in

Como usar uma Fan Page para divulgar seus serviços

como-usar-fan-page

Se você é um designer, ilustrador ou mesmo um programador freelancer, talvez tenha uma Fan Page com sua marca para divulgar seus serviços.

Porém, o que muitos acabam errando neste aspecto é a forma como seus serviços são divulgados. Por usar uma Fan Page de modo errado, muitos profissionais acabam freando o aumento de fãs e diminuindo consideravelmente o engajamento.

Portanto, como você pode usar uma fan page de modo correto para divulgar seus serviços? Fique com algumas dicas:

Não exagere na autopropaganda

Pode parecer contraditório, mas se você tem uma Fan Page com o objetivo de se autopromover, cuidado com a autopropaganda.

Seguir uma página que só diz coisas como “olha como eu sou bom”, “veja as coisas que eu faço” é um verdadeiro (desculpem a expressão) pé no saco.

Portanto, antes de se autopromover, procure levar conteúdo de qualidade para os seus fãs. Postar e compartilhar notícias e dicas relevantes fará com que as pessoas sigam sua página espontaneamente pelo conteúdo que ela oferece. Conseguir fãs engajados é a melhor forma de se autopromover.

Cuidado com os comentários de amigos e parentes

No começo é normal convidar seu círculo de amigos e parentes para curtir sua nova página. Mas, é preciso uma grande dose de cautela nesse aspecto.

Comentários “engraçadinhos” de amigos e parentes podem ser irrelevantes em seu perfil pessoal. Porém, em sua página profissional, tais comentários podem “queimar seu filme”.

Portanto, assim que perceber essa tendência em algum amigo ou parente, peça educadamente para ele não fazer isso. Explique que a fan page é algo sério, profissional. Se o engraçadão continuar, é simples: clique no botão “banir”.

Mostre os bastidores do seu trabalho

Não se limite a mostrar somente o resultado final de alguns trabalhos. Algumas fan pages tem mostrado todo o processo criativo que levou ao resultado final, e isso é algo que costuma criar bastante engajamento.

É o caso, por exemplo da Industrial Hed, um estúdio de criação de Porto Alegre, cuja página no Facebook mostra os processos criativos de desenvolvimento de diversas marcas.

Não tenha medo de ensinar

Use sua Fan Page para propagar conhecimento. Vídeo-aulas e tutoriais são muito bem aceitos e seus criadores ganham reputação na área.

Não pense que espalhar conhecimento fará com que as pessoas “roubem” suas habilidades. O efeito é justamento o contrário: ao se tornar uma referência, a procura por seus serviços aumentará drasticamente, desde que a qualidade do material que você ofereça seja realmente muito boa.

Se você ainda não tem uma página de fãs no Facebook, que tal começar uma estratégia para atrair fãs e divulgar seus serviços?

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.