in

3 coisas para levar em conta antes de criar um currículo criativo

Muitos profissionais criativos inovam também na hora de criar seu currículo. Afinal, por que não mostrar sua criatividade e surpreender o recrutador até mesmo antes da entrevista?

Mas para criar um currículo criativo é necessário bom-senso. A linha entre a criatividade e a extravagância às vezes são próximas demais. Então, é preciso cuidado para não exagerar!

Confira 3 coisas que você deve levar em conta antes de criar um currículo criativo!

Quantidade (e tipo) de informações

Já vi muitos currículos criativos que mais parecem infográficos. Tome bastante cuidado com a quantidade de informações que você disponibiliza. Essa á uma regra que vale tanto para currículos tradicionais quanto para currículos criativos.

Antes de começar a criar um currículo desse tipo, tente imaginar o que o recrutador quer saber sobre você. Utilize bem o espaço disponível e, se necessário, retire algumas informações irrelevantes, como aquele curso de Windows que você fez nos anos 90.

Alguns currículos criativos inserem informações mais irreverentes como hobbies preferidos, por exemplo. Não há mal nenhum nisso, mas tome cuidado para que seu currículo não fique parecido com um perfil de sites de relacionamentos.

Cores que serão utilizadas

Um outro perigo é o exagero nas cores dos elementos do currículo. Se ele for visualizado apenas virtualmente ou se você mesmo providenciar a impressão numa gráfica, talvez isso não seja problema. Mas imagine se o recrutador precisar imprimi-lo…

Lembre-se que currículos simples e minimalistas podem ser criativos. Aposte em um formato onde as informações estão presentes de forma objetiva e que o mais importante seja a informação presente, não as cores vibrantes.

Ícones e ilustrações

É comum existir ícones ou ilustrações em currículos desse tipo, principalmente representando algumas habilidades ou softwares específicos.

Se for o seu caso, preste bastante atenção nos símbolos escolhidos. Procure utilizar ícones da mesma família para que não haja uma diferença gritante entre a espessura dos traços ou em seu estilo, por exemplo. Em uma agência de design, detalhes como esses provavelmente serão percebidos imediatamente.

Para exemplificar, veja a diferença de estilos entre algumas famílias de ícones que baixei na Fotolia:

3-coisas-para-levar-em-conta-antes-de-criar-um-curriculo-criativo-icones-1 3-coisas-para-levar-em-conta-antes-de-criar-um-curriculo-criativo-icones-2 3-coisas-para-levar-em-conta-antes-de-criar-um-curriculo-criativo-icones-3 3-coisas-para-levar-em-conta-antes-de-criar-um-curriculo-criativo-icones-4

Percebeu como cada set um tem um estilo próprio? Portanto, procure criar uma harmonia entre os ícones do seu currículo. Isso demonstra senso estético e preocupação contextual, qualidades bem vistas por recrutadores.

Criar um currículo criativo pode parecer fácil, mas existem cuidados a serem tomados. Busque referências para se inspirar, mas procure sempre aplicar seu próprio estilo e personalidade neles.

Quando bem desenvolvido, um currículo criativo pode ser o passo que faltava para você conseguir a tão sonhada vaga.

Aproveite para se cadastrar na Fotolia e fazer o download de 5 imagens gratuitas para turbinar seu currículo!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…