Considerada por muitos uma das melhores séries de comédia de todos os tempos, Friends ainda conquista fãs de todo o mundo.

Mas será que podemos tirar ensinamentos de design e empreendedorismo de uma série como essa? A reposta, meu caro amigo, é sim!

Sendo assim, confira 10 coisas que todos nós podemos aprender com Friends:

Não desista de sua verdadeira paixão

10-coisas-que-podemos-aprender-com-friends-designerd-1

Na série, nós acompanhamos a verdadeira novela entre Ross e Rachel, seus encontros e desencontros. No final, Ross quase deixa Rachel escapar, correndo o risco de perder sua verdadeira paixão.

No design (ou em qualquer outra área criativa), ninguém disse que seria fácil fazer o que ama. Muitas adversidades te encontrarão no caminho. Mas vale a pena persistir. E não seja como Ross, que demorou dez temporadas para perceber isso.

O que já está errado… pode piorar

10-coisas-que-podemos-aprender-com-friends-designerd-2

No divertido episódio onde Ross entra na câmara de bronzeamento artificial, nós vemos uma sequência de erros que fazem com que o bronzeamento que já estava errado fique pior: em vez de ficar bronzeado por inteiro, o jato de bronzeamento é aplicado várias vezes somente na parte da frente de seu corpo.

Na vida empresarial, alguns dias serão como esse: parecerá impossível piorar. Mas vai.

Portanto, não subestime um dia ruim. E se tudo der errado, apenas pense que no futuro você olhará pra trás e irá rir (e até aprender) daquela situação. Ou não.

Seja pontual com seus clientes

10-coisas-que-podemos-aprender-com-friends-designerd-3

Em um dos clássicos episódios do Dia de Ações de Graça, Ross, Joey, Rachel e Phoebe se atrasam bastante para o jantar de Monica e Chandler e acabam ficando presos do lado de fora, implorando para que eles abrissem a porta.

Igualmente, na vida real, ninguém gosta de atrasos. Tudo bem, os clássicos 15 minutos de tolerância podem servir em determinadas situações, mas deixar seu cliente aguardando mais de 30 minutos por uma reunião irá queimar seu filme. Portanto: seja pontual.

Não invente coisas em seu currículo/portfólio

10-coisas-que-podemos-aprender-com-friends-designerd-4

Certo episódio, Joey finge ter um Porsche para impressionar algumas mulheres, mas é desmascarado quando no final, um rapaz distraído tropeça e cai em cima do seu “Porsche”, que na verdade era um amontoado de caixas de papelão.

Se já passou por sua cabeça “mascarar” algumas habilidades ou experiências para impressionar aquele cliente ou patrão em potencial, esqueça. Por mais que funcione no começo, cedo ou tarde as “caixas de papelão” aparecerão, desmascarando tudo.

Se não sabe, não faça

10-coisas-que-podemos-aprender-com-friends-designerd-5

No segundo episódio da sétima temporada, Ross atende a neta de um cliente da Phoebe que pergunta se ele é massagista. Querendo tirar proveito da situação, ele diz que sim e se surpreende quando a massagem não seria para ela, mas sim para seu pai. É claro que essa experiência não foi nada agradável para ele e principalmente para o cliente.

Pegando o gancho da dica anterior, pode ser tentador aceitar aquele trabalho que exige coisas que você não domina. Nessa situação, existem duas opções: negar ou terceirizar a parte que você não tem conhecimento.

Caso aceite pensando que vai dar conta, ou que “aprenderá no meio do caminho”, o resultado pode ser desastroso. Portanto, cuidado.

Dê valor aos momentos de descontração

10-coisas-que-podemos-aprender-com-friends-designerd-6

O Central Perk é um lugar icônico na série. É claro que a frequência que eles vão para o Café pode não ser possível na realidade (a menos que ninguém trabalhe) mas é importante tirar alguns momentos para descontrair.

Sair com amigos, bater-papo e matar tempo é importantíssimo para dar aquela desacelerada na rotina. E quem sabe até ter uma ideia genial no meio de um desses momentos..

Acostume-se: as pessoas não vão saber direito o que você faz

10-coisas-que-podemos-aprender-com-friends-designerd-7

No clássico episódio da quarta temporada, Rachel e Monica apostam o apartamento com Chandler e Joey em um jogo de perguntas e respostas criado por Ross. A pergunta que faz as mulheres perderem o apartamento é: “Qual é o emprego de Chandler Bing?”

Quem trabalha em áreas criativas tem que se acostumar com alguns amigos ou parentes não sabendo explicar direito seu emprego. “Ah, ele mexe com desenhos” ou “É alguma coisa com computador” são algumas das respostas mais comuns. Vá se acostumando!

Nunca diga nunca

10-coisas-que-podemos-aprender-com-friends-designerd-8

No episódio em que eles vão para a praia, Chandler pergunta para Monica se ela sairia com ele caso houvesse um holocausto nuclear e ele fosse o último homem na terra. A resposta é o famoso “nhé” indiferente dela. Quem acompanha a série sabe que no final os dois ficam juntos e se casam.

Talvez hoje você seja indiferente para aquela área específica. Talvez diga: “eu nunca aprenderia ilustração” ou “Deus me livre trabalhar com programação”. Mas nunca se sabe o dia de amanhã. Portanto, esteja aberto a novas áreas.

Você nunca escapará daquele cliente chato

10-coisas-que-podemos-aprender-com-friends-designerd-9

A Janice é uma das personagens mais queridas pelos fãs de Friends, justamente pelo seu jeito irritante de ser. Por mais que os seis amigos fugissem, em diversas situações ela aparecia com seu clássico bordão: “Oh… my… God!”

Na ficção pode até ser engraçado, mas ter aquele cliente irritante no seu pé não é nada legal. É claro que com o tempo e muita experiência, você começará a escolher os seus clientes, minimizando as chances de atender um “chatão”.

Mas, esteja sempre preparado para lidar com clientes que constantemente quebram o limite do bom-senso.

Design deve ser igual Friends: inesquecível

10-coisas-que-podemos-aprender-com-friends-designerd-10

Mesmo tendo terminado há mais de 10 anos, Friends continua sendo inesquecível. Até hoje muitos fãs da série se divertem com seus episódios e citam suas frases em seu dia-a-dia.

Talvez o sucesso da série se deva ao roteiro simples, fácil de entender e de situações que facilmente nós nos identificamos.

O design, em qualquer área, deve seguir de perto essa receita. Um bom design não se perde com o tempo, mas continua memorável e inesquecível. Assim como Friends.

Veja também: 9 lições sobre design que aprendemos com Chaves

Guilherme Dantas
Deixe uma respostaComentários (1)
  1. LISAMARIA C SILVA 7 months ago

    SENSACIONAL !

    RespostaCancelar

Deixe uma resposta