Festivais de cinema são programações importantíssimas para quem vive ou é apenas apaixonado pela área criativa. O incentivo audiovisual no Brasil tem seus altos e baixos, mas em termos de eventos e concursos, temos um número razoável de opções e oportunidades para quem quer divulgar um projeto ou ver novos trabalhos.

Aqui selecionamos o nicho da animação, algo que encanta muitos e de todas as idades, além de ter um laço muito forte com o design em si.

Escolhemos focar em alguns eventos mais próximos, destacando os brasileiros e logo abaixo alguns festivais realizados por nossos países vizinhos. Não deixe de conferir.

Festivais no Brasil

Só no Brasil destacamos 5 festivais em que animadores e produtores podem apresentar seus projetos nacionalmente e internacionalmente. É uma ótima maneira de divulgar, aprender e conhecer pessoas do meio nacional.

ANIMA MUNDI: INTERNATIONAL ANIMATION FESTIVAL

O mais tradicional dos festivais brasileiros de animação, que acontece desde 1993, o Anima Mundi é um evento imperdível para quem gosta da área ou quer concorrer na próxima edição.

ANIMACINE – AGRESTE INTERNATIONAL ANIMATION FESTIVAL

Um dos mais novos festivais da lista, mas com uma proposta mais regional, o Animacine foca no caráter cultural. Conta também com algumas iniciativas educacionais voltadas ao público, com a ideia de formar novos realizadores.

ANIMAGE – VII INTERNATIONAL ANIMATION FESTIVAL OF PERNAMBUCO

O Animage busca promover a animação como uma arte cultural e não apenas como uma indústria comercial. É um bom lugar para projetos com maiores risco, ousadia nas ideias e ferramentas utilizadas.

FESTIVAL BRASIL STOP MOTION

Já tradicional festival de animação do tipo stop motion, para apaixonados da técnica centenária, o Brasil Stop Motion é o único evento brasileiro exclusivo para esse tipo de animação, sendo uma ótima oportunidade para produtores mostrarem seus projetos.

Exclusivo para animações stop motion.

LANTERNA MÁGICA – INTERNATIONAL ANIMATION FESTIVAL

O festival goiano Lanterna Mágica conta com uma programação de todas as partes do mundo, sendo um representante de peso entre nossos festivais. No evento os produtores além de mostrar seus trabalhos, também podem defende-los em uma apresentação para abordar seus próprios pontos de vista.

Conta com amostras competitivas e não competitivas das animações apresentadas.

Festivais na América do Sul

Muitas vezes ir para a Argentina, Uruguai, Chile e Peru sai mais barato que alguns lugares do Brasil, então a distância aqui não pode ser desculpa para não se inscrever nesses festivais abaixo também. E para apreciadores, pode ser uma boa oportunidade para quem estiver passando na cidade na época em que acontecerá o evento.

Julian Nunes