piano, deixa a imaginação mandá-lo para uma espécie de plano espiritual.

Amante

“Só tenho olhos pra você.”

Associa-se ao universo da moda e beleza, prefere ter relacionamentos profundos, sem superficialidades.

Principais características:

  • Conexão
  • Afeto
  • Elegância

Marcas com esse arquétipo:

  • Chanel
  • Marie Claire
  • Playboy

Arquétipo que pode ser observado na mãe de Joe.

Jovens Titãs

Vamos contextualizar o último ⅓ dos arquétipos de Carol e Margaret, agora a animação Jovens Titãs.

Mago/Mágico

“Eu faço as coisas acontecerem.”

Catalisador de mudanças motivado pelo desejo de transformação, inspirando ações por meio do conhecimento.

Principais características:

  • Transformação
  • Criatividade
  • Idealismo

Marcas com esse arquétipo:

  • Absolut Vodka
  • Red Bull
  • Mastercard

Arquétipo que pode ser visto na Ravena (Azarath Metrion Zinthos!).

Herói

“Onde há vontade, há um caminho.”

Anseia mudar o mundo, é disciplinado, corajoso e está sempre em busca de novos desafios para mostrar o seu valor.

Principais características:

  • Coragem
  • Força
  • Persistência

Marcas com esse arquétipo:

  • Fedex
  • Nike
  • Gatorade

Esse arquétipo pode ser visto no Robin, líder dos Jovens Titãs que, mesmo sem poderes, mostra o seu valor através da coragem e sagacidade (e equipamentos do Batman, rs).

Bobo da corte/comediante

“Se eu não puder dançar, não quero fazer parte da sua revolução.”

Vive para se divertir, leva a vida de forma leve e descontraída, sempre trazendo um pouco de alegria às pessoas à sua volta.

Principais características:

  • Alegria
  • Diversão
  • Bom humor

Marcas com esse arquétipo:

  • Fanta
  • Nickelodeon
  • Pepsi

Esse arquétipo pode ser visto no Mutano, que com suas gírias e estilo despojado, é o alívio cômico da equipe.

Cara comum

“Todos os homens e mulheres são criados iguais.”

Não quer se destacar na sociedade, há grande vontade de pertencimento e estabelecer uma conexão com os outros.

Principais características:

  • Pertencimento
  • Simplicidade
  • Amigável

Marcas com esse arquétipo:

  • Skol
  • Hering
  • Havaianas

O arquétipo pode ser visto no Ciborgue.

Conclusão

Lembre-se que não necessariamente os criadores pensaram nos arquétipos para criação dos personagens. O principal objetivo deste artigo é contextualizar algumas características dos arquétipos de marca utilizando a cultura pop.

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Escrito por Éricles Batista

Designer de marcas e empreendedor digital apaixonado por Matemática, música, processos e cozinha. 90% dedicado e 40% chato segundo sua namorada.