in ,

Designer cria baralho de poker para ensinar os princípios do design gráfico

Você já pensou em aprender os principais conceitos do design enquanto joga poker tranquilamente com os seus amigos?

O designer gráfico canadense Ben Barrett-Forrest teve esta ideia e a partir dela criou um baralho de cartas que ao mesmo tempo serve como um guia prático para o design gráfico chamado de The Design Deck (“O Baralho do Design” em tradução livre).

Originalmente um bem-sucedido projeto no Kickstarter – a campanha foi financiada por 900 pessoas que contribuíram com mais de 25,000 dólares canadenses – a ideia principal de Ben consistiu em criar um baralho que ajudasse a todos, quer eles trabalhem ou não com design, a aprender os aspectos mais importantes sobre o tema.

O baralho contém informações essenciais e interessantes para leigos e profissionais. Desde inúmeras estratégias para um bom design, passando pela terminologia do design, informações e frases de designers famosos, princípios e conceitos do design e até mesmo diversos dados fundamentais sobre tipografia.

De acordo com o inventor, utilizar o baralho para jogos de poker é uma das formas mais simples e práticas de aprender os princípios essenciais do design gráfico. Já que mesmo que o jogador não esteja ativamente prestando atenção nas cartas, a informação contida nelas será mais facilmente transmitida devido ao grande tempo dispendido nos jogos.

Como Don Norman bem exemplificou no agora clássico livro “O Design do Dia a Dia”, o design está presente em diversas partes importantes das nossas vidas e em literalmente todos os objetos com os quais interagimos diariamente.

Sendo assim, saber um pouco mais sobre os seus princípios e o porque deles serem como são definitivamente será útil para pessoas de todas as áreas.

Cada uma das 52 cartas apresenta um pedaço de informação útil junto de um exemplo visual, de modo que ambos se complementem e formem uma explicação bem equilibrada do assunto. Isto permite que as informações sobre o design sejam transmitidas de maneira destilada e sucinta e que o conteúdo das mensagens seja facilmente assimilado por qualquer um.

Como afirmou o criador do baralho, a melhor maneira para realmente aprender é utilizá-lo para jogar com seus amigos e conhecidos. No poker moderno existem duas principais formas bem diferentes de se jogar: o texas hold’em e o omaha,cada uma deles enfatiza habilidades e abordagens diferentes e prioriza diferentes tipos de estratégia.

A diferença mais notável entre estes dois estilos predominantes é o número total de cartas que serão distribuídas para cada um dos jogadores.

Apesar de no final de uma rodada em qualquer um dos estilos os competidores poderem formar jogos com até cinco cartas, no texas hold’em cada um deles receberá apenas duas cartas antes do flop, enquanto no omaha, cada jogador terá quatro cartas. Isto faz com que mãos altas sejam significativamente mais frequentes no omaha que no hold’em e muda a dinâmica inerente dos jogos.

Entretanto, assim como diversas áreas do design, que embora possam parecer similares a primeira vista possuem enormes diferenças, esta é apenas uma das diversas particularidades para cada um dos estilos de jogo, que só serão realmente aprendidas lendo e estudando mais sobre o assunto.

Aprender a diferenciar corretamente os diversos estilos de jogo e saber jogar ao menos estas duas formas principais permite obter todos os benefícios de raciocínio lógico que o poker pode trazer e aproveitar a melhor experiência possível de conhecimento que pode ser adquirido por estas cartas diferenciadas.

Hoje o baralho pode ser adquirido neste site por 19,90 dólares mais o preço do envio da mercadoria para o Brasil, que custa a partir de seis dólares e pode variar dependendo da sua região.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…