in ,

7 serviços de armazenamento online gratuitos!

Você já passou por algum aperto na hora de abrir um arquivo com formato não suportado em um computador que não era o seu? Ou então quando você chega no cliente e percebe que o pen drive (ou HD) não está funcionando?

AINDA BEM que hoje nós temos diversas opções de serviços online que não precisamos mais nos limitar a mídias físicas e aos nossos pesados programas de uso diário.

Pensando nisso eu separei alguns dos serviços que na minha humilde opinião poderão quebrar vários galhos quando não estiverem em suas bases de trabalho. Dando assim início a uma série de posts sobre “Facilidades da Nuvem”, começando hoje falando sobre alguns dos mais conhecidos serviços de armazenamento online.

Google Drive

armazenamento-online-gratuito-google-drive

Quantos aqui tem um e-mail Gmail?
Parabéns! Vocês já tem 15GB para utilizar no seu Google Drive totalmente grátis!

Armazenar arquivos em nuvem, hoje, é uma maneira prática e relativamente segura de conseguir deixar seus arquivos de fácil acesso para continuar a trabalhar neles de qualquer outro computador ou até mesmo através de seu app para Android e iOS.

Mas nem tudo são flores… Para os amantes Apple, o aplicativo que vocês poderão instalar no seu OSX ainda tem alguns problemas, fazendo com que concorrentes a seguir ganhem um certo espaço.

Clique aqui ou na imagem para ver

Dropbox

armazenamento-online-gratuito-dropbox

Talvez um dos mais tradicionais serviços de armazenamento, mas não o mais vantajoso em termos de espaço gratuito. Começando com 2GB gratuitos, você consegue facilmente expandi-lo através de indicações e outras tarefas a la “gamming mode”. Cada tarefa cumprida, alguns MBs são adicionados a sua conta free.

Totalmente cross plataform! Isso quer dizer que você poderá instalar em seu PC, Mac, Linux, iOS e Android.

Clique aqui ou na imagem para ver

 

OneDrive

armazenamento-online-gratuito-onedrive

 

Microsoft chegou um pouco atrasada com o SkyDrive (nome anterior), mas com todo seu poderio, não poderia deixar de bater de frente com seus concorrentes diretos.

São 5GB gratuitos, mas com uma ideia parecida com o Dropbox, esse espaço pode ser ampliado realizando algumas tarefas, como a instalação do app em seu smartphone / tablet.

OneDrive está disponível para todas as plataformas!

Clique aqui ou na imagem para ver

 

iCloud

armazenamento-online-gratuito-icloud

Para quem tem devices da Apple, iCloud é a escolha mais natural a se fazer, pois conta com a facilidade de não apenas salvar seus arquivos na nuvem, mas também seus contatos, calendários, notas, fotos e praticamente tudo o que está no seu Mac.

Apenas em ter um Apple ID, você já conta com 5GB gratuitos para utilizar e a atualização para os planos pagos não é das mais caras desse tipo de serviço.

Assim como seu concorrente da Microsoft, quem tem até mesmo uma conta gratuita do serviço, poderá usar os apps para edição de texto, apresentações e planilhas.

Clique aqui ou na imagem para ver

 

Mega

armazenamento-online-gratuito-mega

Do criador do extinto (e polêmico) site de compartilhamento de arquivos MegaUpload, esse serviço vem com diversos outros serviços integrados e oferece um serviço de criptografia elaborado para proteger seus arquivos.

Um dos maiores diferenciais desse serviço até então desconhecido por muitos é a grande capacidade gratuita que oferece. São 50GB para aproveitar!
Você poderá usa-lo também em seu smartphone com tranquilidade.

Clique aqui ou na imagem para ver

 

4Shared

armazenamento-online-gratuito-4-shared

4Shared começou como um site de compartilhamento de arquivos e ainda hoje é amplamente usado nesse sentido. Mas com o passar do tempo, esse novo nicho de armazenamento ficou cada vez mais competitivo e com toda a estrutura já muito bem desenvolvida, não foi difícil para o serviço abrir esse leque.

Hoje é possível salvar até 15GB gratuitamente na sua conta e compartilhar os arquivos com quem quiser.

O serviço também abraça praticamente todos os tipos de smartphone existentes no mercado, inclusive alguns mais antigos.

Clique aqui ou na imagem para ver

 

Amazon Drive

A Amazon não podia perder tempo também e, com toda a estrutura do AWS, entrou entre os players de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem.

Seguindo também a tendência dos seus concorrentes, eles oferecem 5GB no plano gratuito, podendo sincronizar arquivos facilmente entre dispositivos com o app para desktop e smartphones.

Nesse mesmo espaço, você pode também utilizar o Amazon Photos, que vira uma galeria semelhante ao Google Fotos, para seus vídeos e imagens.

Clique aqui ou na imagem para ver

 

Esse artigo é apenas uma opinião pessoal para auxiliar a escolha do serviço de vocês. Não está na ordem de “Top Ranking” e nem mesmo da preferência de quem vos fala. Espero que um ou mais dos serviços mencionados sejam úteis para vocês =)

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…