in

Adobe removerá Photoshop Sketch e Illustrator Draw das lojas de aplicativos mobile

A Adobe parece estar empenhada atualmente em remover aplicativos antigos lançados no mercado.

Não muito tempo atrás, a empresa removeu o Photoshop Fix e o Photoshop Mix da App Store. Agora a empresa também lembrou aos usuários que eles removerão o Photoshop Sketch e o Illustrator Draw do iOS e Android nos próximos meses.

De acordo com um documento publicado pela empresa, a Adobe diz que o motivo por trás da remoção dos aplicativos é que a maioria dos recursos já foi trazida para seu aplicativo Adobe Fresco.

“Tudo o que você adora no Photoshop Sketch e no Illustrator Draw foi combinado no Adobe Fresco. Se você estiver usando o Photoshop Sketch e o Illustrator Draw, a Adobe o incentiva a aproveitar as poderosas e abrangentes ferramentas de desenho e pintura do Adobe Fresco. ”

Isso significa que, em vez de ter que manter vários aplicativos que compartilham funcionalidades semelhantes, os usuários podem simplesmente mudar para o Adobe Fresco.

Você pode obter mais informações sobre a descontinuidade dos aplicativos na página oficial da Adobe. O aplicativo oficialmente não terá mais suporte no dia 10 de janeiro de 2022, mas provavelmente você poderá continuar usando-o depois disso.

Adobe também descontinuou o Photoshop Mix e o Photoshop Fix

Caso você ainda não saiba, além da versão principal do Adobe Photoshop que está disponível na App Store, a Adobe já havia lançado aplicativos como Photoshop Mix e Photoshop Fix, mas recentemente a empresa também aposentou os dois projetos.

Para muitos, isso não é nenhuma surpresa. Isso porque a Adobe não lançou nenhum atualização para os dois aplicativos há anos. O Photoshop Mix, por exemplo, foi atualizado pela última vez há cerca de 3 anos.

Esses aplicativos foram projetados para serem um tipo de Photoshop gratuito, embora a maioria dos recursos fossem limitados e não fossem projetados para serem ferramentas de edição de imagens abrangentes.

Os aplicativos refletem uma época em que a Adobe realmente não sabia como entrar no mercado móvel, preferindo declinar sua marca Photoshop em vários pequenos aplicativos em vez de se lançar na adaptação de todo o seu software principal.

Todos os aplicativos que serão descontinuados começaram a ser removidos da App Store e da Play Store há alguns meses, porém alguns usuários, em determinadas localizações geográficas, ainda conseguem baixá-los.

As empresas de software muitas vezes limitam o acesso de determinados conteúdos de acordo com a localização dos usuários. Mas, felizmente, é possível burlar essas restrições através de uma rede virtual privada na maioria dos casos.

Você pode conferir essa lista dos melhores VPNs gratuitos por especialistas da Wizcase para ficar por dentro dos detalhes e, quem sabe, baixar e se despedir dos aplicativos que se aposentarão em breve.

A mudança atribui novas responsabilidade para o Adobe Fresco

O Adobe Fresco é o novo aplicativo recomendado para desenho/pintura em dispositivos de toque e caneta. O aplicativo visa ajudar os criativos a liberar sua criatividade onde quer que a inspiração surja.

Para artistas, ilustradores, animadores, desenhistas e qualquer pessoa que queira descobrir – a alegria de desenhar e pintar.

O Adobe Fresco reúne a maior coleção do mundo de pincéis vetoriais e raster, além de novos pincéis dinâmicos, para oferecer uma experiência de pintura e desenho totalmente natural.

Basta fazer o download do aplicativo e começar a desenhar/pintar aproveitando a incrível coleção de pincéis da Adobe.

Adobe Fresco é para novos artistas e artistas experientes

Todas as ferramentas indispensáveis de que os ilustradores precisam para seu fluxo de trabalho estão no aplicativo. Você pode personalizar facilmente a interface do programa e colocar a barra de ferramentas à esquerda ou à direita de sua área de trabalho.

A coleção de pincéis é extensa. Você obtém inúmeros pincéis sofisticados para suas diversas necessidades: esboços, ilustrações, aquarela, pinturas a óleo, colagens e muito mais.

Os documentos do Adobe Fresco são sincronizados com sua conta na Creative Cloud (CC). Isso permite que você também possa trabalhar perfeitamente com eles no Photoshop. Você também pode transferir seus documentos para o Illustrator e preservar as camadas do seu trabalho.

Se você for um usuário do Adobe Photoshop Sketch ou Adobe Ilustrador Draw, poderá migrar automaticamente seu trabalho para o Adobe Fresco na primeira vez que entrar no aplicativo.

Recursos gratuitos

  • Mais de 50 pincéis do Photoshop, pincéis vetoriais e novos Live Brushes exclusivos;
  • Acesso aos seus pincéis personalizados do Adobe Capture e outras bibliotecas;
  • Ferramentas poderosas para a criação, incluindo seleções, máscaras, camadas e grupos de camadas;
  • Vídeo de timelapse que você pode exportar para reproduzir sua criação;
  • Exportação fácil de seus arquivos como PNG ou JPEG;
  • Conteúdos de aprendizagem passo a passo.

Recursos premium

  • Uma biblioteca expandida de mais de 1.000 pincéis;
  • 100 GB de armazenamento em nuvem;
  • Novos pincéis trimestrais;
  • Capacidade de importar pincéis (arquivos ABR).

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.