Como aprender a desenhar? 10 dicas para você colocar em prática hoje

Compartilhe:
Publicidade

Ao observar belas ilustrações em sua frente, você já sentiu aquela pontinha de inveja e se perguntou como aprender a desenhar bem, mesmo com pouca ou nenhuma experiência?

Algumas pessoas conseguem aprender sozinhas, mas hoje é possível encontrar um bom curso de desenho online para aprender de forma mais rápida.

Afinal, se alguém consegue criar belos desenhos, cada um com seu próprio estilo e técnica, na teoria qualquer pessoa conseguiria aprender também, certo?

Talvez você se surpreenda em saber que sim, qualquer pessoa pode aprender a desenhar.

Porém, já adianto que esse não é um processo simples. Exige muita dedicação e paciência.

Sendo assim, selecionei 10 dicas para quem deseja dar os primeiros passos e aprender a desenhar.

Se você tem vontade, confira:

1) Comece pelo básico

Desenho de um robô feito com formas básicas

Pode parecer óbvio, mas por causa da ansiedade de aprender a desenhar de uma só vez, muitos acabam ignorando conceitos básicos.

Por isso, tenha paciência e dedique alguns dias para aprender o básico no desenho como por exemplo:polígonos, formas básicas, proporções corretas, desenho de observação, etc.

2) Compre um sketchbook

Um sketchbook aberto, em branco, com um lápis em cima

O que você faz quando está no ônibus ou metrô, em uma sala de espera ou em um domingo chuvoso em casa? Se você quer aprender a desenhar, a resposta à maioria dessas perguntas deverá ser: “eu rabisco no meu sketchbook“.

Se formos traduzir ao pé da letra, sketchbook significa livro de rascunhos (ou esboços). E é pra isso mesmo que ele serve: pra você rascunhar à vontade.

Não tente fazer o desenho perfeito, nem perca muito tempo nos detalhes. Ter sempre um sketchbook ao alcance da mão vai fazer você subir muitos degraus nessa jornada. O que nos leva ao terceiro passo…

3) Comece a praticar. Muito!

A mão de uma pessoa desenhando uma ilustração florida com vários detalhes

De que adianta ter o melhor sketchbook do mercado se ele fica jogado em um canto do seu quarto? O segredo para se tornar um desenhista de respeito é a prática. Por isso, pratique muito!

Lembre-se que praticar é um hábito. E, como todo hábito, é preciso tempo para que ele fique enraizado em seu cérebro.

Muitos começam bem, mas logo acabam deixando a prática de lado, porque se distraem com outras atividades. Por isso, preste muita atenção à próxima dica:

4) Aprenda a ter disciplina

Um relógio desenhado em giz em uma lousa escura

Por mais que você goste de desenhar, vai chegar uma hora em que o futebol, o videogame ou aquela série na Netflix vai te fazer deixar a prática de lado. Muito cuidado com isso!

Você precisa montar uma rotina de treino, de pelo menos 30 minutos ao dia. É muito melhor você praticar desenho por um curto período, mas todos os dias, do que fazer uma super maratona de várias horas, mas apenas uma vez ao mês.

A cada desenho praticado você começará a melhorar suas técnicas e definir seu estilo. Por isso, mesmo que você seja preguiçoso ou goste de empurrar as coisas com a barriga, lute para manter uma rotina. Sem disciplina você não conseguirá atingir seus objetivos.

5) Use o material que você tem no momento

Vários lápis de cor dentro de um pote vistos de cima

Não fique esperando aquele lápis ou aquela caneta dos sonhos para só então começar a desenhar.

Lembre-se que até mesmo uma simples caneta esferográfica pode ser o suficiente para você treinar.

Lembra-se do artista Johannes Siemensmeyer que faz belos desenhos utilizando somente canetas tradicionais como material de trabalho?

6) Não desenhe sempre as mesmas coisas

Um homem visto de cima, com um sketchbook na mão, desenhando uma figura

É ótimo ter um estilo próprio, mas não foque somente nisso. Se você gosta de desenhar pessoas, treine também desenhando cenários.

Se você é fã de animes e curte desenhar mangás, experimente também desenhar outro estilo bem diferente do que está acostumado, como doodles, por exemplo.

Não se feche somente para seu mundo. Um bom desenhista está aberto para conhecer e testar novas técnicas e, inclusive, novas temáticas.

E falando em temática…

7) Experimente criar séries de desenhos

Sketchbook aberto com vários desenhos sobre o tema alimentos

Está sem ideias sobre o que desenhar? Que tal criar uma série específica para guiar seus desenhos?

Por exemplo, a artista russa Polly desenhou uma série de ilustrações onde retratou os personagens de Bob Esponja com características humanas. E o ilustrador Aaron Zenz fez uma série onde recria diversos monstros desenhados por crianças.

Você pode seguir a mesma linha e pensar em uma temática específica para fazer seus desenhos.

Isso vai criar uma expectativa saudável em ver a série completa e te fazer ter vontade de desenhar mais.

8) Não tenha medo de usar referências

Sketchbook aberto com vários lápis de cor em cima e uma ilustração de duas crianças correndo

Quer desenhar uma girafa e não sabe por onde começar? Vá pelo óbvio: procure por “girafa” no Google Imagens e utilize as fotografias como referências para seu desenho. Não tenha medo de errar.

Isso vai fazer você ter familiaridade com aquilo que está sendo desenhado, para futuramente você melhorar sua técnica.

Você também pode treinar seus desenhos com referências de outros artistas.

Estude como aquele artista utiliza determinada técnica e tente reproduzi-la em seus próprios desenhos. Você vai se surpreender com as coisas que você conseguirá descobrir dessa forma.

9) Treine no tradicional e no digital

Um homem tatuado utilizando uma mesa digitalizadora em frente a um notebook

Se você quiser fazer do desenho sua profissão, é interessante dominar os dois universos: o tradicional (papel e caneta) e o digital (softwares vetoriais e de edições de imagens, como Illustrator e Photoshop).

Se você seguiu à risca o passo número 4 e conseguiu ter disciplina, não será muito difícil reservar algumas horas na semana para aprender a trabalhar com esses softwares.

Mais pra frente, você talvez queira aprender a como utilizar uma mesa digitalizadora, para desenhar diretamente no computador, como se estivesse desenhando em uma folha de papel.

Mais uma vez, o segredo é treinar bastante, para dominar técnicas tanto no tradicional quanto no digital.

10) Invista em cursos

Uma mulher segurando um lápis em cima de um caderno, observando em segundo plano um notebook

É possível aprender sozinho? Sim, absolutamente. Existem muitos ótimos artistas que aprenderam a desenhar do zero, sem nunca terem feito um único curso de desenho.

Porém, a gente vive em um mundo onde as coisas acontecem rapidamente e não podemos desperdiçar nosso maior ativo: o tempo.

Lembre-se que você já vai precisar gastar muito tempo praticando. Isso é inevitável. Se você somar isso com o tempo gasto tentando aprender sozinho as primeiras técnicas e vasculhando a internet em busca de material de qualidade, irá dobrar ou talvez triplicar o tempo que gastaria no processo todo.

A boa notícia é que hoje existem ótimos cursos online que ensinam qualquer pessoa a desenhar. Basta apenas um computador com acesso a internet.

Então, como aprender a desenhar do zero?

A forma mais rápida, barata e prática de aprender a desenhar é fazendo um bom curso de desenho online.

O mais legal disso tudo é que existem muitos cursos de extrema qualidade com diversas técnicas e estilos diferentes. Alguns foram criados para quem já desenha um pouco, mas outros são feitos especialmente para quem deseja começar do absoluto zero.

Uma ótima plataforma para aprender a desenhar online é a Domestika, que oferece dezenas de opções para você escolher.

Você pode fazer seu cadastro gratuito na plataforma e conhecer seus diversos cursos, além de receber por e-mail promoções e lançamentos exclusivos.

Quanto custa um curso de desenho online?

A resposta é: depende. Como a Domestika é uma plataforma de cursos online, os valores podem variar, mas, ao se cadastrar, você terá acesso a descontos exclusivos e encontrará cursos por menos de R$ 100.

Será que funciona mesmo?

Se você nunca fez um curso online antes, talvez esteja perguntando se realmente funciona. Você está certo em perguntar isso.

Por isso, os cursos da Domestika contam com uma garantia de 14 dias. Isso significa que, se você não gostar do conteúdo, poderá pedir o reembolso da compra dentro desse período.

Isso é oferecido para que os alunos tenham uma ótima experiência dentro da plataforma.

Crie em poucos segundos sua conta gratuita na Domestika e confira todos os cursos que a plataforma oferece.

Confira alguns cursos de desenho disponíveis na plataforma:

Desenho para principiantes

O curso foi feito para pessoas de qualquer idade e qualquer nível de conhecimento prévio.

As aulas apresentam diversas atividades práticas e exercícios criados especialmente para para fazer com que o cérebro desenvolva a habilidade de desenhar. Além disso, os exercícios servirão como um treino para que você seja capaz de concluir o projeto final, um caderno de desenhos.

Saiba mais sobre o curso Desenho para principiantes.

Desenho anatômico para principiantes

O curso irá te ensinar a desenhar a figura humana de maneira proporcional, partindo de formas simples, como linhas e círculos.

Utilizando as técnicas e exercícios corretos, você conseguirá dar um aspecto muito realista a seus desenhos e construirá um catálogo de poses que servirão de guia para fazer imagens mais elaboradas e detalhadas

Saiba mais sobre o curso Desenho anatômico para principiantes.

Desenho a lápis para quadrinhos de super-heróis

Nesse curso, você irá aprender os fundamentos da narrativa sequencial e como criar os personagens dos seus próximos quadrinhos

Você irá descobrir os processos gráficos, narrativos e técnicos por trás da criação de uma história em quadrinho.

Saiba mais sobre o curso Desenho a lápis para quadrinhos de super-heróis.

Introdução à ilustração infantil

Neste curso, você aprenderá como ilustrar um clássico da literatura para crianças, proporcionando uma visão particular do texto por meio das imagens. Você conhecerá os truques para trabalhar em um projeto editorial de ilustração infantil, indo dos esboços até a criação das ilustrações finais.

Você poderá aplicar os conhecimentos deste curso para ilustrar qualquer texto ou para iniciar e ampliar seu portfólio como ilustrador.

Saiba mais sobre o curso Introdução à ilustração infantil.

Urban Sketching: expresse o seu mundo com uma nova perspectiva

Neste curso, você aprenderá a contar as histórias do seu cotidiano usando canetas fineliners, aquarelas, mas principalmente, explorando as possibilidades de desenho de uma perspectiva única.

Aprenda a traçar linhas a partir da observação, descubra a perspectiva curvilínea, e expresse suas histórias originais com profundidade e sentimento.

Saiba mais sobre o curso Urban Sketching: expresse o seu mundo com uma nova perspectiva.

Conclusão

Os cursos acima são apenas uma parcela dos muitos cursos que você encontrará na Domestika. Vale a pena navegar em suas categorias e escolher o curso que mais combina com você.

Graças à tecnologia, hoje qualquer pessoa pode aprender a desenhar online. Basta ter foco e determinação. Dê o primeiro passo para que você alcance esse objetivo!

Bons estudos!

Um caderno de desenhos em branco aberto com vários objetos ao redor
Publicidade
Este artigo foi escrito por:
Picture of Guilherme Dantas
Guilherme Dantas

Veja também

Itaú passa por rebranding e apresenta sua nova marca

Confira os detalhes do rebranding do Itaú, que apresentou uma identidade visual renovada, novo slogan e uma paleta de cores mais abrangente.

Fontes Góticas: 22 opções gratuitas e premium para download

Procurando por fontes góticas para usar em seus projetos? Confira 22 excelentes opções gratuitas e premium neste artigo!

25 fontes elegantes (gratuitas e premium) para usar em seus projetos

Confira essa incrível seleção com 25 fontes elegantes gratuitas e premium para você baixar e usar em seus próximos projetos.