in ,

Psicologia das cores e fotografia: como elas se relacionam

Neste artigo eu vou falar sobre a relação entre psicologia das cores e fotografia. Se você ainda é novo na área, deixa eu te explicar sobre isso.

Psicologia das cores é uma teoria muito forte principalmente no universo do Design, onde falamos sobre aspectos psicológicos, fisiológicos, físicos, sensoriais e culturais e sobre o impacto que as cores têm nos seres humanos. Na real, é um termo que ganha holofotes em disciplinas além do Design, como na Fotografia e Publicidade.

Para conversarmos sobre a psicologia das cores, vou usar a Fotografia como palco, explicando como as cores têm poder de afetar o nível emocional por meio da comunicação.

Já falei sobre cores aqui no Designerd, e vale muito a pena ler o artigo sobre teoria das cores como complementar a este aqui, pois estudar cores é algo complexo que precisa de muitas correlações para algo fazer sentido.

Antes de tudo

Primeiramente, precisamos entender a cor como uma linguagem. Dois parágrafos atrás, falei sobre o impacto emocional que as cores têm em nós, e dado isso, podemos emancipá-la da forma, pois cada um age no nível emocional de forma diferente.

E com isso, quero falar que a cor possui combinações e superfícies de ação que ajudam a moldar sua mensagem final, e quando falo sobre combinação, é justamente a capacidade de uma cor não significar apenas uma coisa, mas precisar de um contexto para ser analisada.

Neste ponto, gosto de entender o universo das cores como o universo da música, pois precisamos de um contexto para as notas e assim falar sobre a mensagem que ela passa. Vou chamar essa combinação de acorde cromático.

As combinações de cores são o todo da mensagem, a cor vermelha, por exemplo, pode significar tanto amor como ódio, a partir do seu acorde cromático.

Neste artigo eu vou falar sobre as cores primárias e secundárias, além de pincelar sobre o entendimento que temos acerca do branco e do preto e quais mensagens essas cores (ou não-cores) passam individualmente.

Cores primárias:

  • Vermelho
  • Amarelo
  • Azul

Cores secundárias:

  • Verde
  • Laranja
  • Violeta

Branco e preto são cor?

Como cor luminosa, o branco não é uma cor, tal como o preto. E essa discussão afeta diretamente muitas áreas correlatas ou não à fotografia. Para pintores do impressionismo, por exemplo, branco é uma não-cor.

Quando uma cor se combina com preto, seu significado positivo se transforma em seu contrário, como no exemplo anterior onde falo que o vermelho pode significar ódio.

Mas quando falamos sobre fotografia digital, assim como na Teoria da Óptica, o branco não é apenas uma cor, mas a mistura de todas as cores. Lembra do disco de Newton?

Para fixarmos uma perspectiva sobre esse assunto, vamos entender tanto o branco como o preto como cores. E, na minha opinião, muito além disso, o branco e o preto são catalisadores do significados das cores, pois num acorde cromático, elas têm o poder de direcionar uma compreensão, tanto para um significado positivo quanto para um negativo.

Cores quentes e frias

Falando um pouco sobre sensação, lidamos agora com as cores entendidas como “quentes” e “frias”. Essa categorização está diretamente associada à sensação humana acerca da cor.

Quando falamos sobre cores quentes, estamos nos referindo à elementos relacionados ao Sol, como calor e vivacidade, acontecendo o oposto com as cores frias, que se relacionam com os elementos relacionados à água, que transmitem a sensação de frio.

Cores quentes:

  • Vermelho
  • Amarelo
  • Laranja

Cores frias:

  • Azul
  • Verde
  • Violeta

Azul

Essa é a cor preferida por 45% das pessoas segundo a pesquisa da Eva Heller para o livro Psicologia da cores. Não existe sentimento negativo em que a cor azul predomine, por isso é conhecida como a cor da simpatia, harmonia e confiança.

Outros significados da cor azul:

  • Credibilidade
  • Inteligente
  • Segurança
  • Profissionalismo
  • Fidelidade

Vermelho

É a cor das paixões: amor e ódio. Possui a simbologia do fogo e é considerada a cor da felicidade. O vermelho é a mais quente e ativa das cores.

Outros significados da cor vermelha:

  • Dinamismo
  • Urgência
  • Excitação
  • Radical
  • Agressividade

Amarelo

É a mais contraditória e ambígua das cores, pois atinge significados que permeiam tanto o otimismo como o ciúme e infidelidade. Mas claro, em um acorde cromático específico.

Outros significados da cor amarela:

  • Energia
  • Iluminação
  • Alegria
  • Inveja
  • Criatividade

Verde

A cor da fertilidade e da natureza, é considerada a cor da juventude. Essa associação é feita a partir do que encontramos na natureza em termos de estágios da maturação. É também considerada uma cor tranquilizante, seguido do azul e do branco.

Outros significados para a cor verde:

  • Crescimento
  • Cura
  • Dinheiro
  • Frescor
  • Saúde

Laranja

A cor que tem uma ligação muito forte com a sensação, pois é considerada a cor do sabor, tem a ver com deleite e aroma, que por sua vez é diretamente ligado à fruta cítrica.

Outros significados para a cor laranja:

  • Transformação
  • Energia
  • Exótico
  • Recreação
  • Lúdico

Violeta

A cor do poder que também tem muito envolvimento com religiosidade, associada também ao feminismo e ao movimento gay.

Outros significados da cor violeta:

  • Esotérica
  • Extravagante
  • Nobre
  • Eclética
  • Singular

Conclusão

Falamos sobre cores e vimos exemplos aplicado à fotografias. E disso tudo fica claro apenas uma coisa: o universo das cores é mágico e extremamente complexo. Entretanto, é muito arriscado falar sobre cores pela possibilidade de remoção do contexto.

Cada cor possui um significado percebido, mas isso também depende muito do seu ambiente de atuação. Entendendo os acordes cromáticos e diversos momentos das cores, fica mais fácil inferir sobre o direcionamento da comunicação à nível emocional.

Escrito por Éricles Batista

Designer de marcas e empreendedor digital apaixonado por Matemática, música, processos e cozinha. 90% dedicado e 40% chato segundo sua namorada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…