in ,

Onde baixar fontes gratuitas? Confira os 20 melhores sites

Se você é designer ou qualquer outro profissional que trabalha com criação, provavelmente já precisou baixar fontes para seus projetos.

Encontrar sites seguros e de qualidade pode ser um desafio, por isso nós selecionamos 20 sites que oferecem ótimas opções de fontes gratuitas, que podem ser facilmente baixadas.

Sempre é bom lembrar que, antes de baixar qualquer fonte, é importante ficar atento à sua licença caso precise utilizá-la em trabalhos comerciais. No final desse artigo explicaremos melhor a diferença entre fontes livres para uso pessoal e fontes livres para uso comercial.

Sendo assim, confira nossa lista!

1. Google Fonts

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 1: Google Fonts

A biblioteca de fontes gratuitas do Google é um verdadeiro paraíso por quem busca diversas opções de fontes de letras de diferentes estilos. Você pode navegar entre as categorias Serif, Sans Serif, Display, Handwriting e Monospace para encontrar a fonte perfeita.

Acesse o Google Fonts


2. Dafont

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 2: Dafont

Uma outra opção bastante conhecida é o site Dafont, que conta atualmente com mais de 60 mil fontes (sendo mais de 20 mil com acentos) e divididas em diversas categorias.

Acesse o Dafont


3. Font Squirrel

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 3: Font Squirrel

A proposta do Font Squirrel é oferecer apenas fontes 100% gratuitas para uso comercial, o que facilita muito a vida de quem procura fontes para usar em seus projetos.

Acesse o Font Squirrel


4. Font Space

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 4: Font Space

O site Font Space surpreende pela quantidade de fontes disponíveis (mais de 83 mil), com diversas opções de filtros, como fontes populares, livres para uso comercial, ordem alfabética e ainda categorizadas em diversos estilos.

Acesse o Font Space


5. Urban Fonts

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 5: Urban Fonts

A sessão de fontes gratuitas do Urban Fonts conta com milhares de opções divididas em diversas categorias, o que facilita bastante a busca.

Acesse o Urban Fonts


6. FontStruct

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 6: FontStruct

O FontStruct é na realidade um construtor de fontes à partir de formas geométricas, que permite que qualquer pessoa crie e baixe sua própria fonte. O site conta com uma galeria de fontes que foram criadas e compartilhadas com a comunidade.

Acesse a galeria do FontStruct


7- The League of Moveable Type

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 7: The League of Moveable Type

O site The League of Moveable Type se descreve como a primeira fundação de fontes de código aberto. Criado em 2009, o site tem por objetivo disponibilizar fontes de qualidade e livres de direitos autorais.

Acesse o The League of Moveable Type


8. Font Bundles

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 8: Font Bundles

A sessão de fontes grátis do site Font Bundles oferece diversas opções que podem ser filtradas por categorias. Para baixar, será necessário fazer um cadastro gratuito no site.

Acesse a página de fontes grátis do Font Bundles


9. TypeType

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 9: TypeType

O TypeType possui um projeto criado em 2008 por Ivan Gladkikh que faz parcerias colaborativas com designers com o objetivo de disponibilizar fontes profissionais para os usuários. Todas as fontes pode ser usadas para fins comerciais e pessoais, sem qualquer tipo de limitação.

Acesse o projeto do TypeType


10. 1001 Free Fonts

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 10: 1001 Free Fonts

O site 1001 Free Fonts tem um visual mais antigo, mas ainda assim apresenta uma boa quantidade de fontes que podem ser baixadas de modo muito prático.

Acesse o 1001 Free Fonts


11. 1001 Fonts

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 11: 1001 Fonts

O 1001 Fonts também oferece uma ótima variedade de fontes separadas em diversas categorias, com download bem prático e rápido.

Acesse o 1001 Fonts


12. Action Fonts

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 12: Action Fonts

O Action Fonts é um site simples, mas que oferece boas opções de fontes para download. O destaque vai para sua categoria de fontes famosas, onde você poderá baixar a mesma fonte usada em nomes de séries, filmes e logotipos famosos.

Acesse o Action Fonts


13. Fonts2u

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 13: Fonts2u

Apesar de parecer um pouco confuso, o site Fonts2u oferece mais de 100 mil fontes para download, inclusive em outras línguas como grego, hebreu e chinês.

Acesse o Fonts2u


14. NetFontes

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 14: Net Fontes

O Net Fontes é um serviço gratuito de download de fontes TrueType que conta com mais de 30 mil fontes gratuitas.

Acesse o NetFontes


15. Abstract Fonts

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 15: Abstract Fonts

 

O Abstract Fonts é um site que disponibiliza diversas fontes gratuitas separadas em mais de 60 categorias.

Acesse o Abstract Fonts


16. FFonts

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 16: FFonts

o FFonts conta com mais de 100 mil fontes para download, categorizadas em vários estilos e segmentos.

Acesse o FFonts


 

17. Awwwards

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 17: Awwwards

Apesar de ser um site focado em reconhecer e premiar designers, desenvolvedores e agências em todo o mundo, o Awwwards tem uma sessão de fontes gratuitas que vale a pena ser visitada.

Acesse a página de fontes gratuitas do Awwwards


18. Dribbble

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 18: Dribbble

Que tal procurar fontes diretamente com os designers? No Dribbble você poderá baixar fontes compartilhadas diretamente pelos seus criadores.

Acesse o Dribbble


19. Behance

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 19: Behance

O Behance também é uma boa opção para baixar fontes disponibilizadas pelos próprios designers, apesar de que algumas são oferecidas no modo “demo”, que pode incluir algumas limitações.

Acesse o Behance


20. Designerd

Onde baixar fontes gratuitas? Opção 20: Designerd

Pensou que a gente iria ficar de fora? Não poderíamos deixar de citar nossa categoria de fontes gratuitas, que conta com uma curadoria de diversos tipos de fontes específicas, que com certeza irão ajudar muito em seus projetos.

Acesse nossa categoria de fontes gratuitas


Bônus

Agora que você já conheceu vários sites para baixar fontes gratuitas, talvez tenha algumas perguntas sobre fontes.

Confira algumas dúvidas comuns:

Como fazer o Photoshop ou Illustrator mostrar a fonte que eu baixei?

Muitas pessoas acham que somente por baixar o arquivo da fonte ela já estará disponível nesses programas. Mas não é bem assim. Você precisará instalar a fonte no seu sistema para que qualquer programa possa reconhecê-la.

Para instalar uma fonte, você precisará primeiramente extrair o arquivo (caso esteja compactado) e depois clicar com o botão direito nos arquivos da fonte e escolher a opção “Instalar“, caso utilize Windows.

Se você usa o Mac OS, basta clicar duas vezes na fonte e depois clicar no botão “Instalar Fonte“.

Se as opções acima não funcionarem, provavelmente é porque você precisará seguir outro procedimento de acordo com a versão do seu sistema operacional. Esse passo-a-passo do site Dafont pode te ajudar melhor nessa questão.

O que preciso saber sobre os tipos de licença das fontes que eu baixar?

Ao fazer o download de alguma fonte, você provavelmente receberá junto um arquivo de texto explicando suas limitações de uso.

Em geral, você vai se deparar com dois tipos de licenças: fontes livres para uso pessoal e fontes livres para uso comercial.

Quando a fonte permite apenas o uso pessoal, isso significa que você não poderá utilizá-la em nenhum projeto que envolva lucro, apenas em projetos pessoais, como por exemplo:

  • Usar a fonte como parte de um objeto de decoração da sua casa;
  • Usar a fonte em um cartão de agradecimento ou um convite pessoal;
  • Usar a fonte em um trabalho escolar.

Já quando a fonte permite o uso comercial, significa que você também poderá utilizá-la em projetos de seus clientes, tais como:

  • Usar a fonte em uma estampa de camiseta que será vendida;
  • Usar a fonte para criar um logotipo da empresa de um cliente;
  • Usar a fonte na comunicação visual de um cliente, como flyers ou banners.

Apenas fique atento quanto aos termos de uso de cada fonte, pois algumas possuem exigências extras, como a obrigação de creditar o autor, por exemplo.

Como criar combinações de fontes em meus projetos?

Essa é outra dúvida comum de quem começa a usar muitas fontes diferentes em seus projetos. Ao usar duas ou mais fontes, é preciso que haja harmonia entre elas.

Nós já escrevemos um artigo completo que te ajuda a criar boas combinações de fontes em seus projetos.

Aproveite as fontes que você já baixou e teste as combinações com as dicas desse artigo!

Conclusão

Baixar fontes faz parte da rotina de qualquer designer e é uma tarefa que exige responsabilidade, pois usar uma fonte de modo errado pode trazer problemas.

É sempre bom conhecermos sites especializados em fontes, pois isso facilita muito nosso trabalho. Espero que essas dicas tenham sido úteis para você!

E caso tenha alguma sugestão, fique à vontade para comentar abaixo.

Sinta-se à vontade para compartilhar esse artigo com seus amigos, assim mais pessoas podem ser beneficiadas com essas dicas!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.