in

4 dicas para driblar os desafios de ser um Freelancer

desafios-freelancer

Quem trabalha por conta própria pode encontrar algumas dificuldades para conseguir novos clientes e fazer um bom gerenciamento do tempo e dos rendimentos.

Sendo assim, separamos algumas dicas para você driblar os desafios de ser um profissional autônomo. Confira:

Seja disciplinado

Defina as horas do dia em que você vai trabalhar e siga à risca o planejamento, mesmo que esteja fazendo um dia lindo lá fora e tudo o que você quer é sair por aí e se divertir.

Lembre-se que o dinheiro só vai entrar se você produzir. Então resista às tentações e coloque o trabalho em primeiro lugar.

Planeje sempre

Um dos principais desafios enfrentados pelos profissionais liberais e autônomos é o fato de não ter um salário fixo todo mês.

Há períodos em que os ganhos são altos e outros em que são muito baixos. Por isso, é fundamental ter planejamento, principalmente financeiro.

Para te ajudar nessa tarefa, recomendamos que você utilize um gerenciador financeiro como o ZeroPaper. É um gerenciador financeiro gratuito muito elogiado. Inclusive já falamos sobre ele aqui no blog. Clique aqui para ver nossa matéria sobre a Zero Paper.

Estabeleça uma média aceitável de rendimentos e, sempre que você tiver ganhos acima desta faixa, guarde o restante do dinheiro para os meses em que os ganhos ficarem abaixo do esperado.

Tenha organização

Sem um chefe no pé, pode ser bem difícil para algumas pessoas ficarem atentas aos compromissos que tem que cumprir, clientes que precisam ligar e arquivos que devem ser organizados.

Não deixe de anotar seus compromissos em uma agenda eletrônica, que pode ser acessada de qualquer lugar, e antes mesmo de começar o trabalho escreva tudo o que precisa fazer naquele dia. Assim, você não esquece de realizar nenhuma tarefa importante.

Faça networking

Outro grande desafio enfrentado por profissionais autônomos é conseguir novos clientes.

Mesmo aqueles que trabalham no esquema de home office não podem se dar ao luxo de serem antissociais. Fazer networking e estar sempre em contato com outros profissionais da sua área de atuação é uma excelente forma de conhecer clientes em potencial e buscar novos trabalhos.

Com planejamento, organização e dedicação, alcançar o sucesso como freelancer é questão de tempo. Boa sorte!

Imagem da capa via Shutterstock

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.