in , ,

Como criar incríveis paletas de cores à partir de fotos

A utilização de cores específicas em qualquer projeto, seja ele virtual ou físico, merece uma atenção especial, pois elas têm grande influência sobre o resultado final da peça.

Você conferiu anteriormente paletas de cores inspiradoras baseadas em lindas paisagens, provando que a natureza é uma incrível fonte de inspiração para nós, designers.

Então, como criar paletas de cores à partir de fotos?

O processo é mais simples do que você imagina. O grande segredo está na escolha correta das imagens.

Para esse exemplo, utilizei 5 imagens escolhidas na iStock. As imagens são essas:

Como criar paletas de cores à partir das imagens escolhidas?

O primeiro passo é escolher um site que faça isso.

Eu testei três: o Palette Generator, o Color Pallete FX e o Canva. Cada um dos exemplos tem seus prós e contras, recomendo que teste todos e escolha o melhor na sua opinião.

Para o exemplo das imagens desse post, utilizei o Canva:

A interface é bem básica e intuitiva. Clicando no botão Upload an image ou simplesmente arrastando e soltando o arquivo para lá você poderá subir a imagem que deseja criar a paleta de cores.

Depois do upload, a paleta será criada automaticamente. O site irá calcular as cinco cores dominantes na imagem e criará a paleta logo abaixo. O código hexadecimal aparecerá junto ao nome de cada cor, como mostra a imagem.

O processo é bem semelhante nos outros sites citados, com a diferença que o Color Palette FX também mostra os códigos RGB e HSL de cada cor, além de mostrar cores complementares e tríades de cada cor da paleta e o Palette Generator permite alterar o número de cores da paleta (de duas a dez opções) além de permitir subir várias imagens ao mesmo tempo e dar a opção de selecionar apenas uma área de imagem para criar a paleta.

Dessa forma, você poderá criar incríveis paletas de cores à partir de imagens diversas.

Confira como ficaram as paletas personalizadas das imagens escolhidas na iStock para esse exemplo:

Viu? Não é nada complicado criar paletas de cores utilizando fotografias como referência. Basta você escolher bem a imagem de acordo com o contexto do seu projeto para descobrir belas combinações de cores.

Além de um divertido exercício, é também algo muito útil para todos os profissionais criativos. Experimente!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, finanças pessoais e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

2 Comentários

Leave a Reply

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Loading…