Muitas vezes, precisamos ser diretos e objetivos ao utilizar imagens em um projeto. Porém, em outras, é possível explorar a subjetividade e escolher imagens abstratas, que em suas formas e cores podem passar diversos tipos de sentimentos e emoções.

Existe uma infinidade de tipos de imagens abstratas. A Fotolia tem uma categoria especial para esse tipo de imagem, que é subdividida em pelo menos 5 subcategorias.

Confira as particularidades de cada uma e veja algumas dicas que podem te ajudar em seus próximos projetos.

Desfoque

Imagens em desfoque são perfeitas para planos de fundo, já que não destacam nenhum elemento e criam um efeito bem interessante.

Ao utilizar uma imagem de desfoque como fundo de algum projeto gráfico, tome cuidado com o contraste entre ela e os elementos principais.

O papel de um plano de fundo é servir de auxilio para destacar o que realmente importa, criando um visual que seja confortável ao leitor ou usuário.

Fractais

Você já ouviu o termo “Fractal”? Em resumo, se refere a uma sequência geométrica que se repete em escala.

Podem ser utilizados em diferentes contextos, mas é preciso tomar certo cuidado com a quantidade de informação que será inserido junto com imagens desse tipo.

Como geralmente já são complexas e carregadas, se inserir muitas informações próximas a imagens desse tipo, a atenção do leitor ou usuário poderá ficar dividida.

Curvas e Espirais

Formas fluidas, quando bem utilizadas, podem criar a sensação de leveza e delicadeza em seus projetos.

Vale a pena investir um pouco mais de tempo para encontrar imagens cuja forma e cor combinam com o contexto de seu projeto.

Tome um cuidado especial ao escolher espirais. Muitos podem causar sensações de tontura e desorientação em quem sofre de labirintite ou outros problemas do tipo.

Luz e Sombra

Quando um designer sabe usar o contraste a seu favor, seus projetos podem atingir outro patamar.

Muitas imagens abstratas utilizam esse recurso para criar sensações de mistério ou sofisticação. O importante é você se sentir confortável para utilizar determinada imagem em seu projeto.

Movimento

A sensação de movimento é bastante utilizada em contextos urbanos onde justamente a velocidade é o elemento de destaque.

Imagens desse tipo também são muitas vezes utilizadas para representar tecnologia, futuro ou simplesmente ação.

Tenha em mente que geralmente imagens que enfatizam movimento podem ser agressivas, mas que também é possível ousar e encontrar opções mais delicadas.

Conhece mais alguma dica para utilizar imagens abstratas em seus projetos? Deixe seu comentário logo abaixo!

Aproveite também para se cadastrar na Fotolia e receber 5 imagens gratuitas.

Guilherme Dantas