De uns tempos para cá, muito se tem falado sobre “design sustentável”, “sustentabilidade” ou “projetos verdes/ecológicos”.

Este novo viés da produção industrial cresce cada vez mais e reforça a valorização do meio ambiente como fonte de matéria prima, além de conscientizar todos sobre a necessidade de preservação do planeta para o nosso próprio bem estar.

Issu influi em tudo: produção, divulgação, e mais recentemente na forma de embalar os produtos. Um dos grandes exemplos foi a Happy Eggs, que inovou no conceito de embalar ovos, envolvendo-os numa embalagem de feno moldada no formato do produto (e lembra bastante um ninho, por sinal).

Segundo os próprios produtores, o feno auxilia na preservação e manutenção dos habitats naturais, além de armazenar os ovos tão bem quanto em embalagens convencionais.

design-das-embalagens-sustentaveis (1)

Assim como outras marcas que visam a reutilização dos pacotes do produto, a marca Pinar Süt criou uma embalagem que pode ser utilizada como um brinquedo.

O design multifacetado foi feito para encorajar as crianças a consumirem leite e conscientizá-las de seu benefício para o desenvolvimento físico.

design-das-embalagens-sustentaveis (3)

Na intenção de economizar o alumínio usado nas embalagens de desodorante, a Unilever criou uma tecnologia que compressão que permite a mesma quantidade em ml de desodorante porém com um consumo 25% menor de alumínio, além da redução na emissão de gases tóxicos ao meio ambiente por conta da queima de combustíveis na confecção das embalagens.

design-das-embalagens-sustentaveis (4)

A marca Koa inovou de vez em sua nova criação: Água orgânica. O diferencial está no processo de purificação desenvolvido pela empresa que visa a obtenção da água através de frutas e vegetais orgânicos, tudo isso numa embalagem 100% biodegradável.

design-das-embalagens-sustentaveis (2)

Muitas empresas estão recorrendo à sustentabilidade também como forma de reinventar sua marca.

Aqui nós encontramos mais empresas com ideias ecologicamente corretas, que conquistam um número consumidores e contribuem cada vez mais para a construção de um mundo melhor.

Guilherme Dantas