in ,

10 Bancos de Vídeos Gratuitos para usar em seus projetos

Se você é um motion designer, videomaker, editor de vídeo ou simplesmente alguém que tem curiosidade nessa área, com certeza já procurou por bancos de vídeos gratuitos.

Assim como os tão queridos bancos de imagens, esses repositórios de vídeos também ajudam milhares profissionais que precisam baixar vídeos ou efeitos especiais para usar em seus projetos.

Pensando nisso, separamos uma lista com 10 sites incríveis que disponibilizam ótimos vídeos em alta resolução para download.

Mas antes de irmos para a lista, confira uma dica para quem trabalha com uma grande quantidade de vídeos e precisa ter acesso rápido a diversos materiais:

Como baixar vídeos profissionais de forma ilimitada?

Procurar vídeos gratuitos uma vez ou outra pode não ser um problema. Mas e quando você precisa fazer isso com frequência?

Nesse caso, o ideal é usar uma plataforma profissional para baixar vídeos ilimitados, como é o caso do Envato Elements.

 

Com apenas uma assinatura você poderá baixar vídeos para After Effects, Premiere, Final Cut, DaVinci Resolve e muito mais.

Todos os vídeos tem licença comercial inclusa, o que significa que você poderá baixar e utilizar sem medo em seus projetos.

Experimente o Envato Elements por 7 dias grátis

Além do seu vasto banco de vídeos, a assinatura também inclui outros milhões de arquivos como fontes, templates, fotos e muito mais, todos eles sem limites de download!

10 bancos de vídeos gratuitos

Quando falamos em vídeos gratuitos para download, é preciso se atentar a algo que pode passar despercebido para algumas pessoas: a licença de uso de cada vídeo.

O fato de um vídeo ser gratuito não significa que ele possa ser usado comercialmente, por exemplo.

Então, sempre que for baixar um vídeo de um banco de vídeos grátis, atente-se ao tipo de licença e confira se você pode usar aquele trecho de vídeo no projeto que tem em mente.

Para ficar totalmente tranquilo, você pode conferir a dica no tópico acima para nunca mais se preocupar com licenças de uso.

Dito isso, confira nossa lista:

Videezy

O Videezy é um site gerenciado pelo grupo Eezy, que conta também com outros sites de recursos gratuitos.

É uma comunidade de ilustradores, animadores e videomakers amadores e profissionais compartilhando material de alta qualidade.

Todo o material está em alta resolução e sobre a licença Creative Commons e pode ser usado em projetos comerciais desde que seja dado crédito ao site.


Videvo

O Videvo é também um ótimo site com vídeos e motion graphics em alta resolução e na licença Creative Commons, que amplia as possibilidades de uso.

O site possui uma busca funcional e é bem categorizado, facilitando encontrar o material que você quiser.


Pixabay

O Pixabay é um grande conhecido dos entusiastas por edição de vídeos. O site disponibiliza milhares de clipes e vídeos gratuitos para download.

Você pode utilizar a busca para encontrar o vídeo que deseja ou filtrar por efeitos (como animação, câmera lenta e time lapse) ou ainda por resolução (filtrando por HD ou 4K).


Coverr

O Coverr também é uma excelente opção para quem procura vídeos gratuitos para usar em projetos pessoais e comerciais.

O site disponibiliza vídeos 100% gratuitos para qualquer uso, sem a necessidade de atribuição.

Além disso, o site é bem categorizado, com vídeos de diversos temas como natureza, pessoas, negócios e trabalho, animais de estimação e muitas outras.


Pexels

Outra opção bastante popular é o Pexels, que, além de imagens, também oferece um ótimo número de vídeos gratuitos.

Ao fazer o download do arquivo você poderá escolher as opções de resolução do vídeo, além de poder criar sua própria coleção de favoritos, caso tenha uma conta no site.


Mixkit

O Mixkit também oferece ótimos vídeos gratuitos para download. O destaque vai para a categoria de vídeos verticais, com excelentes opções para criar stories no Instagram.

O download é simples e não requer nenhum tipo de cadastro.


Cute Stock Footage

O site Cute Stock Footage disponibiliza diversos vídeos e motions separados em categorias bem úteis como tela verde, natureza, partículas, vídeos aéreos e muito mais.

O site é ótimo para quem deseja baixar efeitos especiais, transições e vídeos para cenas com chromakey. Vale a pena conferir.


Motion Elements

O Motion Elements possui uma área bem interessante com diversos vídeos gratuitos, divididos em várias categorias como abstrato, água, planos de fundo, paisagem urbana e outras.

Para baixar qualquer material gratuito no site será necessário fazer um cadastro antes.


Ignite Motion

Apesar de simples, o Ignite Motion é um ótimo site para buscar animações, fundos animados e elementos de motion em geral.

Se você procura por planos de fundo para cenários e inserção de textos, por exemplo, com certeza irá encontrar muitas coisas interessantes por lá.


Life of Vids

O Life of Vids oferece diversos vídeos, clipes e loops para download gratuito. Você pode navegar entre as coleções para encontrar o vídeo perfeito.

Lá, você encontrará vídeos de nuvens, vídeos feitos com drones, vídeos de comida, entre outros. O download é bem simples e não requer cadastro.


Extra: 2 ferramentas para editar seus vídeos online

Quem trabalha com vídeos sabe que, algumas vezes, é preciso editar rapidamente algum vídeo e nem sempre o programa que você está acostumado está disponível no momento.

Sendo assim, para finalizar esse artigo, separamos dois excelentes editores de vídeos online para fazer edições rápidas.

Confira:

1 – Editor de vídeo online do Canva

A versão Pro do Canva conta com um excelente editor de vídeos online que permite cortar, redimensionar, adicionar músicas e animações e muito mais.

É uma ótima opção para quem deseja agilidade em seus projetos, por exemplo, ao criar vídeos para redes sociais.

Experimente Canva Pro por 30 dias grátis


2 – Editor de vídeo Tela Verde do Clipchamp

Com esse editor online você conseguirá criar facilmente vídeos que usam o recurso de Tela Verde (Chromakey).

Basta fazer o upload do seu vídeo, selecionar a cena de vídeo de tela verde da biblioteca do Clipchamp (como no exemplo acima) e sobrepô-lo nas cenas do seu próprio vídeo.

O recurso é gratuito (será necessário criar uma conta no site) e pode ser feito diretamente do navegador.

Teste o Editor de vídeo Tela Verde do Clipchamp


Conclusão

Nesse artigo você conferiu várias opções de bancos de vídeos gratuitos, além de duas excelentes opções de sites para editar seus vídeos online.

Encontrar bons clipes de vídeos gratuitos pode ajudar muito seus projetos. Mas se você tem uma demanda maior por trabalhos desse tipo, experimente ter uma assinatura de um serviço profissional, testando o Envato Elements por 7 dias grátis.

O diferencial dessa assinatura é que além de vídeos, você também poderá baixar muitos outros recursos, como imagens, fontes, gráficos e até mesmo templates.

Se você gostou desse artigo, confira também essas outras listas com recursos gratuitos para profissionais criativos:

E caso tenha alguma sugestão, fique à vontade para comentar logo abaixo.

Até a próxima!

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.