in ,

Como criar um efeito de grama para textos no Illustrator

Mais um efeito mais que especial da nossa série de tutoriais para Illustrator.

Aqui vamos ver como podemos criar um efeito que simula grama para nossos textos ou qualquer tipo de formas. Use esse conceito como referência para outros efeitos e se surpreenda com o que poderá fazer!

Confira o passo a passo abaixo.

Mãos ao Illustrator

Crie um arquivo no tamanho que desejar. Usei 1920×1080 e as medidas das imagens seguintes foram pensadas para esse tamanho.

Escreva uma palavra para o teste. Aqui também optei por uma fonte meio “gordinha”, como a Berlin Sans, para que o efeito ficasse mais orgânico.

Se quiser exemplos de fontes desse tipo, confira algumas opções para download.

Converta o texto em curvas clicando com o botão direito do mouse nele.

Depois, aplique o efeito Papel de Carta dentro da opção Croqui do menu Efeito.

A ideia desse efeito é gerar bloquinhos na textura em que utilizaremos depois para “puxar” a grama para fora. Não alterei os valores do efeito, mantendo-os como na imagem.

Para “fechar” o efeito como uma imagem, use o Expandir aparência, dentro do menu Objeto. E depois transforme-o em vetor novamente pelo Janela > Traçado da imagem

Na opção Traçado de imagem escolhi esses valores circulados em vermelho (Modo Escala de Cinza, Cinzas em 60, Caminhos em 50%, Cantos em 20%, Ruído em 1px e opção Ignorar branco ativada) para voltar a ter a textura editável com uma certo nível de fidelidade.

Vou expandir novamente para poder editar a textura. Essa opção você pode encontrar no painel das propriedades do lado direito.

Usando a varinha mágica, clique em algum cantinho preto para apagar todas as bordas que não vamos usar mais.

Depois, aplique um Gradiente no texto para que cada bloquinho da textura fique com os tons que desejar. No exemplo deixei um verde amarelado na esquerda e um verde mais escuro na direita para dar o efeito sombreado. Também deixei o ângulo do Gradiente em -70º para ficar com a parte escura mais para baixo.

Faça uma cópia do texto para baixo usando o atalho Ctrl + C e depois Ctrl + B. Depois volte a selecionar o texto superior

Para começar a dar a forma para a grama, use o Efeito > Distorcer e transformar > Esvaziar e inflar. Coloque um valor negativo até ficar do jeito que deseja.

Selecione o texto inferior agora pelo painel camadas e pinte-o da cor da terra. Usei um marrom bem escuro para isso

E com ele ainda ativo, aplique o Efeito > Estilizar > Difusão para suavizar as bordas da “terra” em volta da grama.

Se quiser criar um plano de fundo com um pouco de textura como no exemplo, eu usei um retângulo marrom abaixo de tudo com o Efeito > Artístico > Esponja, deixando todos os valores do efeito no mínimo para criar uma textura sutil.

No texto superior, para começar o acabamento, apliquei o Efeito > Estilizar > Sombra para dar mais profundidade na imagem. Selecione a opção Visualizar do efeito e configure como achar melhor.

E para a grama não ficar muito reta e espetada, usei o Efeito > Distorcer e transformar > Torcer, com um ângulo maior de 30º para que comece a ficar com as folhinhas bem inclinadas.

Resultado:

Como vimos no tutorial do efeito de fumaça, podemos conseguir resultados muito além do padrão vetor chapado ao usar linhas e efeitos que muitas vezes passam despercebidos.

Esse efeito em particular é também muito utilizado para criar pelagem de animais e texturas de pelos no geral, sendo muito versátil.

Foram muitas ferramentas abordadas. Se você sentiu que precisa se aprofundar mais na base do Illustrator antes de aproveitar tudo que podemos fazer com ele, confira nosso curso online completo de Illustrator, que irá te ajudar a dominar as ferramentas do programa.

Até a próxima!

Julian Nunes

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…