in ,

Como o trabalho de relações públicas pode aprimorar o design?

Antes de tudo, você sabe o que é Relações Públicas? RP é o profissional responsável por elaborar decisões estratégicas para fazer com que todas as ações funcionem de maneira integrada e harmoniosa. É ele que lapida a boa imagem e alinha a reputação da empresa ou do profissional frente aos seus respectivos públicos, conectando relacionamento e conteúdo.

Como sabemos, todos os elementos que compõem a identidade visual, que o designer cria, estão completamente entrelaçados ao resultado final e ao feedback recebido. É aqui que o RP entra, ajudando o designer a entender melhor o desejo e a necessidade do cliente e as expectativas dos stakeholders, em relação à marca que está passando por um processo de branding ou re-branding

Quando a empresa do cliente e toda sua cadeia é bem entendida, os ruídos de comunicação e as chances de insucesso são reduzidos. A equipe de relações públicas, além de outros trabalhos, fará o mapeamento completo dos públicos, dando ao designer os detalhes minuciosos sobre cada um deles, facilitando, assim, todo o processo criativo.

relacoes-publicas-design-grafico-valor

É claro que a participação do RP não é definitiva no sucesso do projeto final. Assim como todas as outras profissões envolvidas no processo de criação, o relações-públicas é um facilitador. Cabe ao designer entender o trabalho feito por ele, para que tudo seja sintetizado da melhor maneira visual.

Eu sou relações-públicas e, para finalizar, vou dar uma dica aos designers de plantão: assim como seus colegas de profissão – que fazem parte dos meus projetos – me ajudam a ser mais rigorosa ao observar pequenos detalhes; como RP, eu os ajudo a pensar de uma maneira mais ampla e, ao mesmo tempo, estratégica, quando tratamos de públicos. Esta é, com certeza, uma parceria que vale a pena, por isso irei preparar mais textos que abordam RP e design! Espero que gostem!

Fontes das imagens:
Capa: Shutterstock
Ilustração do artigo: Pamela Afonso

Escrito por Pamela Afonso

Relações-públicas, mineira e membro da feliz geração nascida no início da década de 90. Divide-se em várias paixões: escrever, estar com a família e amigos e passar (muitas) horas assistindo a filmes e séries.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…