in ,

Perspectiva e ângulo para fotos: como inovar e fugir do lugar comum

A fotografia é uma arte. Desde quando a provável primeira foto do mundo foi tirada da janela de Joseph Nicéphore Niépce, em 1826, no território francês da Borgonha, muitas técnicas foram desenvolvidas, como a perspectiva e o ângulo para fotos.

Seu objetivo é o de conseguir retratar, da melhor maneira possível, um mundo de três dimensões em uma imagem capaz de captar apenas duas delas. Por mais que seja algo bastante técnico, esses dois pontos sempre estão presentes nas fotografias, embora possam não aparecer da melhor maneira possível.

É por isso que nós separamos algumas dicas para que você possa explorar as fotos com perspectiva e ângulos bem planejados e que saem do padrão. Depois de aprender, você verá que o resultado será nítido e surpreendente até mesmo para quem não domina essa arte!

Para que servem a perspectiva e o ângulo na fotografia?

A perspectiva se refere à dimensão dos objetos e ao relacionamento espacial que há entre eles, além da posição do olho humano em relação aos objetos da imagem. Já o ângulo marca a localização específica de onde uma foto foi tirada.

De modo geral, a perspectiva traz profundidade à imagem, enquanto o motion blur traz a impressão de movimento e o ângulo modifica sua localização.

Ao fotografar exatamente a mesma paisagem de diferentes ângulos e perspectivas, é possível obter resultados totalmente diferentes, o que mostra um pouco da riqueza que existe na arte de fotografar.

Veja também: 3 dicas de design que fazem a diferença para quem está perdendo clientes

Como tirar as melhores fotos com perspectiva e ângulos diferentes do padrão?

Algumas dicas simples podem revolucionar todo o processo de fotografar, seja você um amador ou um especialista, e resultar em imagens disruptivas, que fogem do normal, como as seguintes:

Fuja do nível dos olhos

É fácil cair no hábito de tirar fotos no nível dos olhos. Afinal, nós olhamos para algo que chama a atenção e queremos fotografar aquilo, mas é possível obter um impacto muito maior ao mudar essa posição.

Observe a foto abaixo, por exemplo. Ela retrata um grupo de amigos com o fundo de blocos de pedra e uma bicicleta à frente, situação relativamente comum. Porém, a grande diferença está na altura em que a câmera estava no momento de tirar a foto.

Se a altura fosse a dos olhos, não seria possível captar todos e a bicicleta, ou seja, algo seria perdido na composição. Portanto, para ter um bom impacto, mude o padrão do ângulo para fotos.

Saiba mais: Imagens para blogs: como chamar a atenção do seu público?

Mova-se para a direita e a esquerda

Além da posição vertical, a horizontal também conta muito. Mexer a câmera ou o celular apenas um metro pode resultar em uma foto ainda mais bonita do que você pode imaginar.

Veja a foto abaixo, que retrata uma paisagem relaxante, com o mar, as nuvens, uma árvore e as pernas e pés de uma mulher, com o sol bem ao meio de seus pés, o que trouxe um efeito bem legal.

Se a câmera estivesse alguns centímetros para o lado, não seria possível ter esse belo frame, e é essa a diferença das boas fotos com perspectiva. Portanto, quando for fotografar, movimente-se e encontre enquadramentos que poderiam passar despercebidos.

Confira também: Imagens que chamam atenção: como escolher as melhores?

Mude o ângulo das fotos

Talvez por uma questão de hábito, fotografias com ângulos retos são mais comuns. Elas realmente ficam bonitas e simétricas, mas isso não quer dizer que você está proibido de mudar o ânguloem suas fotos, muito pelo contrário.

Veja como exemplo a imagem acima. Ela não foi tirada com ângulos retos, mas ficou fantástica pela perspectiva e também por ser algo que foge do convencional.

O ângulo para fotos pode ser perfeitamente alinhado ou bastante desalinhado, e não há nada de errado com isso. O ideal é experimentar e comparar para conseguir encontrar o melhor resultado.

Essa é outra foto que deixa claro como os ângulos não precisam ser retos para um resultado bonito e que chama a atenção. O “X” que foi formado pelo espaço entre os prédios, com o destaque do céu, do sol e das nuvens, tornam a composição diferenciada e especial.

Leia também: 5 tipos de imagens abstratas para usar em seus projetos

Ângulo e perspectiva: dois pilares da fotografia

É claro que essas dicas não farão com que você se torne um profissional em apenas poucos minutos, já que assim como acontece com as demais vertentes da arte, é preciso estudar, testar, comparar e aprender continuamente, mas podem ser os primeiros passos para a sua revolução fotográfica.

Seja um fotógrafo amador ou profissional, fotos com perspectiva planejada e um ângulo diferenciado chamam a atenção, podem gerar mais likes e engajamento nas redes sociais e fazer com que suas composições sejam bastante apreciadas.

Se você não está tão habituado a tirar fotos mas quer aproveitar esses sentimentos diferentes trazidos pelos ângulos e perspectivas, saiba que é possível fazer isso através do uso de um bom banco de imagens, como a iStock, onde há centenas de milhares de opções de fotos, capturadas com o uso das mais variadas técnicas.

Isso pode fazer toda a diferença nos seus projetos, tanto na satisfação dos clientes quanto nos resultados proporcionados por eles.

Portanto, para ter o que há de melhor em relação à perspectiva e ao ângulo para fotos, cadastre-se agora na iStock e confira todas as opções que estão a apenas alguns cliques de distância!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, finanças pessoais e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…