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Criatividade e irreverência no marketing de Deadpool 2

“Deadpool 2” já está nos cinemas, estreou em 17 de maio de 2018, mas, o que você não pode deixar de conferir são as “pérolas” da campanha de marketing do filme. As manobras de divulgação da Fox são incríveis e já se tornaram marca registrada da franquia desde a primeira produção.

A sequência das aventuras de Wade Wilson, o ‘Mercenário Tagarela’, interpretado por Ryan Reynolds, chegou às telonas na mesma época de gigantes como “Vingadores: Guerra Infinita”, também da Marvel, que ainda está nos cinemas.

Fato é que um filme com orçamento mais baixo e estilo despojado como Deadpool precisa usar de muita criatividade para enfrentar essa concorrência. Para alguns, as peças podem parecer um tanto exageradas, mas os fãs já esperam ansiosos pelas ações estranhas e malucas que combinam muito bem com a mistura eclética de gêneros do anti-herói.

O personagem irreverente e diretamente conectado com o mundo digital abriu oportunidades de Deadpool viralizar e gerar memes no ambiente digital.

Além disso, a equipe de marketing manteve o personagem ativo entre o primeiro e o segundo filme, uma forma de trabalhar a franquia no imaginário do público.

Exemplo disso foi a tentativa do personagem de falar português para promover o estande da Fox na CCXP 2017 e chamar atenção para as tatuagens que seriam feitas no evento.

Mas não é sempre que o Mercenário Tagarela consegue fazer suas ironias. Recentemente Ryan Reynolds teve que retirar do segundo filme uma piada sobre a negociação bilionária da Disney na compra da 20th Century Fox.

Neste segundo filme, a equipe se superou na criatividade e no envolvimento do personagem com as ações.

Confira algumas propagandas e acrobacias do marketing de “Deadpool 2” que foram exibidas no Brasil e no mundo, antes do lançamento oficial:

Ação com Rubinho Barricchello

Para a campanha de pré-venda do segundo filme, a Fox convidou o piloto Rubinho Barrichello para protagonizar um vídeo.

No filme ele ultrapassa todas as pessoas que estão na fila convencional de compra de ingressos de Deadpool 2 e retira o seu, uma vez que já havia feito a compra na pré-venda.

Ação com carro de pamonha

Ainda para promover a pré-venda do segundo longa, a equipe contratou uma Kombi vermelha e branca para viajar pelo Centro de São Paulo distribuindo pamonhas com um alto-falante que anunciava em tom de brincadeira: “Não seja um pamonha e compre já o seu ingresso. O filme mais família do ano está chegando, Deadpool 2. Tem pra mocinha e pro moção”. “Sabe como é que é, né? Filme de baixo orçamento, gastaram um dinheirão no braço do Cable, só sobrou esse carro para a divulgação”.

Ações na TV

Ryan Reynolds, vestido como o personagem, apareceu recentemente no monólogo de abertura do The Late Night Show, de Stephen Colbert, onde ironizou assuntos atuais, inclusive relacionados a Donald Trump.

“O presidente Trump passou o dia reclamando de vazamentos na Casa Branca, e todos nós sabemos que ele prefere vazamentos em quartos de hotéis russos”, disse.

Deadpool apareceu também no programa de talentos King of Masked Songs, na Coreia do Sul, para cantar Tomorrow e divulgar o filme. Só que desta vez usando uma fantasia de unicórnio, fetiche do personagem.

Ação com David Beckham

Depois de um certo ‘mal estar’ com David Beckham na divulgação do primeiro filme, onde fez comentários ácidos e relação à sua voz, o personagem aparece agora em um vídeo com o famoso jogador da Inglaterra, tentando fazer as pazes. Esta é uma das performances mais vistas.

Marketing criativo no Walmart

Além de todo o material de imprensa, pôsteres e teasers, a Fox levou Deadpool 2 às prateleiras de blu-rays do Walmart, nos Estados Unidos.

A agência de publicidade Neuron Syndicate colocou o alterego de Wade Wilson (Ryan Reynolds) nos blu-rays de 16 filmes famosos (só que nenhum é Deadpool): Clube da Luta (1999), O Exterminador do Futuro (1984), O Predador (1987), Como Enlouquecer Seu Chefe (1999), Náufrago (2000), Assassin’s Creed (2016), Edward Mãos de Tesoura (1990), Três Homens em Conflito (1966), Meu Primo Vinny (1992), Velocidade Máxima(1994), A Vingança dos Nerds (1984) e Planeta dos Macacos: A Guerra (2017). Além destes, outros três ambientados no mesmo universo do Mercenário Tagarela: X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), X-Men: Apocalypse (2016) e Logan (2017).

Outras inúmeras ações criativas que incluem o super-herói valem a pena serem conferidas: no LinkedIn, no Dia de Ação de Graças, Dia dos Namorados, Páscoa e até no incrível videoclipe com a cantora Celine Dion, que assim como Ryan Reynolds é natural do Canadá, apresentando cenas emocionantes do filme, com Deadpool dançando de salto alto e fazendo poses provocantes.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

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