Logo de restaurante: mais de 20 modelos prontos + dicas para criar o seu

Um logo de restaurante é a primeira impressão de um estabelecimento para os consumidores. Por isso, a identidade da marca deve ser exclusiva, competitiva e despertar interesse.

Independente do estilo de comida que o restaurante vai servir, o logotipo é fundamental para atrair o público e fazer com que o estabelecimento se fixe em sua memória.

Demonstrar a identidade do empreendimento em uma única imagem e com criatividade, não é tarefa fácil. É preciso muita estratégia e criatividade para criar um logo de restaurante perfeito.

Sendo assim, confira algumas dicas e se inspire em alguns templates de logo de restaurante!

Dicas para criar logo de restaurante

Um logo é a representação visual de tudo o que a empresa é e produz, além de transparecer seus valores e sua história. Precisa ser uma imagem original e que se adeque às mais diferentes estratégias e ações de marketing.

Especificamente no logo de restaurante, a simbologia deve despertar interesse imediato de consumo. Por se tratar de insumos alimentícios, o logo também precisa refletir esses itens, como o frescor dos produtos, por exemplo.

Algumas características devem ser consideradas para criar um logo de restaurante criativo e original:

1. Saiba o que o sua logo dirá

Antes de criar um logo propriamente, entenda qual é a mensagem que será transmitida. Saber o que o logotipo vai comunicar é essencial para definir a composição entre símbolos, palavras e cores para seu empreendimento.

Quando se trata da criação do logo de restaurante, há quem prefira uma comunicação direta e básica. Mas, também há quem goste de uma mensagem um pouco mais subentendida.

Se o restaurante possui como característica o estilo gourmet ou tradicional, precisa refletir essa proposta. O mesmo acontece quando o intuito for fornecer comidas rápidas, no estilo fast food.

Outro ponto é considerar o público-alvo. Criar um logotipo muito refinado e gourmet para um público popular, pode afastar em vez de aproximar – e vice-versa.

Descreva e analise o que é o seu negócio, a quem irá oferecer seus serviços e como pretende atingir essas pessoas.

2. Escolha os ícones

A estruturação ou escolha de ícones é o primeiro passo prático para a criação de logo de restaurante. Devido a sua importância, muitas vezes sendo o item principal, é interessante que haja associação ao seu produto.

Por exemplo, é muito comum que alimentos saudáveis, veganos e frescos adotem ícones que remetem a plantas, legumes ou folhas.

Já para negócios específicos de uma determinada região, como a culinária francesa, asiática ou uma cantina italiana, símbolos voltados a essas origens, são bem-vindos.

Porém, nem sempre a mensagem do símbolo do logotipo precisa ser explícita.

Por exemplo, os arcos amarelos – ou dourados – do McDonald ‘s não refletem diretamente a imagem de um serviço alimentício. Porém, as cores usadas: amarelo e vermelho, são altamente associadas à urgência da fome e sede.

Em contrapartida, o Burger King sutilmente incluiu dois pães entre o nome da marca. Outros concorrentes como KFC e Wendy ‘s incluem referências de sua história, também com o uso das cores vermelha e amarela.

3. Tipografia

A tipografia, ou estilo da fonte utilizada pelo restaurante, é tão importante quanto o símbolo ou ícone escolhido. Na verdade, esses dois itens são complementares e devem estar em harmonia.

Logos de restaurantes mais sofisticados, ou que levam o nome de um chef de cozinha, podem adotar fontes que remetem à assinaturas ou escrita caligráfica. Ou ainda associar o nome com a assinatura, como é o caso do Restaurante President, do chef Erick Jacquin.

Já os que remetem à tradições familiares, combinam melhor com fontes serifadas com ar atemporal. As opções sem serifa são mais modernas e atuais, combinando com o público mais jovem.

4. A escolha das cores

Como mencionamos, às vezes o destaque do logotipo pode não ser sua escrita ou símbolos, mas, as cores escolhidas. Da mesma forma que o vermelho, branco e amarelo são uma combinação clássica e importante na psicologia das cores, cores escuras como preto e cinza podem remeter à uma ideia minimalista e mais sofisticada.

Tons verdes e terrosos são ótimos para logo de restaurante que trabalha com produtos frescos, livre de agrotóxicos, ou usa produtos de agricultores locais.

Outra alternativa é adotar, como a Pepsi, as cores do país de origem. A escolha do azul, vermelho e branco da marca são referenciais da bandeira americana. Essa prática é muito aceita em restaurantes específicos e autênticos, como de comida mexicana e asiática.

Mas, tenha atenção para escolher no máximo três cores. Assim, irá evitar que o logo fique sobrecarregado ou poluído.

Também, utilize um círculo cromático para escolher cores complementares que podem auxiliar na identificação dos itens e na leitura do logotipo.

Templates de logo para restaurante

Se você for da área do design, talvez queira criar um logo de restaurante “do zero”. Mas, se você desejar usar um modelo como ponto de partida, ou ainda para fins de estudo, uma dica é usar templates.

Os modelos abaixo fazem parte da assinatura da Envato Elements, que disponibiliza muitos arquivos para download, uma verdadeira biblioteca para profissionais criativos.

Se você é assinante do serviço, tudo o que você precisa fazer é baixar o arquivo e editar utilizando softwares como Illustrator, Photoshop ou Corel Draw.

Mas, de qualquer maneira, com certeza esses modelos de logos para restaurante vão te inspirar. Confira!

Logo para restaurante de comida natural ou oriental

Essa opção se enquadra bem em dois cenários: em um restaurante de comida natural ou oriental, visto que o bambu remete tanto à natureza quanto a países como Japão e China.

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Logo de restaurante minimalista

O uso de garfo e faca no logotipo de restaurante é algo comum. Mas você pode usar essa linha de pensamento com um logo minimalista, utilizando a silhueta de bowls.

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Logo para restaurante de frutos do mar

Seu restaurante tem como base os frutos do mar? Então, considere essa logo com o desenho de um peixe! A posição do peixe também traz a sensação de movimento e dinamismo.

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Logo tipo selo para restaurante

Esse modelo, que lembra um selo (stamp, em inglês), tem ficado para vez mais popular. Se o seu restaurante tem um visual mais rústico, pode ser uma boa alternativa.

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Logo para restaurante mexicano com mascote

Agora, se o seu restaurante for mexicano, é preciso criar um logotipo que se conecte com o país. Nesse sentido, considere esse, com um mascote simpático!

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Logotipo divertido de restaurante de frutos do mar

Outra opção para restaurantes de frutos do mar tem um polvo como símbolo. O mascote tem uma certa personalidade e movimento, o que faz do conjunto algo divertido.

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Logo clássico de restaurante de frutos do mar

Para estabelecimentos com um longo tempo de experiência, que querem demonstrar sua história no logotipo, um modelo clássico e tradicional pode ser considerado.

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Logo de restaurante tradicional

Essa opção reúne tudo o que há de “tradicional” em um logo: o formato selo, os ícones de garfo e colher, as cores e os escritos. Isso permite que o logotipo se enquadre em vários segmentos de restaurante.

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Logo com mascote para restaurante

Quem gosta de logo com mascote vai se encantar por esse modelo! Nele, temos a figura simpática de um chef de cozinha, com cores que atraem o olhar do consumidor.

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Logo para restaurante japonês com mascote

Restaurantes de comida oriental também podem ser divertidos! Para fugir da “seriedade” padrão do mercado, utilize um logo com um mascote.

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Conjunto de logo estilo emblema para restaurante

Para quem gosta do estilo “emblema”, esse conjunto de logos é bem útil. Afinal, em um mesmo arquivo, você garante 6 alternativas com a mesma linguagem visual.

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Logo para restaurante japonês moderno

Produtos com temática japonesa podem trabalhar conceitos culturais do país, como o minimalismo. Assim, esse logo moderno e minimalista transmite bem o sentimento.

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Logo para fast food (vegano ou não)

Algo que conecta muito com o público de fast food é o uso da figura do hamburguer. Nesse logo, sua versão original é focada no público vegano – mas nada impede que você mude a cor e transforme o verde em cor de carne.

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Logo com chef de mascote

Quer mais uma opção com mascote? Nesse logo, vemos a figura de um chef em estilo cartoon. É muito simpático e divertido, por isso, deve ser combinado com fontes da mesma linha visual.

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Logo vintage para restaurante

Se o seu restaurante tiver a decoração inspirada em outras décadas, esse logo vintage pode ser uma alternativa incrível! É também uma boa opção para padarias. A simpatia do mascote conquista qualquer um!

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Logo moderno para restaurante com garfo e colher

Sim, logos com talheres não são tão originais. Mas podem ser renovados ao ganharem uma roupagem mais moderna, como este modelo nos mostra.

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Logo para restaurante de comida chinesa

Quando se tem um restaurante de comida típica, é interessante usar símbolos que remetam à cultura. Nesse sentido, esse logotipo transmite toda a atmosfera da China, com uma casinha tradicional.

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Logo divertido com animal mascote

Dependendo do foco do seu restaurante, um logotipo divertido pode ser a melhor opção. Esse template traz a figura de um porquinho, com chapéu de chef. Certamente, vai despertar conversas no seu estabelecimento.

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Logo de restaurante japonês minimalista

Nesse template, vemos um prato japonês em estilo minimalista. Além do bowl e do hashi, o fato da “comida” ser o símbolo da bandeira do país nos mostra claramente o tema do restaurante.

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Faça seu logo para restaurante!

A criação de logo de restaurante requer que os consumidores lembrem da sua empresa apenas ao olhar para um símbolo.

Nesse sentido, sempre busque inspirações e crie diferenciais que destaque seu estabelecimento dos concorrentes. Desenvolver seus próprios ícones e desenhos, por exemplo, é uma ótima forma de garantir particularidade e legitimidade.

Se estiver procurando por outros tipos de logotipos para inspiração, confira também os exemplos de logos de cafeteria que já passaram por aqui.

E, se ainda estiver em dúvida, realize uma pesquisa de mercado. Essa prática é capaz de esclarecer se a mensagem está sendo recebida conforme foi planejada.

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