in ,

Erros em webdesign que devem ser evitados

Quem nunca errou como webdesigner?
Seja por falta de experiência, atenção ou de café, todos nós já fizemos algo que não deu muito certo. Veja a seguir uma lista de 12 coisas que muitos ainda persistem em fazer:

1. Assumir que “se você construir, eles virão” – Mesmo se você conseguir fazer o site “perfeito” você ainda precisa fazer marketing deste projeto. Cada vez mais torna-se importante espalhar a palavra sobre seu site, seja no mundo online ou offline.

2. Misturar publicidade com conteúdo – Pode até aumentar seus cliques a curto prazo, mas quando os usuários acreditarem estar clicando em um link interno e descobrirem que você enganou eles, muitos não vão mais voltar.

3. Usar páginas de introdução – Por sorte, essa tendência tá diminuindo. Quem não se lembra de ter que clicar em um “Clique aqui para entrar” para acessar o site? Seja direto, rápido, objetivo.

4. Vídeos ou música – Se for para colocar vídeo ou música em seu site, não faça tocar automaticamente na hora que a pessoa acessar. Se o usuário quiser escutar sua música ou ver seu vídeo, ele vai escolher fazê-lo. É algo irritante e causa desconforto em quem deixou as caixas de som ligadas no escritório.

5. Não altere as funções do navegador – Não quebre os botões de voltar, avançar ou qualquer outro (como redimensionamento da janela). Algumas pessoas precisam destes botões (quem não possui teclado, por exemplo – entre estes grupos, deficientes físicos).

6. Não abra links em nova janela – Permita ao usuário escolher o destino dele. Se ele quiser voltar, ele irá. Não adianta prender uma pessoa no seu site.

7. Não sublinhe ou mude as cores do texto normal – Usuários identificam palavras sublinhadas e palavras com outras cores como links. Não confunda eles usando múltiplas cores no seu texto sem fim algum.

8. Seja consistente – Não faça com que cada página interna do seu site seja diferente. Isso inclui cor de texto, fundo, posicionamento de menu e design no geral.

9. Evite cores fortes e brilhantes – Faça com que a fonte seja fácil de ser lida com o fundo escolhido. Lembre-se de que só por que você consegue ler o texto rosa-choque no fundo amarelo-vivo, não quer dizer que todos conseguem.

10. Não force um registro se não for necessário – Não force os usuários a fornecerem seu e-mail quando não é absolutamente necessário. Ponto final.

11. Não desabilite o clique com botão direito do mouse – Muitos “webmasters” tentam evitar a cópia de seu texto com esses scripts que bloqueiam o uso do botão direito do mouse. Scripts assim são fáceis de serem desativados, então se alguém quiser copiar, ela irá. Sem contar que isso pode trazer alguns problemas para usuários que usam apenas o mouse para navegação.

12. Otimize o CSS e suas imagens – Otimizando a folha de estilos e imagens vai garantir um tempo menor de download e ocupará menos transferência mensal, te salvando muito dinheiro.

E aí, alguém se identifica com um dos ítens acima? Fiquem à vontade e comentem seus erros.

Texto original aqui.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

2 Comentários

Leave a Reply
  1. Adoreeeeei a lista, perfeito! Dentre as coisas que mais me irrita está o desabilitar o botão direito. Às vezes quero abrir algo em outra aba e pimba! Aquela janelinha irritante……

    Eu sempre usei o “abrir em nova janela” quando indicava sites fora do meu. Agora vc me deixou pensando sobre isso… hehe

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…