Para aqueles que tem interesse na criação de marcas, o livro “The philosophy of Branding” de Thom Braun dá algumas dicas entre a criação do produto em si e de ideias de grandes filósofos do mundo.
Aposto que você nunca tinha pensado que poderia haver uma ligação tão palpável entre elas,né?
O autor faz, de maneira dissertativa-argumentativa algumas citações acerca da filosofia e a história da humanidade e como esses itens podem refletir na hora da criação e, dessa maneira, entendendo e fundamentando os ideais filosóficos-humanista para que os projetos sejam bem executados.
Confira abaixo uma seleção de 13 dicas retiradas do livro.
1. Nada é estável no mundo em que sua marca existe (HERÁCLITO)
Este conceito reforça que sua marca deve ser gerida na perspectiva de um fluxo contante, mutável e adaptável.
2. Ponha tudo em causa (SÓCRATES)
Não ache que tudo está garantido e, principalmente, não aceite algo que não sinta que é verdade.
3. A dualidade da natureza (PLATÃO)
A natureza da marca deve estar sempre suscetível a mudanças e ao mesmo tempo manter seus ideais.
4. Para quem é a marca? (ARISTÓTELES)
Muito óbvio,né? Essa pergunta ajuda a direcionar o foco do produto.
5. Identifique o núcleo da marca (DESCARTES)
Compreender o cerne da marca e o tipo de motivação que ela ativará.
6. As propriedades da marcas o que os consumidores pensam dela, não podem ser tratadas de formas separadas (SPINOZA E LEIBNIZ)
A opinião do consumidor sobre a marca está sempre relacionada com suas características, isto também é chamado de transparência.
7. Estabeleça de forma clara as diretrizes da marca sintonizando-as com o presente (LOCKE)
É importante alinhar o espaço-tempo da marca, pois é uma das melhores formas de conquistar e fidelizar clientes.
8. Não seja tão lógico nem racional (HUME)
Tudo tem o seu limite, não abuse demais do sentimentalismo ou do racionalismo.
9. A razão não é a resposta (RUSSEAU)
Resgatando o item 8, leve em consideração TAMBÉM as emoções.
10. Você não sabe tudo sobre os consumidores (KANT)
Afinal, eles são e sempre serão uma caixinha de surpresas. É mais fácil entender, mas nunca será possível conhecer a fundo.
11. A mudança pode ser acelerada (HEGEL)
Algumas mudanças inclusive exigem isso.
12. Os valores estão no centro da marca (NIETZSCHE)
Eles não são meros apêndices, mas o carro chefe da criação.
13. Se dedique a vários aspetos (WITTGENSTEIN)
Muito podemos fazer pela marca, em diversos pontos. Ao trabalharmos os 4 Ps (produto, preço, praça e promoção), por exemplo, temos no mínimo vários aspectos para nos atentarmos.