Como o Inbound Marketing ajuda a aumentar as vendas no e-commerce

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Comprar online é uma tendência que vem crescendo significativamente todo ano. Cada vez mais pessoas sentem-se confortáveis em fazer seus pedidos pela Internet. Isso faz com que a competitividade entre diferentes e-commerces cresça, principalmente pela facilidade de entrar neste mercado.

É necessário então investir pesado em estratégias de marketing digital, para que seu e-commerce se destaque entre os concorrentes e seja capaz de atrair mais clientes. Porém, apenas anúncios pagos e propagandas não são mais suficientes para suprir essa necessidade.

Por isso, é importante que você entenda como o Inbound Marketing pode ajudar a aumentar as vendas do seu e-commerce, através de um conjunto de estratégias e abordagens orgânicas, pensadas com o intuito de aumentar a visibilidade de sua marca e o engajamento com seu público-alvo.

O que é Inbound Marketing?

Antes de podermos falar sobre suas vantagens no e-commerce, é importante compreendermos o conceito por trás do Inbound Marketing, como ele funciona e como se diferencia das estratégias de Outbound Marketing.

Inbound Marketing é, por definição, um conjunto de técnicas e estratégias de marketing digital focadas em gerar conteúdo que seja relevante para o público alvo do seu negócio, chamando atenção de forma orgânica para sua marca, assim como seus produtos ou serviços.

Ou seja, não se trata apenas de uma única campanha, mas sim do trabalho contínuo em algumas atividades características do Inbound Marketing, como por exemplo: artigos no blog de seu e-commerce, vídeos, infográficos, e-books e até mesmo SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca, em português).

Podemos citar como principal diferença em relação ao Outbound Marketing sua característica de atrair clientes de forma orgânica, ou seja, a ideia não é necessariamente tentar vender, colocando suas ofertas na cara do seu público, mas sim conteúdo que esteja relacionado ao nicho de mercado do seu e-commerce.

Inbound Marketing requer esforços contínuos

É importante alertar que suas campanhas, técnicas ou estratégias de Inbound Marketing devem ser constantes, e não esporádicas. Não basta produzir conteúdo para seu blog durante um mês e parar por um longo período, por exemplo.

Isso porque conquistar sua audiência de forma orgânica requer um trabalho dedicado e leva tempo para se consolidar. Por outro lado, perder seus resultados é algo que acontece rápido quando não há continuidade nos esforços.

Afinal, por que seu público continuaria a acompanhar seu blog ou canal de vídeos, se não há conteúdo novo, relevante e atual sendo compartilhado?

Reforçamos ainda que o Inbound Marketing não se trata de apenas uma única técnica, sendo possível alavancar diferentes canais para compor sua estratégia. Um bom exemplo seria utilizar as redes sociais para compartilhar e ajudar a propagar seu conteúdo.

Benefícios para seu e-commerce

Ao compreender o conceito por trás do Inbound Marketing, assim como algumas de suas principais características, já torna possível começar a identificar algumas de suas vantagens e como elas podem impactar diretamente os resultados do seu e-commerce, como:

1 – Conquista a confiança e aumenta a visibilidade

Ao produzir conteúdo atual e relevante, direcionado para o público de seu e-commerce, seu negócio pode aproveitar múltiplos canais para aumentar a visibilidade de sua marca.

Inclusive, seus próprios leads tornam-se capazes de aumentar a abrangência dessas estratégias, compartilhando seu conteúdo em sua própria rede de contatos.

Isso também afeta diretamente a confiabilidade de seu negócio, que é um aspecto importantíssimo no mercado online, levando em consideração as múltiplas dúvidas e receios que diversos clientes têm em realizar compras pela Internet.

2 – Aumenta o engajamento com sua marca e ajuda a fidelizar clientes

O conteúdo produzido por suas estratégias de Inbound Marketing serve como um excelente meio para conectar-se com seu público, criando maiores possibilidades de interação através das discussões e comentários gerados e ajudando a fidelizar clientes.

Além disso, seu conteúdo chama atenção não apenas do consumidor final, mas também de outras empresas e negócios, gerando oportunidades de parcerias e a até mesmo permitindo que você possa atrair pessoas para seu programa de afiliados.

3 – Ajuda a educar o mercado e aumenta as chances de conversão

É verdade que técnicas de Inbound Marketing não são desenvolvidas para vender de forma direta, interrompendo as atividades do seu público alvo com propagandas e anúncios direcionados, por exemplo. Porém, isso não significa que elas não têm o potencial de atrair clientes para sua loja online e aumentar as vendas no ecommerce.

Produzir e compartilhar conteúdo que ajuda a educar o mercado é uma excelente forma de chamar atenção para os benefícios e vantagens adquiridas ao utilizar seus produtos ou serviços, agregando valor às suas ofertas e impactando diretamente o processo de tomada de decisão dos clientes.

Fortaleça suas estratégias com atendimento de qualidade

O Inbound Marketing têm como propósito atrair e direcionar visitantes para seu e-commerce.

Por isso, seu negócio deve estar pronto para atender esta nova demanda da melhor maneira possível.

Portanto, não deixe de fortalecer suas estratégias de Inbound Marketing através do atendimento online na página.

Utilize ferramentas como chatbots e convites proativos para abordar visitantes, sugerir novos conteúdos, aumentando ainda mais suas chances de conversão e permitindo que seus representantes possam percorrê-los através de seu funil de vendas.

Para isso, conheça o JivoChat, uma plataforma profissional de atendimento omnichannel, que auxilia no monitoramento de visitantes e permite que seu e-commerce possa responder dúvidas e resolver problemas de seus clientes em tempo real.

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Este artigo foi escrito por:
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Guilherme Dantas

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