Ter em um home office é uma realidade para muitos profissionais e por várias razões é uma ótima maneira de trabalhar. Com uma boa organização de tempo e espaço, você só sai ganhando.

Por isso separamos algumas dicas para quem tem ou está montando seu espaço. Vejam abaixo:

Foco na ergonomia e conforto

Se a mesa for alta ou a cadeira for baixa, tudo estiver longe de você, monitor baixo demais ou pouco espaço para os braços, prepare-se para vários problemas a curto, médio e longo prazo. O lugar onde você vai passar uma boa parte do seu dia útil deve ser totalmente pensado no seu conforto.

Conforto não necessariamente é algo universal, por isso experimente os móveis ou faça adaptações neles para que fiquem na altura correta.

Para evitar inclinar constantemente o pescoço, monitores podem ficar mais altos com uma base, ou mesmo livros por baixo, assim você vai poupar alguns torcicolos desagradáveis.

Sei que a tentação aqui é deixar seu espaço o mais bonito possível, mas a ergonomia deve ser prioridade.

Aproveite as luzes ao máximo

Luz natural é o ideal, mas nem sempre possível. Por isso aproveite qualquer fonte de luz natural que esteja disponível e se posicione de um jeito que ela será bem aproveitada.

Se o reflexo no monitor atrapalhar, existem algumas películas que diminuem esse problema, assim você aproveita a claridade sem se preocupar com a posição da tela.

O bom uso de lâmpadas dedicadas aos locais em que vai passar a maior parte do tempo é também imprescindível. Não é necessário espalhar luz para todo lado, mas luzes pontuais são tanto práticas como fazem um belo efeito visual, além de ajudar a focar apenas na região do trabalho, diminuindo as distrações e evitando forçar os olhos para ler.

Tenha o seu cantinho para relaxar

Quase sempre a criatividade da seus primeiros passos fora da mesa do trabalho. Então ter alguns pontos estratégicos para relaxar e tirar um pouco o foco do trabalho ajudam em vários sentidos.

Mas independente do objetivo do seu cantinho, relaxar é essencial para qualquer pessoa. Por isso o ideal é você criar esse lugar longe da sua mesa.

Suprimentos próximos e sempre disponíveis

Caneta, papel, seus equipamentos e seu combustível (café, talvez), devem fazer parte do seu espaço sem a necessidade de você toda vez ter que sair caçando por eles pela casa. Por isso mantenha seus objetos próximos e organizados.

Para amantes do café, como eu, considere ter uma cafeteira com garrafa térmica ou aproveite os momentos de relaxar para fazer mais café, para não criar mais pausas fora de hora.

A importância inegável das cores

As cores tem uma importância enorme na decoração, tanto em seus efeitos na nossa mente (como cores que ajudam a ficar mais enérgico ou calmo para o trabalho), como também em seu uso para fazer o espaço parecer maior.

Vamos deixar a questão da psicologia das cores para outro momento.

A dica aqui é para ambientes pequenos… Se tudo for branco ou preto, você pode se sentir até mesmo limitado e claustrofóbico, mas experimente inserir alguns detalhes coloridos para que a sensação de espaço seja ampliada e também mais divertida.

Organização é a palavra chave

Foco!

Sem foco não teremos resultados satisfatórios. E não tem como ter foco se em sua volta existe um caos generalizado.

Transforme seu home office realmente em um home office. Independente de ser um espaço no seu quarto ou sala, essa área não pode ter roupas jogadas, pratos sujos e coisas que não tem relação nenhuma com o que estiver fazendo.

Estantes e gavetas são muito importantes para organizar e tirar de vista algumas coisas que não precisam estar no momento.

Plantas? Por que não?

Um estudo feito na Universidade de Queensland, Austrália, mostrou que ter plantas no ambiente de trabalho aumentam em até 15% a nossa produtividade.

Além da vantagem de produção, elas são ótimos itens de decoração e inspiração.

Não precisa ter uma planta que vai te dar trabalho. Tem tantas opções bonitas e práticas em que você só precisa lembrar de rega-la uma vez por semana. Então não tem desculpa. Esse ritual pode ser até bom para momentos de relaxar e, para o bem da planta, coloque na sua agenda.

Viram como é prático ter um home office bonito e organizado? Então aproveite essas dicas e ajuste já o seu e bom trabalho!

Julian Nunes