in

Banco Central revela design e características da nova cédula de R$200

Muitas pessoas aguardavam com expectativa o visual da nova cédula de R$ 200,00. Alguns designers até mesmo já haviam arriscado um palpite de como poderia ser a nota em suas visões.

Os detalhes do projeto desenvolvido em conjunto pelo Banco Central e pala Casa da Moeda do Brasil foram revelados hoje (02 de setembro) em uma live pelo YouTube.

Essa é a nova nota de 200 reais:

Características

Como já anunciado, o espécime da fauna brasileira que estampa a nova cédula de 200 reais é o lobo-guará, animal escolhido em pesquisa em 2001 junto à população.

As cores predominantes da nova cédula são o cinzas e sépia (marrom amarelado).

A cédula tem exatamente o mesmo tamanho da cédula de 20 reais. A escolha do formato preexistente se deu porque não havia tempo hábil para a adaptação do parque fabril caso fosse escolhido um tamanho maior que a nota de 100 reais, por exemplo.

Elementos de segurança

Assim como as outras cédulas, a nota de 200 reais possui elementos de segurança que ajudam na identificação de sua originalidade.

O Banco Central anunciou as características de segurança que são comumente resumidas nas palavras “Veja, Sinta e Descubra”. Confira cada um deles:

“Veja”

Ao colocar a nota contra a luz, é possível ver a marca-d’água, com o a face do lobo-guará e o número 200.

Outro elemento que se revela contra a luz é o “quebra-cabeça” com número 200 dentro.

“Sinta”

A nova cédula de 200 reais também possui auto-relevo nas áreas indicadas nas imagens abaixo, tanto na frente quanto no verso da nota.

“Descubra”

O número 200 da nota possui um efeito de barra rolante, onde ao segurar a nota em determinada posição e mudar seu ângulo de visão, o número mudará de cor, alternando entre tons de verde e azul.

Além disso, a cédula possui o número 200 escondido na frente e no verso, que somente é visível ao colocar a nota nas alturas dos olhos, na posição horizontal, em um local bem iluminado.

Acessibilidade

A cédula de 200 reais possui barras em relevo pronunciado no canto inferior direito que auxiliam portadores de deficiência visual na identificação da nota. O sinal da nota de 200 reais são três barras inclinadas.

Além disso, para auxiliar a identificação da cédula por pessoas com visão subnormal, foram escolhidas cores contrastantes com as demais cédulas e foram mantidos os números 200 de tamanho grande.

A nova cédula será colocada em circulação à medida em que a demanda for identificada. Em 2020 serão produzidas 450 milhões de cédulas de 200 reais.

Será feita uma campanha de utilização pública (com investimento de 20 milhões de reais) que será veiculada na TV aberta, rádio, mídia exterior digital e mídias digitais à partir de hoje até o final de setembro.

E aí, o que achou do design e das características da nova cédula de 200 reais? Deixe seu comentário abaixo!

Guilherme Dantas

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…