in

Como realizar uma reunião criativa?

Ter uma equipe reunida para desenvolver um projeto é uma excelente ferramenta de criação. Porém às vezes não basta você ter bons profissionais reunidos ao redor de uma mesa. Aprenda agora como realizar uma reunião criativa.

Quando estamos reunidos com uma equipe em busca de ideias criativas o que desejamos é uma reunião repleta de sugestões, ideias, comentários, todo mundo participando, enfim, uma reunião dinâmica. Porem às vezes a equipe se encontra apática e as ideias criativas parecem ficar “travadas” na mente de cada um dos participantes.

Baseado no artigo da revista Inc. listei aqui algumas dicas de como realizar uma reunião criativa e obter ótimas ideias da sua equipe.

Torne a participação obrigatória

Todos os membros da equipe podem dar uma ótima contribuição, ate mesmo aqueles que você nem imagina. Sendo assim torne a participação de cada um obrigatória. Esteja atento para não acontecer de apenas um ou dois membros da equipe participarem ativamente.

Observe quem não esta participando tão ativamente e faça perguntas que incentive a busca de uma solução para o projeto. Para o sucesso da equipe é importante que todos participem.

Tenha uma equipe diversificada

Experimente incluir na reunião uma ou duas pessoas que não sejam profissionais de design e sim usuários do produto ou que de alguma forma entrariam em contato com ele, para tornar essa experiência melhor ainda tente incluir pessoas de faixa etária diferente dos participantes da equipe (quando isso se aplicar), ajude a pessoa a se sentir a vontade para opinar e participar. Leve em consideração cada uma das contribuições desses participantes.

Fazendo isso você terá uma ótica diferente e que pode levar sua equipe a alcançar soluções mais criativas.

Ofereça uma premiação

Outra solução para estimular a criatividade na reunião é você oferecer um prêmio pela melhor ideia. Utilize regras simples para que os participantes não tenham sua criatividade reprimida. Lembre-se que essa competição é para ser divertida.

Pode ser um prêmio simples. Além disso, dê bastante reconhecimento às ideias vencedoras. Deixe que a própria equipe vote para eleger a melhor ou melhores ideias.

Dê um feedback

Uma etapa importante de se fazer ao final é o feedback sobre as ideias que surgiram. Faça o seu comentário sobre as ideias e opiniões que foram apresentadas. Explicando quais ideias funcionam e quais não. É importante comentar a participação de cada membro da equipe individualmente para que todos possam se sentir motivados a participar de outras reuniões, não se esqueça de resaltar os pontos positivos de cada uma das ideias.

E você já participou de alguma equipe no desenvolvimento de algum projeto? Compartilhe aqui a sua experiência com a gente.

Escrito por Rafael Costa

Rafael Costa é designer gráfico freelancer especializado em lettering, ilustração e criação de marcas. É fundador do blog Design Zero Um e do canal no Youtube Corporação Criativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…