in ,

3 dicas para você criar o seu site em WordPress


Não é por acaso que o WordPress é uma das plataformas mais recomendadas da atualidade, pois ele se adapta aos mais diversos tipos de projetos.

Se você quer criar um site para a sua empresa, ou um site para divulgar o seu portfólio de trabalhos como freelancer ou até mesmo um blog pessoal ou uma loja virtual, o WordPress é a alternativa ideal.

Entre os motivos para o seu êxito como plataforma preferida por programadores e usuários em geral estão os vários plugins que ele apresenta. Há plugins destinados para diferentes tipos de função.

Outra razão para o sucesso do WordPress é a sua característica intuitiva e responsiva. A interface amigável da plataforma possibilita que usuários iniciantes e experientes possam criar e gerenciar os seus próprios projetos.

Já o aspecto responsivo permite que o seu site ou blog possa ser acessado e visualizado não apenas em computadores desktop, mas também em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Criando o seu site em WordPress

As vantagens que essa plataforma oferece são evidentes, mas para que o seu projeto seja bem sucedido, é fundamental você ter em mente, objetivos bem claros. Qual será a proposta do seu site ou blog? Qual é o público de leitores?

E se for uma loja virtual, é bom pensar na utilização de algumas ferramentas úteis como o certificado SSL, que é um detalhe fundamental para a segurança da sua loja.

Além disso, para que o seu site em WordPress seja tudo o que você (e os seus leitores) espera dele, é pertinente seguir algumas dicas básicas. Veja algumas logo abaixo!

1 – Escolha um bom serviço de hospedagem de sites

O serviço de web hosting é muito importante para que o seu site tenha um bom desempenho e possa cumprir todos os seus objetivos. Por meio de um eficiente plano de hospedagem de sites você terá suporte técnico e vários outros recursos à disposição.

Hoje em dia, como o WordPress é uma plataforma bastante utilizada e requisitada, algumas empresas de hospedagem de site oferecem planos destinados para sites em WordPress. A Weblink é uma delas.

O fato é que aliado a um eficiente serviço de hospedagem, o seu site ou blog em WordPress estará em um ambiente favorável para poder crescer e suportar um elevado volume de tráfego.

Imagine se em um determinado momento o seu site passa a apresentar problemas de carregamento e lentidão. Tal falha poderá espantar a audiência e colocar todo o seu projeto em risco.

Por essa razão que, ao investir em um site nessa plataforma, é importante pensar no serviço de hospedagem mais adequado e acessível para você.

2 – Opte pelo template ideal

Quando o assunto é a aparência do seu site, todo cuidado é pouco, afinal, a identidade visual diz muito a respeito do seu projeto. Sendo assim, é importante optar por um template (tema) que consiga aliar um visual atrativo com boa usabilidade.

O WordPress possui uma vasta galeria de templates à disposição dos seus usuários, todos eles destinados para diferentes tipos de sites e públicos. Além disso, há templates gratuitos e outros pagos, que apresentam mais recursos e vantagens.

No entanto, antes de bater o martelo e escolher qual será o template que será “a cara” do seu site, é importante levar em consideração alguns aspectos relevantes.

Verifique, portanto, se o template que você tem em mente não apresenta problemas. Para isso, consulte avaliações de outros usuários em relação a ele.

O alinhamento das cores com o objetivo do seu projeto, o estilo das imagens e até a existência de alguns recursos básicos são necessários para melhorar o seu site.

3 – Tenha em mente quais plugins utilizar

Assim como os templates, o WordPress é rico em plugins. Esses pequenos programas existem para agregar mais funcionalidades ao seu site. Diante disso, antes de criar o seu site, já tenha em mente quais serão os mais adequados para o seu projeto.

Por exemplo, se você tem como projeto uma loja virtual, procure saber mais sobre o plugin conhecido como WooCommerce. Já se você quer evitar spams em seu site, entenda mais detalhes a respeito de um plugin chamado Akismet.

É pertinente instalar apenas plugins realmente necessários para o bom funcionamento do seu site. Lembre-se que utilizar muitos plugins sem nenhum critério pode gerar problemas para o seu site.

Conclusão

O WordPress é uma das melhores plataformas da atualidade. A prova disso é que muitos sites importantes e famosos que você acessa no seu dia a dia são feitos em WordPress.

Portanto, para que você possa usufruir de todas as vantagens que essa plataforma traz, tenha em mente essas dicas básicas que aumentarão as chances de ter sucesso com o seu projeto web.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…