A Copa do Mundo está chegando e a cada dia que passa é mais comum vermos materiais publicitários que utilizam fotografias e ilustrações que remetem ao clima festivo com muito verde e amarelo.
Para muitos, isso é simplesmente algo que se repete de quatro em quatro anos no meio publicitário, mas alguns já perceberam uma grande oportunidade de faturar alto nessa época.
Pense da seguinte forma: onde agências e designers buscam imagens para suas peças publicitárias sobre a copa? Na maioria das vezes em um banco de imagens, certo?
E quem fornece o conteúdo para esse banco? É aí, caro ilustrador, caro fotógrafo, que você entra.
Lembre-se que a demanda por esse tipo de material aumenta (e muito) especialmente nessa época do ano.
Ao disponibilizar seu material para que outros possam comprar a licença e utilizarem em seus trabalhos você estará praticamente criando um meio de faturamento em larga escala e o melhor de tudo: 100% automatizado, aproveitando a alta demanda.
Onde posso disponibilizar o material que produzo?
Vários bancos de imagens aceitam o upload de material para ser vendido para o cliente final.
Um deles é o Adobe Stock, que tem um diferencial enorme: suas imagens podem aparecer diretamente nos aplicativos da Adobe como Photoshop e Illustrator, podendo ser licenciadas diretamente por meio desses programas por profissionais do mundo todo.
É só imaginar quantos profissionais criativos utilizam diariamente esses programas e você terá uma base do potencial dessa plataforma.
É muito simples começar a enviar seu material para o Adobe Stock.
Basta entrar com sua Adobe ID (ou criar uma gratuitamente, caso ainda não tenha) e acessar seu painel.
Lá você terá todas as opções para enviar suas imagens, inserir tag’s para ajudar na busca, além de ter os relatórios de vendas em tempo real das suas fotografias ou ilustrações.
Um exemplo real
Alguém que soube aproveitar muito bem esse momento foi o publicitário e fotógrafo Filipe Frazão.
Você deve lembrar de ter visto pelo menos uma de suas fotografias em alguma peça publicitária na copa de 2014.
O sucesso de suas imagens foi tanta que saiu até matéria no G1 sobre ele.
Que tal experimentar esse mercado e tentar fazer o mesmo para a copa desse ano?
Você pode produzir fotografias ou ilustrações de torcedores vestindo a camisa de várias seleções, com várias expressões faciais, por exemplo.
Faça o teste cadastrando-se no Adobe Stock e enviando seu material para a plataforma. Depois da copa, volte aqui e conte pra gente se a experiência valeu a pena!