in ,

8 sites para baixar efeitos sonoros gratuitos

Muitos profissionais que trabalham com projetos audiovisuais sentem a necessidade de baixar efeitos sonoros. Afinal, o áudio é responsável por boa parte do efeito desejado em um vídeo.

Saber usar bem esses efeitos é primordial para criar as sensações e os sentimentos corretos em vídeos.

Se o responsável pelo projeto não souber usar um efeito sonoro (também chamado de sound fx) de modo correto, isso com certeza irá atrapalhar a mensagem principal da obra.

Pensando nisso, você pode estar se perguntando: onde posso encontrar efeitos sonoros grátis para download? Se essa é sua dúvida, está no lugar certo!

Sites para fazer download de efeitos sonoros grátis

É verdade que, em alguns projetos específicos, será necessário produzir o próprio efeito sonoro ou comprá-lo em algum site. Mas, na maioria dos projetos, você poderá encontrar recursos gratuitos de boa qualidade.

Para isso separamos alguns sites que vão auxiliar muito na sua busca pelos melhores efeitos sonoros para seu projeto. Confira:

BBC Sound Effects

Encontrar esse site da BBC foi uma grata surpresa! O enorme grupo de comunicação disponibilizou gratuitamente milhares de efeitos sonoros em alta qualidade para uso não comercial.

O site disponibiliza uma coleção ampla e muito boa. Apesar de não permitir o uso em vídeos comerciais, pode ser utilizado para diversos materiais, como em projetos pessoais, educacionais ou de pesquisa.

Acesse o BBC Sound Effects


Freesound.org

O Freesound é um antigo conhecido desse nicho e com certeza um dos maiores e úteis acervos de efeitos sonoros grátis para download.

O destaque vai para os muitos arquivos que podem ser utilizados comercialmente. Mas, para isso, preste bastante atenção na hora de escolher seu arquivo, atentando ao tipo de Creative Common que ele estiver enquadrado.

Acesse o Freesound


Biblioteca de Áudio do YouTube

A Biblioteca de Áudio do YouTube já me ajudou em diversas situações. Tanto com suas músicas quanto com seus efeitos sonoros gratuitos.

A coleção é enorme e dividida em diversas categorias. O legal é que o YouTube permite o uso em qualquer projeto (apenas fique atento que alguns dos arquivos exigem atribuição para uso comercial).

Acesse a Biblioteca de Áudio do YouTube


Coleção de Sons do Facebook

Seguindo a onda do YouTube, o Facebook também criou uma grande biblioteca com bons efeitos sonoros. Ainda não tão grande quanto seu competidor, mas já está crescendo bastante e rápido.

O que precisa ser levado em consideração nessa coleção é que os áudios baixados por lá, apesar de gratuitos, devem ser utilizados apenas em vídeos que forem postados no Facebook ou Instagram.

Acesse a Coleção de Sons do Facebook


FreeSFX

O FreeSFX é um site onde você poderá encontrar uma boa variedade de efeitos sonoros, que estão separados por categorias para ficar mais fácil de achar exatamente o que precisa.

Os arquivos que o site disponibiliza podem ser usados em produções comerciais e não-comerciais. Então, aproveite!

Acesse o FreeSFX


99 Sound Effects

O 99 Sound Effects é uma coleção com 99 efeitos sonoros gratuitos que podem ser usados livremente em qualquer produção musical, desenvolvimento de jogos, trailers, vinhetas, etc.

Os sons dessa coleção tem uma ótima qualidade e para baixar gratuitamente basta inserir um “0” (zero) no preço.

Acesse o 99 Sound Effects


SoundBible

O SoundBible é outro site tradicional e com muitos arquivos de efeitos sonoros disponíveis para download.

Todos eles são CreativeCommons, podendo ser encontrado diferentes tipos dessa licença, por isso vale dar uma olhada se o áudio que gostar poderá ser usado para uso comercial.

Acesse o SoundBible


Mixkit

Para encerrar a lista, o Mixkit é uma ótima ótima opção para encontrar uma excelente variedade de efeitos sonoros separados em diversas categorias, como transição, natureza, tecnologia, animais, instrumentos, entre outras.

Os sons podem ser utilizados em projetos comerciais e não-comerciais.

Acesse o Mixkit


Conclusão

Como você viu, existem muitas possibilidades para encontrar materiais de qualidade e de graça na internet. Com esse material, é possível montar sua própria coleção com centenas (e até milhares) de arquivos para você utilizar em seus projetos.

Uma dica final é prestar sempre atenção nos termos de uso dos arquivos que são disponibilizados gratuitamente. Caso seu projeto tenha fins comerciais, utilize apenas arquivos que são livres para esse tipo de uso e faça a atribuição, caso seja necessária.

Acha que algum site merecia entrar nessa lista? Deixe seu comentário para que possamos manter esse artigo sempre atualizado!

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.