20 ferramentas gratuitas de SEO para ajudar a aumentar os acessos em seu site

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Todo site quer ser melhor posicionado no buscadores, seja no Google ou até mesmo o Bing. E mesmo se você tem uma loja ou uma empresa de serviços, gerar conteúdo para o seu site ainda é uma ótima estratégia para ter um ranqueamento melhor.

Quando criamos conteúdo online, é essencial desenvolvermos uma estratégia de otimização para motores de busca (SEO: Search Engine Optimization) para que esse conteúdo chegue no usuário final.

Já falamos de algumas dessas técnicas antes, mas nesse artigo separamos 20 ferramentas gratuitas.

Esse tal de SEO pode parecer assustador para quem está começando, mas existem várias ferramentas grátis e muito poderosas que poderão te ajudar a deixar suas páginas mais otimizadas e trazer mais clientes para seu site. Confira 20 dessas ferramentas abaixo.

Busca de palavras chaves

Antes de sair escrevendo sobre o que vier na cabeça, analise as melhores keywords para você poder utiliza-las no seus textos e agilizar sua subida nas posições de busca.

E as palavras chaves são baseadas no que as pessoas buscam, a quantidade dessas buscas e quantos sites já falam delas.

Para facilitar, temos ótimas ferramentas que nos ajudam com essa análise, veja:

Ubersuggest

Ubersuggest é uma ferramenta SEO gratuita criada para ajudar a gerar novas ideias de palavras-chave.

O Ubersuggest foi originalmente criado como uma ferramenta para remover os termos sugeridos pelo Google. Mais pra frente foi adquirida pelo empresário Neil Patel, que expandiu significativamente o conjunto de recursos.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Sitechecker

O Sitechecker também é uma ótima alternativa que, além dos serviços padrão como auditoria de site, análise de posições e verificação de backlinks, também oferece recursos como integração do Google Analytics e Google Webmaster Tool, extensão do Chrome, com a qual você pode auditar a página no navegador e monitoramento constante do site.

Você poderá testar a ferramenta gratuitamente pode 7 dias, sem a necessidade de inserir o cartão de crédito.

Answer the Public

A maioria das ferramentas de SEO trazem seus resultados do mesmo lugar: Google Keyword Planner. Mas nem todas as perguntas são feitas no Google.

Isso que faz essa ferramenta ser diferente. Ela vai também vai buscar perguntas feitas em fóruns, blogs e nas mídias sociais, trazendo combinações muito úteis para ideias de novos conteúdos.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Google Trends

Como o nome sugere, o Google Trends ajuda você a rastrear a popularidade de tópicos e tendências do setor.

Use esta ferramenta para identificar as tendências atuais e use essas informações para desenvolver estratégias de marketing de conteúdo relevantes e assertivas.

Clique aqui ou na imagem para acessar.

Caso queira aprender detalhes sobre a ferramenta, confira também nosso tutorial de como utilizar o Google Trends como ferramenta de marketing.

Modo Anônimo do Google

Quando você pesquisa no google.com.br sempre vai aparecer pesquisas relacionadas ao que você já pesquisou anteriormente ou os termos que já digitou. Mas se você fizer isso em uma janela anônima trará uma lista de todas as opções de preenchimento automático mais conhecidas.

Essas combinações de palavras podem ser muito úteis para que encontre um tema que gostaria de falar, já sabendo que ele é um assunto possivelmente bem buscado.

O modo de navegação anônima também pode ajudar a ver sua verdadeira posição na página de resultados de um termo.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Reddit Keyword Research Tool

Esta ferramenta pode capturar palavras e frases do Reddit que tendem a aparecer em sub-Reddit específicos.

Sendo assim, se você sabe onde seu público-alvo está no Reddit, esta é uma mina de ouro de ideias para palavras-chave e temas de conteúdo.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

People Also Ask

Esta ferramenta gratuita pode levantar questões que aparecem na seção “Também perguntadas” dos resultados de pesquisa do Google.

No geral, essa é uma ferramenta muito boa para encontrar palavras-chave um pouco fora dos padrões.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Ferramentas para Link Building

Esse termo em inglês, sem tradução específica para português, representa um conjunto de técnicas que podemos utilizar para fortalecer uma ou mais páginas a partir dos links que saem ou são direcionados para ela.

Isso quer dizer que se você tem um produto, artigo ou página sendo referenciado em um site com uma boa autoridade (já bem posicionado nas buscas), essa página ganhará relevância.

Diversas ferramentas podem ser úteis nessa análise, confira algumas:

Ahrefs Backlink Checker

A versão gratuita do Ahrefs Backlink Checker mostra os 100 principais backlinks para qualquer site ou URL, bem como o número total de backlinks e domínios de referência (links de sites exclusivos), nível de domínio (DR) e classificação de URL.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

SEM Rush

Semelhante às outras ferramentas mencionadas acima, SEM Rush tem uma versão gratuita de suas ferramentas com mais recursos.

SEM Rush não é usado apenas para link building, mas também fornece pesquisa de palavras-chave, revisão SEO de página, otimização de conteúdo, rastreamento de classificação e mais ajuda.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Link Explorer

A versão gratuita do Link Explorer permite que você visualize rapidamente todas as análises de links, incluindo os links mais influentes que aparecem no domínio e os links que direcionam para as suas páginas.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Análise de páginas

Seu site precisa ser eficiente em vários aspectos: conteúdo relevante, tempo de carregamento, funcionar bem em smartphones e não conter erros que possam ser evitados.

E para ver se sua página está eficiente nesses pontos, temos várias ferramentas que poderão te ajudar:

GTmetrix

GTmetrix é uma ferramenta que permite verificar a velocidade de carregamento do seu site.

A velocidade do site é algo muito levado em conta pelos buscadores no seu posicionamento e hoje é mais importante do que nunca, já que a capacidade de atenção das pessoas está cada vez menor.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Google Search Console

O Google Search Console (GSC) era o finado Google Webmaster. Ele pode te ajudar a entender como o Google rastreia e indexa seu site.

Para usar o Google Search Console, crie uma conta e adicione seu site como um atributo da conta.

Depois de adicionar um domínio, confirme se você é o proprietário do site antes de acessar todos os seus recursos.

Entre esses recursos, você pode encontrar informações do número de pessoas que visitam o site e como encontram o site, se mais pessoas estão visitando o site em dispositivos móveis ou computadores desktop e quais páginas do site são mais populares.

Ele também pode ajudá-lo a encontrar e corrigir erros de sites, enviar sitemaps e criar e verificar arquivos robots.txt.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Google Analytics

Para entender se seu trabalho de SEO é eficaz, você precisa analisar a capacidade de encontrar seu site para ver onde está o tráfego.

Após a otimização, você pode notar um aumento no tráfego, mas esse tráfego pode vir de outras fontes, como mídias sociais.

O Google Analytics fornece informações detalhadas sobre os visitantes do seu site e atividades em tempo real.

Usando sua conta do Google existente, faça login no Google Analytics e conecte-se ao seu site.

Para obter as informações de SEO mais úteis, emparelhe-as com sua conta do Console do Google e depois de vincular essas duas ferramentas, você poderá ver as palavras-chave que as pessoas usam para encontrar seu site, determinar a taxa de cliques dessas palavras-chave e muito mais.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Google PageSpeed Insights

O PageSpeed ​​Insights, também conhecido como PSI, é uma ferramenta do Google usada para avaliar a velocidade de carregamento de páginas da web, semelhante ao GTmetrix.

Após a avaliação, a ferramenta separa as pontuações de desempenho de dispositivos móveis das de desktops e também fornece sugestões práticas para otimizar a velocidade da página. Isso torna o PSI uma solução intuitiva e fácil de usar, sem falar que é grátis.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Animalz Revive

Animalz Revive pode te ajudar a encontrar conteúdo antigo em seu site que precisa ser atualizado, dizendo exatamente quais artigos do site requerem mais atenção.

Isso pode poupar muito esforço em escrever novos artigos, sendo que muitas vezes você já tem um conteúdo que pode ser melhorado e melhor colocado nas buscas.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Dareboost

Dareboost não é estritamente uma ferramenta de SEO. No entanto, ele analisa seu site e descobre os fatores que afetam indiretamente o SEO, como velocidade de carregamento do site e segurança.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Siteliner

O Siteliner verificará se há alguns dos problemas de SEO mais comuns, como páginas bloqueadas, redirecionamentos confusos e links corrompidos.

Você também pode comparar a velocidade de carregamento e o tamanho da página do seu site com a velocidade de carregamento de outros sites no banco de dados do Siteliner.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Plugins de WordPress

Existem diversos CMS (Content Management System: Sistema de gerenciamento de conteúdo), mas é inegável que o WordPress é o mais utilizado e o que contém mais ferramentas disponíveis (não vou entrar no mérito e comparação com outros sistemas).

Então, se o seu site foi feito em WordPress, existem diversos plugins úteis para ajustar as suas páginas e otimiza-las ao máximo. Confira alguns:

Yoast SEO Plugin

O plugin Yoast SEO é o maior do segmento. Ele permite que você otimize facilmente seu site WordPress e identifique lacunas de conteúdo.

Se o seu site é executado no WordPress, basta buscar no diretório de plugins, instalar e ative o  Yoast para começar no passo a passo que eles irão te guiar.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

The SEO Framework

Acho o sistema de cores do SEO Framework mais intuitivo para quem estiver buscando os posts que devem ser melhorados em seu site WordPress, podendo ser um plugin muito útil para essa revisão.

Sendo assim, vejo como um bom plugin para iniciantes, mas obviamente pode ser útil para usuários avançados que desejam colocar a mão na massa, já que tem a API aberta.

O SEO Framework fornece alguns recursos mais avançados com a ajuda de extensões.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Rank Math Plugin

O RankMath é um plugin relativamente novo no WordPress, lançado no final de 2018.

Embora o plugin de SEO seja novo, Rank Math vem da equipe de uma equipe que desenvolve outras soluções muito eficientes, a MyThemeShop.

Desde o seu lançamento, o Range Math ganhou popularidade rapidamente, brigando aí com grandes players mais antigos, como o Yoast. Em menos de dois anos, seu número de instalações aumentou de quase zero para mais de 500.000 sites.

O Rank Math oferece até mais opções na sua versão gratuita do que o Yoast, isso não significa necessariamente que seja melhor, já que nem sempre você vai precisar usar esses recursos extras. Mas vale a conferida no site deles e no diretório de plugins.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Broken Link Checker

SEO é muito mais do que preencher páginas e posts com um grande número de palavras-chave.

Uma das coisas que precisamos tomar cuidado para manter nosso bom posicionamento é se existem links quebrados em nossas páginas.

Quando o Google encontra um link quebrado (um link para uma página 404), ele o reconhece como uma experiência desagradável para o usuário. Afinal, seus clientes não estão interessados ​​em visitar páginas em branco.

E removendo esses erros encontrados pelo plugin Broken Link Checker, você ganha alguns pontos e pode continuar trilhando seus caminho para a primeira página nas palavras chaves que deseja.

Clique aqui ou na imagem para conferir.

Conclusão

A otimização das suas páginas não vai acontecer simplesmente ativando uma ou outra ferramenta, mas é algo constante e analítico que você precisa realizar em cada página que deseja otimizar.

Por isso, não espere uma solução mágica que alguns lugares costumam vender. Apesar de existirem ferramentas que agilizam e facilitam o processo, como algumas que vimos, o resultado não vem sempre de um dia para o outro.

Em resumo, tenha perseverança! Usando as melhores estratégias, trabalhando em conjunto com suas redes sociais e focando em alguns nichos, você conseguirá bons resultados.

Até a próxima.

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Este artigo foi escrito por:
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Julian Nunes

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