Se você já se viu com uma pilha de solicitações de clientes para atender e pensou que você só seria capaz de lidar com todos estes projetos se encomendasse um clone seu, você não está sozinho. Trabalhar como freelancer tem diversas vantagens, mas exige muita organização!

Mas qual é o segredo para gerenciar projetos com tanta eficiência? Embora não exista uma receita de bolo para que você consiga solucionar este problema de uma vez, vale a pena conferir algumas dicas que vão ajudá-lo a evitar que este acúmulo de trabalho acabe se tornando uma bola de neve:

Ferramentas online

Há diversas ferramentas disponíveis na internet atualmente que podem ajudá-lo a gerenciar melhor os seus projetos e algumas delas podem até ser acessadas através do seu celular. Alguns exemplos incluem as ferramentas BaseCamp, Actionmethod e Wunderkit. Isto pode ser uma mão na roda tanto para organizar a sua vida profissional quanto a sua vida pessoal!

Avalanche de emails

Parece óbvio, mas a ideia de simplesmente responder todos os seus emails e separá-los em pastas pode ajudar muito, evitando que você se perca em relação ao andamento dos seus projetos. Tente manter seus emails organizados, você ficará aliviado ao ver a sua caixa de entrada vazia!

Planejamento diário

Que tal planejar o que você vai fazer diariamente e estabelecer prioridades? Você pode dividir suas tarefas entre:

– O que é realmente importante e urgente
– O que é importante mas pode ser resolvido depois
– Outras tarefas pequenas que surgem ao longo do dia e fazem com que você desperdice a maior parte do seu tempo (estas devem ser os últimos itens da sua lista)

Networking

Não tem como escapar: networking hoje em dia é a palavra da vez! Interagir com outros designers pode ser muito útil por diversas razões: além de ajudá-lo a conseguir novos clientes, seus colegas da área podem contribuir com uma ideia genial naquele momento que você estiver precisando de inspiração ou colaborar com alguma dica importante, que pode fazer com que você economize horas do seu tempo!

Existem muitas comunidades online para que web designers possam aprender com a experiência de colegas da área, além de trocar dicas e opiniões sobre o mercado de trabalho. Uma destas comunidades é a BKPro da BaseKit, que ainda indica trabalhos para você.

Não, não e não

É uma dura realidade, mas muitas vezes simplesmente temos que falar não para um cliente. Saber falar não no momento certo e estabelecer prazos realistas para o seu projeto é também uma parte vital do processo de gerenciamento de tempo. Isto também fará com que seu cliente confie mais em você, ao saber que você cumpre com as suas promessas.

Desenvolvimento profissional

Embora tudo isto seja importante, não se esqueça de reservar um tempo para você! O Google, por exemplo, tem uma filosofia que permite que engenheiros dediquem um dia por semana para trabalhar em projetos que não façam necessariamente parte das funções inicialmente designadas para esta posição. Vale a pena aplicar esta ideia para o seu dia a dia, dedicando 20% do seu tempo para que você possa aprender algo novo ou ainda verificar tendências recentes em web design.

Este hábito saudável terá um impacto na qualidade e eficácia do seu trabalho – se você manter a sua criatividade aguçada, seus projetos serão finalizados com mais originalidade e rapidez, já que você não perderá horas do seu dia buscando aquela bendita inspiração por aí!

Danielle Macedo