in

7 motivos para você participar de eventos de design

7-motivos-eventos-design

Você que trabalha com criação sempre deve sentir aquela vontade de vivenciar algo novo, adquirir mais bagagem, aprender técnicas novas. Enfim, de se aperfeiçoar.

Eu te digo isso, pois sempre sinto a mesma coisa. E apenas a nossa formação acadêmica (apesar de super importante) não nos dá tudo o que precisamos. Para nos complementar como profissionais criativos, existem muitas coisas e uma das que mais funcionam são os eventos e congressos.

Existem diversos tipos, tanto online como presenciais. E em todos você acaba aprendendo algo novo, ou se motivando. No ano passado mesmo aconteceu o Confred que foi um congresso online e gratuito, e a maioria dos participantes nos enviaram mensagens agradecendo e falando o quanto os ajudou.

Uma dica é estar sempre atento, pois de tempo em tempo costuma acontecer algo online.

Existem também o R Design (encontro regional) e o N Design (encontro nacional) que são eventos estudantis e itinerantes. Eles acontecem em diversos estados do país, o que pode acontecer de ser próximo do local em que você mora ou distante, e se for longe, não se esqueça que viajar é sempre bom para a criatividade.

Confira 7 motivos para você participar de eventos de design:

  1. Você será “imergido” por uns dias em um ambiente totalmente voltado para o Design;
  2. Você poderá escolher que segmento do Design quer reforçar em seus conhecimento, pois são abordados quase todas os nichos da nossa profissão (menos o Design de unhas);
  3. Além de poder se reforçar em alguma coisa que esteja no seu campo de trabalho, você poderá experimentar outras. Não é por que você estuda Design de Produtos que não possa experimentar uma oficina de ilustração, certo?;
  4. Você conhecerá estudantes e designers de diversas partes do país e de diversas áreas do Design, isso sem dúvidas, irá fortalecer o seu network;
  5. Terá a oportunidade de conhecer grandes nomes do Design, pois sempre tem convidados ilustres para ministrar atividades nesses eventos;
  6. As palestras, oficinas, vivências e todas as outras atividades costumam ser excelentes;
  7. Você vai se sentir em casa, é sério! Lá todo mundo vai entender a sua fixação por analisar embalagens no supermercado, por criticar a diagramação dos cardápios, por reclamar dos produtos com pouca ergonomia, ou qualquer outra de nossas loucuras. É uma oportunidade de se sentir normal.

Aproveitando o artigo, quero te convidar a ir em um evento que estarei participando.

Será no R Erupção, tem um vídeo meu aqui falando mais sobre ele, dê uma olhada:

Espero que esse artigo te motive a ter mais experiências como designer e a explorar coisas novas. Abraços!

Imagem da capa via Shutterstock

Escrito por Pedro Panetto

Designer de Produtos e Gráfico, produz vídeos para web sobre conceitos de Design, criatividade e algumas brincadeiras sobre esse nosso mercado. Nas horas vagas curte jogar malabares ou assistir seriados.