Segunda cidade mais populosa da Europa, Londres abriga diversas culturas diferentes. E essa grande leva de pessoas com características e formações distintas permitem que a capital britânica seja uma cidade eclética artisticamente. Um dos principais símbolos de cultura que representa uma cidade, a arte de rua de Londres, é o espelho dessa rica variedade de formas e traços.
Quando o graffiti começou a chamar atenção na década de 1960 através do movimento contracultural, na França, ele carregava um viés de protesto. Ao longo dos anos seguintes, com sprays e marcações mais definidas, a arte de rua foi ganhando popularidade em muitos cantos do planeta, principalmente nos Estados Unidos. Londres está na vanguarda desta revolução do graffiti e tornou-se um dos maiores destinos do mundo para tal.
Uma das cidades mais visitadas do mundo, Londres disponibiliza inúmeras opções de entretenimento aos moradores e turistas. E uma dessas opções, que talvez passe desapercebida por alguns turistas, são justamente as galerias de arte urbana da capital britânica.
Um dos pontos mais legais dessas galerias, é mostrar o trabalho de artistas novos e emergentes, que muitas vezes não têm a oportunidade de terem seus trabalhos expostos em uma exposição. A seguir, mostraremos algumas das melhores galerias de arte de rua de Londres.
Lawrence Alkin Gallery
É um lugar de arte comercial independente localizada na área central de Londres. A galeria se destaca por ser eclética e por mostrar inúmeras variedades de talentos, seja da arte contemporânea, urbana, de rua ou pop.
O fundador da galeria, Lawrence Alkin, tem um histórico de mais de 30 anos dentro do mercado de arte comercial. Nas últimas três décadas, Lawrence sempre defendeu artistas novos e interessantes, independentemente do plano de fundo ou da disciplina. Nos últimos 20 anos através da galeria, ele viu um grande número de artistas novos e emergentes crescerem e serem reconhecidos em todo mundo.
The Brick Lane Gallery
É uma galeria de arte contemporânea que exibe uma variedade eclética de arte de artistas britânicos e internacionais de todos os cantos do mundo.
A galeria apresenta um programa integrado de exposições, incluindo shows no local, bem como exposições de artistas iniciantes e estabelecidos de várias origens artísticas. Eles exibem ampla variedade de trabalhos como pinturas, esculturas, fotografias, mídia mista, vídeos e trabalhos em papel. As duas galerias Brick Lane ficam localizadas no leste de Londres.
Lazarides
Desde a sua criação em 2006, a Lazarides tem sido uma força constante em projetar carreiras de artistas que transformaram a forma de como a arte é feita e apresentada. Alguns dos artistas de rua mais importantes e pioneiros do mundo exibiram na galeria, e de alguma forma influenciaram o mercado de arte contemporânea atual.
Além disso, a galeria está envolvida em uma extensa atividade fora do local, promove exposições únicas em Nova York e Los Angeles, além de feiras de arte e colaborações de museus na própria Londres e Europa.
Graffik Gallery
Uma das mais famosas galerias de arte urbana, a Graffik hospedou muitas exposições ao longo dos últimos anos e construiu sua reputação através da arte urbana. Situada na rua Portobello, no alegre bairro Notting Hill, a galeria executa várias oficinas de graffiti.
Geralmente o melhor das galerias de arte em Londres estão no lado leste da cidade, entretanto, a Graffik se posiciona no lado oeste da capital, uma opção diferente e interessante a mais para os visitantes e moradores dessa área.
Stolenspace Gallery
Localizada em Shoreditch, a galeria apresenta arte de rua de alguns dos melhores artistas de rua e urbanos de todo o mundo. A Stolenspace tem grande reputação em Londres por ser uma galeria alternativa que foge dos padrões convencionais de arte.
Eles não cansam deixar bem claro que não gostam de seguir e nem são influenciados pela sociedade, a arte urbana deles é livre. Talvez seja por isso, um dos principais motivos que faz da Stolenspace Gallery uma das principais referências de arte na cidade londrina.