in

Faça a F.O.F.A.

Antes de tudo, você sabe o que é a F.O.F.A? Não? Deixa que eu te explico. F.O.F.A é a sigla para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, também é conhecida como SWOT e é uma importante parte da análise de mercado (os marketeiros de plantão sabem bem do que estou dizendo!)

fofa-forca-oportunidade-fraqueza-ameaca

Superficialmente falando, no marketing, a F.O.F.A. é o fechamento e cruzamentos dos dados coletados sobre o macro, micro e ambiente interno. Aqui faz-se a análise de como as forças internas podem aproveitar as oportunidades, amenizar as fraquezas e apaziguar as ameaças.

Agora você provavelmente está se perguntando o que é que isso tem a ver com você, certo? Bom, em todos os projetos encabeçados, você deve considerar a F.O.F.A. tanto para você mesmo, quanto para seu cliente. Como?

Comece pelo cliente, estude-o, entenda como ele entrega o produto ou serviço para os clientes dele, observe a proposta de valor e qual é a mensagem que ele realmente quer passar quando solicita material de comunicação.

Depois questione-se. Perguntas como: Eu entendi bem qual é mensagem que ele quer passar? Sou capaz de superar as expectativas do meu cliente e dos consumidores dele? Vou atende-lo bem o suficiente para torna-lo fiel? Se todas as repostas foram positivas, prepare-se para abraçar um novo projeto!

Estes passos fazem parte do planejamento interno da agência. Quando você tem a certeza de que irá fazer um bom trabalho, tudo flui melhor: o tempo, a criatividade, os resultados…

É melhor realizar poucos projetos, que serão entregues com qualidade e eficiência, do que ter muitos e não conseguir executá-los bem (Experiência própria, acredite em mim!).

Imagem de capa via Shutterstock

Escrito por Pamela Afonso

Relações-públicas, mineira e membro da feliz geração nascida no início da década de 90. Divide-se em várias paixões: escrever, estar com a família e amigos e passar (muitas) horas assistindo a filmes e séries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…