in

A importância do controle financeiro para freelancers

controle-financeiro-freelancers

Controlar as finanças não é atividade exclusiva das grandes empresas. É importante que os empreendedores que trabalham por conta própria façam um gerenciamento financeiro para planejar investimentos, tomar decisões com mais rapidez, verificar os resultados dos seus trabalhos e conter situações de emergência.

Tendo um bom planejamento financeiro, você consegue:

Manter uma reserva para emergências

Todos estamos sujeitos a emergências pessoais, como doenças, um cano quebrado, um carro batido, enfim, coisas da vida.

Com um controle financeiro correto, você pode estabelecer metas que vão te ajudar a economizar e assim, manter um dinheiro destinado a emergências.

Uma sugestão é que freelancers guardem uma porcentagem do que recebem para um “fundo de emergências”. Por mais difícil que seja, é preciso se autodisciplinar para não retirar o dinheiro desse fundo para outros propósitos.

Dessa forma, será possível dormir mais tranquilo, sabendo que se algo acontecer, existe uma reserva destinada a reparar os danos.

Realizar investimentos

Tendo suas finanças sob controle, você consegue investir parte do dinheiro ganho em outros recursos que podem trazer benefícios para você, aumentando sua rentabilidade mensal e auxiliando em novos projetos.

De tempos em tempos um freelancer precisa atualizar sua principal ferramenta: o computador. Um bom planejamento financeiro permite que você destine uma parte da grana para esse tipo de investimento.

Cursos extras, seminários e outras atividades também são considerados investimentos.

Investir na sua qualidade de vida

Alguns profissionais autônomos trabalham horas a fio, sem um descanso. Essa prática, ao longo do tempo, acaba prejudicando a saúde, o bom humor, a disposição e a vida social.

Sendo assim, destine um tempo e uma parte dos seus ganhos para melhorar a sua alimentação, realizar exercícios ou fazer algo que goste. Você se sentirá mais disposto para trabalhar e alcançar seus objetivos!

Sabemos que controlar o orçamento quando se é freelancer pode ser mais difícil pois, não há renda fixa, contudo, é perfeitamente possível, basta você se organizar.

Para facilitar esse planejamento, você pode utilizar ferramentas gratuitas, como Zeropaper, um programa de gestão financeira que vai te ajudar a controlar todas as suas despesas e os seus ganhos de maneira simples e intuitiva.

Imagem da capa via Shutterstock

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.