in ,

7 livros para aprender fotografia (conceitos fundamentais)

Fizemos há algum tempo diversas postagens sobre conceitos fundamentais de fotografia, como controle do tripé da exposição exposição, o que é uma composição e até dicas para fotografar melhor em seu smartphone, entre vários outros assuntos fundamentais para quem gosta muito da área.

Apesar de já compartilharmos muito conteúdo que pode te ajudar nesse início, existem muitos livros fantásticos (até mesmo gratuitos, como poderão ver ao final da lista) para quem quer dar um passo além na sua fotografia e entender a fundo desde os conceitos básicos até técnicas avançadas.

Temos inclusive autores brasileiros internacionalmente reconhecidos em suas áreas de atuação criativas, como Arlindo Machado, José Antonio Ramalho, Araquém Alcântara, Sebastião Salgado, entre outros, que contam com exemplares incríveis, tanto para fotógrafos profissionais como também para os que levam o hobby bem a sério.

Ainda bem que existem livros sobre fotografia para todos os gostos e necessidades, por isso, para não bagunçar muito os temas, separamos nesse artigo alguns livros que podem te ajudar nos primeiros passos, ou para compreender melhor os aspectos técnicos da fotografia.

São bons exemplares para usar como material complementar para um curso ou para experimentar os recursos da sua câmera.

Vamos à lista:

Livros para aprender os conceitos fundamentais de fotografia

Escola de Fotografia. O Guia da Técnica, de José Antonio Ramalho

Esse livro, de José Antonio Ramalho, é um material de leitura obrigatória para quem entra no mundo da fotografia e para quem já possui conhecimento em fotografia, mas deseja melhorar sua qualidade de imagem.

E mesmo tendo uma grande quantidade de informações, como possui uma linguagem simples é fácil de compreender todos os procedimentos técnicos com clareza.

Clique aqui, ou na imagem, para conferir.

Curso de Fotografia: Exposição, de Michael Freeman

Uma das primeiras coisas que vemos quando iniciamos um curso de fotografia é sobre evitar o uso do modo automático. E é com esse princípio que o autor, Michael Freeman, vai trabalhar, permitindo que você tenha controle total sobre a imagem.

Com décadas de experiência, Michael Freeman ensina todas as habilidades profissionais para que você possa definir a melhor exposição ao fotografar. Entenda as nuances da velocidade do obturador, abertura e ISO, entenda como elas interagem com cada exposição e domine como usá-las para realizar rápida e eficientemente sua visão criativa, independentemente das condições de iluminação ou das características do objeto.

Além dos conceitos básicos de exposição, o livro mostra comparações entre situações e como cada exposição poderia ser configurada para chegar no resultado desejado.

Clique aqui, ou na imagem, para conferir.

O novo manual de fotografia: Guia completo para todos os formatos, de John Hedgecoe

Este livro apresenta o princípio de funcionamento da câmera, compara as funções de diferentes tipos de câmeras, apresenta os elementos técnicos e diferenças das lentes, exposição e profundidade de campo e aponta os acessórios apropriados para cada necessidade e fornece informações sobre a arte da fotografia de alta qualidade.

Além de todo essa carga voltada aos princípios técnicos da fotografia, John Hedgecoe dá dicas criativas de como fazer fazer retratos, filmar cenas do cotidiano, edifícios e ambientes naturais.

Tudo isso é ilustrado com imagens de diferentes partes do mundo!

Clique aqui, ou na imagem, para conferir.

Leia isto se quer tirar fotos incríveis, de Henry Carroll

Esse livro, do Henry Carroll, tem o objetivo de ser bem objetivo, evitando explicar gráficos e jargões fotográficos. Mas não deixa de passar pelos conceitos básicos de composição, exposição, luz, lente e arte visual, mas focando no que é mais importante para o dia a dia, sem se incomodar com detalhes excessivamente técnicos.

O autor explicou as imagens icônicas tiradas por muitos fotógrafos famosos (como Henri Cartier-Bresson, Martin Parr, Sebastião Salgado, Nadav Kander, Daido Moriyama, Elaine Constantine, Ansel Adams, Guy Bourdin, Dorothea Lange, Bill Brandt) o que inspirará os leitores a pegar a câmera e colocá-la em prática.

Clique aqui, ou na imagem, para conferir.

Fotografia digital: Uma introdução, de Tom Ang

A versão brasileira deste guia, escrita pelo especialista Tom Ang, explica os princípios da fotografia digital em um idioma aberto a todos.

Mostra os principais recursos das câmeras digitais, acessórios e software; fornece sugestões práticas para melhorar a tecnologia; explica os elementos básicos da edição de imagens, do ajuste fino aos efeitos especiais; e apresenta algumas idéias para que você possa explorar a imagem digital.

Clique aqui, ou na imagem, para conferir.

A Bíblia da Fotografia: Tudo o que Você Precisa Saber para Fazer Fotos Perfeitas, de Michael Freeman

O segundo livro do Michael Freeman, que recomendamos em nossa lista, traz toda a experiência do autor e é cheio de desafios e técnicas inspiradoras.

O texto segue a estrutura de um curso e é dividido em quatro partes (exposição, iluminação e iluminação, composição e processamento), cobrindo o conhecimento básico de todos aqueles que desejam aprender e desenvolver habilidades fotográficas.

Clique aqui, ou na imagem, para conferir.

Curso de Fotografia com Joelmir Barbosa: Saindo do Automático, de Joelmir Barbosa (E-book gratuito no Kindle Unlimited)

Curso de Fotografia com Joelmir Barbosa: Saindo do Automático por [Joelmir Barbosa]

A nossa sugestão de livro que está, no momento, gratuito para assinantes Kindle Unlimited (teste o serviço gratuitamente por 30 dias) é o livro do fotógrafo brasileiro de natureza Joelmir Barbosa.

Este é um livro de leitura leve e rápida, conseguindo esclarecer dúvidas de maneira divertida e objetiva, sendo indicado para aqueles que não tem ainda um equipamento profissional, mas gostariam de aprender a fotografar a um nível que com certeza irá impressionar amigos e seguidores.

Clique aqui, ou na imagem, para conferir.

Conclusão

Como comentei no início, existe uma ampla variedade de livros sobre fotografia disponíveis no mercado, dos conceitos fundamentais, passando por composição e técnicas mais avançadas.

Todo estudo é bem-vindo, mas é bom sempre dar um passo por vez. Por isso, para esse primeiro artigo, optamos por mostrar alguns dos livros mais focados na introdução à fotografia.

E como viram, muitos são até cursos por escrito, valendo muito a leitura de quem está querendo ir além do clique sem pensar.

Além do livro grátis que sugerimos nesse mês, existem outros bons exemplos aqui, muitos totalmente gratuitos (sem necessidade de assinatura) e outros ótimos exemplares grátis com a assinatura do Kindle Unlimited. Mas lembrando que se não tiver a assinatura, poderá experimentar gratuitamente por 30 dias, clicando aqui, o que permite ler bastante coisa nesse tempo!

Até a próxima!

Julian Nunes

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…