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Você conseguiria desenhar esses logotipos confiando apenas na memória?

Consegue imaginar quantas vezes você já viu logotipos de empresas famosas como Apple, Starbucks e Adidas? A exposição dessas marcas é tão grande que praticamente qualquer pessoa é capaz de identificá-las rapidamente.

Mas, e se te pedissem para desenhar esses logotipos nesse exato momento? Conseguiria fazer isso confiando apenas na memória?

O site Signs criou o Branded in Memory, um interessante experimento envolvendo dez marcas famosas. Seus pesquisadores pediram para que mais de 150 pessoas desenhassem os logotipos dessas empresas da forma como se lembravam.

O resultado é ao mesmo tempo divertido e interessante.

Confira:

Apple

É muito difícil alguém errar o desenho de um logotipo que é simplesmente uma maçã mordida, certo? Errado!

O experimento mostrou que apenas 20% das pessoas conseguiram desenhar o logotipo da Apple de forma quase perfeita. 16%, por exemplo, esqueceram da mordida e desenharam uma maçã inteira.

O interessante é que 84% das pessoas pesquisadas se lembraram da mordida na maçã, mas 22% desenharam a mordida do lado errado, o esquerdo.

Quanto às cores, 3% das pessoas retrataram o logotipo com o arco-íris (aparência do logotipo entre 1977 e 1998) e ainda 6% acharam que o logotipo fosse vermelho. 72% das pessoas identificaram o logotipo corretamente como preto ou cinza.

Evolução do logotipo da Apple

Adidas

O número de pessoas que conseguiu reproduzir o logotipo da Adidas de forma quase perfeita foi de apenas 12%.

Pequenos detalhes foram esquecidos pela maioria das pessoas, como as três listras (11% dos participantes desenharam com quatro ou mais listras) e o nome da marca em letras minúsculas (21% utilizaram o “A” maiúsculo).

Interessante que 10% das pessoas desenharam o logotipo do “trevo”, utilizada pela Adidas em alguns produtos da empresa na linha Adidas Originals.

No quesito cor, os participantes foram melhor. A grande maioria lembrou que o logo é geralmente preto e 8% desenhou o logo em azul, cor bastante utilizada nas caixas dos produtos da marca.

Evolução do logotipo da Adidas

Burger King

O logotipo do Burger King é mais complexo que os exemplos anteriores, que seguem padrões minimalistas.

Mas, é interessante que, mesmo assim, o número de pessoas que conseguiram reproduzir o logotipo de forma quase perfeita pode ser considerado alto: 18% (lembre que no exemplo da Adidas, apenas 12% conseguiram).

Outro fator interessante é como a publicidade exerce grande influência na memória a respeito da marca: 21% dos participantes incluíram uma coroa (elemento bastante utilizado na publicidade), mas inexistente no logotipo atual.

Evolução do logotipo do Burger King

Domino’s

Os três pontos do logotipo representam as três primeiras lojas da marca na década de 60. O plano era adicionar um ponto para cada nova loja, mas o rápido crescimento inviabilizou a ideia, fazendo com que os três pontos originais fossem mantidos até hoje.

16% dos participantes acertaram em cheio quando desenharam seu logotipo, mas é interessante que 28% fizeram boas tentativas, lembrando inclusive dos três pontos e da posição correta (dois no quadrado inferior e um no topo).

O experimento mostrou também que um logotipo antigo pode ser difícil de tirar da memória: 15% dos participantes desenharam o logotipo que a empresa usou entre 1996 e 2012.

O azul escolhido pelos participantes também foi mais próximo do azul que a marca utilizava nas versões anteriores, em vez do azul mais claro utilizado atualmente.

Evolução do logotipo da Domino’s

7-Eleven

O logotipo do 7-Eleven não mudou muito desde que apareceu pela primeira vez em 1946. Caracteriza-se pelo número sete, cortado pela palavra “Eleven” e ambientado dentro de um trapézio branco contra um fundo verde.

A única mudança maior ocorreu em 1969, quando a parte superior do “7” foi pintada de laranja enquanto o resto permaneceu vermelho.

19% dos participantes acertaram ao desenhar o logotipo e 46% chegaram perto, exceto por algumas falhas menores.

O experimento revelou dois erros comuns: utilizar o número 11 em vez da palavra “Eleven” (31%) e posicionar a palavra “Eleven” embaixo do “7” em vez de em seu meio (56%).

Evolução do logo da 7-Eleven

Foot Locker

O logotipo da loja de calçados esportivos apresenta um árbitro com as mãos na cintura e com a cabeça virada para a direita.

57% das pessoas incluíram o árbitro em seus desenhos, sendo que metade lembrou que suas mãos estão em seus quadris e 60% acertou a direção da sua cabeça.

Mas apenas 8% dos participantes foram capazes de reproduzir o logotipo de forma quase perfeita.

Starbucks

A sereia com duas caudas é um elemento icônico na marca, presente em seu logotipo desde 1971.

O logotipo atual da Starbucks, usado desde 2011, é uma versão simplificada da sereia de duas caudas. Ele já não possui o texto “Starbucks Coffee” e é inteiramente verde.

Apesar desta simplificação, apenas 6% das pessoas desenharam um logotipo da marca quase perfeito.

Evolução do logotipo da Starbucks

Não há dúvida de que a sereia da Starbucks é extremamente memorável (90% das pessoas a incluíram), mas ela é complexa o suficiente para que poucas pessoas lembrem os detalhes de sua forma com precisão.

Das pessoas que desenharam a sereia, 45% esqueceram que ela usa uma coroa e 55% se esqueceram de suas duas caudas.

Mais uma vez o experimento mostra o poder de um logotipo antigo: 31% das pessoas lembraram o logotipo da Starbucks antes de 2011, que apresentava o nome da marca e um círculo preto.

Walmart

O logotipo da Walmart já passou por diversas alterações, sendo que na versão atual não existe mais o hífen e a estrela do logotipo de 1992 foi substituída pelo raio de sol.

O logotipo atual, utilizado desde 2008, foi amplamente lembrado pelos participantes. 68% conseguiram incluir de alguma forma o símbolo do raio de sol, porém 42% não o desenharam com o número correto de linhas (seis).

12% das pessoas conseguiram reproduzir o logotipo de maneira quase perfeita. Houve uma confusão entre a versão atual e a anterior do logotipo, sendo que 11% dos participantes criaram logotipos híbridos, misturando as duas versões.

Quanto às cores, o azul e o amarelo foram bastante lembrados pela grande maioria dos participantes, ainda que os tons utilizados não foram os corretos.

Evolução do logotipo do Walmart

Target

Talvez pela simplicidade e popularidade, o logotipo da rede varejista Target foi um dos mais lembrado dos participantes. 25% das pessoas conseguiram reproduzir a marca de forma quase perfeita.

Algo curioso aconteceu com respeito a cor: todos os participantes lembraram que o logotipo possui  o vermelho em sua cor.

O logotipo atual apresenta somente o vermelho em sua composição, mas ainda assim, 21% das pessoas escreveram o “Target” em preto, mostrando que o logotipo utilizado antes da versão anterior ainda é lembrado.

Evolução do logotipo da Target

IKEA

30% das pessoas que tentaram lembrar do logotipo da IKEA conseguiram recriar sua combinação de texto, formas e cores quase que perfeitamente, em comparação com os 25% para a Target e 20% para a Apple.

Apenas 14% dos participantes esqueceram que o logotipo da IKEA apresenta todas as letras maiúsculas.

O oval por trás do nome, versão utilizada para o logotipo em impressos e comerciais de TV foi lembrado por 41% das pessoas. A versão sem o oval é utilizada pela marca em suas lojas, que apresenta somente o nome em amarelo com o fundo azul.

Evolução do logo da IKEA

Conclusão

O experimento mostrou que a maioria das pessoas é muito boa em recordar as cores da marca (cerca de 80% dos participantes selecionaram as cores corretas para seus desenhos) enquanto formas e elementos nos logotipos são mais difíceis de lembrar.

Quando o logotipo de uma marca muda ao longo do tempo, alguns consumidores ainda confundem as versões antigas e novas. Da mesma forma, às vezes, nos lembramos de elementos amplamente utilizados na publicidade, mas não utilizados no logotipo (a coroa do Burger King, por exemplo).

No geral, 16% das pessoas lembraram dos logotipos de forma quase perfeita e 37% desenharam versões próximas, mas com alguns defeitos. Como seria de esperar, quanto mais complexo for o logotipo, menor a probabilidade de ter os detalhes lembrados pelas pessoas.

Quanto aos 156 participantes, a pesquisa mostrou que tanto homens quanto mulheres tiveram resultados equivalentes, independentemente do logotipo em questão.

A diferença veio na idade do participante: em média, as pessoas mais jovens desenhavam logotipos mais precisos do que as pessoas mais velhas.

Isso foi verdade em quase todas as marcas, mas foi mais notável para 7-Eleven, Burger King e Adidas. O Walmart foi o menos afetado pela idade do participante, não mostrando diferença entre grupos mais jovens e mais velhos.

Por que logotipos tão famosos são difíceis de lembrar?

Uma explicação é que, como Sherlock Holmes disse, “vemos, mas não observamos”.

Logos de empresas gigantes são tão difundidos que não precisamos ter uma memória fotográfica deles para reconhecer e se envolver com essas marcas. Em vez disso, lembramos apenas o suficiente para reconhecê-los.

O experimento provou que nossa capacidade de lembrar logos é surpreendentemente falha.

Talvez você acredite que teria conseguido se lembrar das marcas muito melhor que os participantes. Será mesmo?

Sendo assim, um teste para terminar: consegue se lembrar das cores das letras do logotipo do Google?

Mais detalhes sobre o experimento e a metodologia utilizada podem ser encontrados na página sobre o Branded in Memory.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por design, marketing digital, carros, cinema, astronomia e física quântica. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

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