in ,

Por dentro do processo de criação: manipulação de imagem por Lucas Amado

Você já teve curiosidade em conhecer os processos por trás de um projeto de manipulação de imagem?

Continuando a série Por dentro do processo de criação, convidamos o designer digital Lucas Amado para nos contar como foi criar a série Avengers Soccer Edition, onde jogadores de futebol foram transformados em personagens de Os Vigadores.

Confira:

O Início

O objetivo desse projeto, era que pudesse testar meus conhecimentos e técnicas de manipulação com o conceito de imaginar jogadores de futebol caracterizados como personagens de Vingadores, trazendo cenários e elementos relacionados aos clubes que defendem e também características dos heróis da Marvel, além do especial Super Choque.

Esse trabalho foi desenvolvido nas horas livres durante um mês a partir de quatro etapas:

  1.  Referências
  2.  Pesquisas
  3. Composição Base
  4. Produção da imagem final

1. Referências

Antes de dar o tapa inicial, começo uma procura por referências relacionadas aquilo que estou desenvolvendo, para isso, crio coleções de determinados temas em painéis no Pinterest, Behance e até mesmo nos itens salvos do Instagram para me auxiliar na produção.

Neste caso, minha base foi pôsteres oficiais dos filmes da série, onde pude analisar elementos presentes na composição, cores, proporção, etc.

2. Pesquisas

O próximo passo, é a pesquisa de imagens para iniciar a composição.

A ideia em mente neste exemplo, era fazer com que o jogador estivesse saindo dos gramados de futebol em direção a uma outra dimensão através de um portal.

Iniciei a pesquisa pela imagem do jogador, onde pudesse estar no mesmo ângulo da imagem do herói, esse processo dependendo da composição pode levar um certo tempo até encontrar a imagem ideal.

Logo após, selecionei os demais assets para a composição do cenário.

3. Composição Base

Após ter definido as imagens que serão utilizadas, começo o recorte de ambos para fazer a fusão do personagem.

Depois, posiciono o jogador e começo a montagem do cenário, organizando a posição de cada asset.

Para o portal uni três imagens distintas onde pude aproveitar: os traços do portal, as faíscas e o brilho gerado por ele, além da imagem do estádio mascarada por dentro do círculo.

4. Produção da imagem final

Depois de definir a organização da composição, começo os ajustes de iluminação, sombra e temperatura utilizando Filtro do Camera Raw para tratar a imagem aplicando mais textura e contraste, além das funções de Equilíbrio de cores, Níveis, Curvas e aplicação de alguns Luts do Pesquisa de Cores para chegar em uma tonalidade agradável.

Minha ideia era deixar um clima quente tendo como referência o planeta marte, devido ao apelido do jogador, “ET”, e também pelo fato de lembrar as cores do clube que atua.

Também inclui elementos como: lens flares, poeira e terra para gerar profundidade na cena e finalizando com o detalhe do colar no pescoço no formato do escudo do time.

E assim, temos o resultado final:

Veja outras manipulações da série Avengers Soccer Edition:

Sobre o artista

Lucas Amado é estudante de design gráfico e apaixonado por manipulações digitais e futebol. Em 2019 iniciou seu primeiro estágio em uma agência publicitária, atendendo clientes no segmento esportivo como Sportv, Premiere e Cartola FC.

Instagram: instagram.com/lucasamado.art
Behance: be.net/lucasamado29
Projeto: behance.net/gallery/91625329/Avengers-Soccer-Edition

Avatar

Escrito por Renato Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…