O que é e como fazer um vídeo promo?

Você já ouviu falar em vídeo promo? Essa é uma modalidade de promoção em vídeo que vende sem expressar nitidamente que se trata de uma venda.

E ainda que muita gente veja o vídeo promo como algo novo, a verdade é que esse tipo de mídia nos acompanha há muitos anos.

Desde o surgimento da televisão somos inundados por vídeos promocionais. Com o avanço do uso da internet, e principalmente das redes sociais, o vídeo promo se tornou parte do nosso cotidiano.

De fato, é inegável que a forma com a qual nos comunicamos está tendendo muito mais para a versão em vídeo.  Principalmente, quando consideramos que um material audiovisual aproxima muito mais as pessoas e gera emoções mais profundas.

Em um ambiente onde a grande maioria das pessoas consomem vídeos pelas redes sociais, do YouTube ao TikTok, além dos tão comuns compartilhamentos no WhatsApp, saber como fazer um vídeo promo é indispensável, principalmente para os negócios.

O que é um vídeo promo?

Mas você sabe, de fato, o que é um vídeo promo? Talvez, como a maioria das pessoas, você pode pensar que vídeos promocionais são anúncios ou propagandas.

Essa percepção não está totalmente equivocada – entretanto, ela também não corresponde à realidade total. O que acontece é que um vídeo promo tem como objetivo promover os produtos ou serviços da empresa.

Nesse sentido, trata-se de um conteúdo comercial diferente. Isso porque, apesar de possuir um viés de venda, esse material procura uma comunicação mais direta e profunda com os consumidores.

Assim, o produto ou serviço é apresentado como uma solução para uma necessidade que o consumidor tenha. Porém, não deixa explícito que a mídia em si tem como principal objetivo a venda.

Em resumo, a produção de um vídeo promo tem como meta central a comunicação direta entre a empresa e seu público-alvo.

Dessa forma, um vídeo promocional mostra, informa e entretém os consumidores usando diversão e criatividade para reter a atenção.

Vale a pena criar um vídeo promo?

Entendendo o que é o vídeo promo, a pergunta que muitas pessoas costumam se fazer é se vale a pena investir nesse tipo de produção.

Atualmente, um vídeo promo é a melhor maneira para captar a atenção e engajar o público-alvo, especialmente quando levamos esse conceito para o universo das redes sociais.

Afinal, o acesso das pessoas à internet aumenta cada vez mais e, consequentemente, as redes sociais se tornam cada vez mais populares. Esse acesso é tão grande e tão importante que é a principal maneira que alguns usuários usam para se comunicar (e até mesmo se informar).

Outra questão é que as redes sociais, principalmente o Instagram, vem incluindo novas funcionalidades. Isso proporciona que os usuários realizem diversas atividades na mesma plataforma.

Assim, o vídeo promo se torna ainda mais importante. Da mesma forma que os templates para Instagram ajudam a profissionalizar o seu perfil, o vídeo promocional é uma ferramenta que proporciona criar uma imagem positiva da marca na mente dos consumidores.

É claro que, para ter esse resultado, o conteúdo precisa ser desenvolvido da maneira adequada. Mas enquanto seres visuais que somos, e por compreendermos muito melhor algo quando podemos ver, o vídeo promo é um recurso muito interessante para negócios e influenciadores.

O conteúdo audiovisual é um dos mais acessados pelos usuários que estão em busca de entretenimento.

Assim, um vídeo promo entretém, mas também apresenta um produto ou serviço de maneira sutil.

Itens fundamentais para um vídeo promo

Cada negócio ou organização precisa criar sua própria estratégia para criar o vídeo promocional. Afinal, não existe uma delimitação de como produzir um vídeo promo.

Porém, como o foco de divulgação são as redes sociais, existem alguns itens essenciais para que esse conteúdo atinja seu objetivo.

Confira 4 elementos essenciais que a sua produção precisa ter para alcançar o sucesso!

1. Produza vídeos curtos

Sabemos que poucas pessoas tem tempo ou paciência para assistir um vídeo longo, por mais que o conteúdo possa ser interessante.

Além do mais, plataformas como o Instagram, limitam o tempo de vídeo, principalmente nos Stories.

Por isso, o vídeo promo deve transmitir sua mensagem em, no máximo, 60 segundos. Afinal, quanto menor, mais fácil será reter a atenção e aumentar o compartilhamento.

2. Desperte emoções

Sabe quando você assiste algo e aquela mensagem fica na sua memória durante um bom tempo?

Esse fenômeno acontece porque houve um sentimento atrelado àquele material. Por isso, crie um vídeo promo que desperte emoções e que seja prazeroso assistir.

3. Estimule uma ação

Um dos fatores principais quando tratamos de marketing de conteúdo é o “Call to Action“, ou, chamada para a ação.

Então, inclua no vídeo promo uma chamada para acessar o site, obter mais informações, clicar no link, entre outros.

A ação varia de acordo com o objetivo. Por exemplo, no caso de promoções, ações como “corra para aproveitar” e “clique para obter um cupom de desconto” são boas ações para serem implementadas.

4. O material precisa ter qualidade

Indiscutivelmente, um vídeo promo precisa ter alta qualidade. Não apenas em imagem e som, mas no conteúdo e nas transições.

Os vídeos produzidos para as redes sociais são cada vez mais profissionais. Por isso, invista na qualidade para se destacar em um ambiente repleto de produções.

Mas, não esqueça da criatividade e diversão. Criar um conteúdo muito monótono ou com cara de vídeo institucional não trará bons resultados.

Como produzir um vídeo promocional?

Depois de todo esse conteúdo explicativo, é o momento de falar sobre produzir o seu vídeo promocional!

Nesse sentido, o primeiro passo é planejar o tema que será abordado e os resultados esperados.

A partir do planejamento, crie um roteiro coerente para que as informações sejam repassadas de maneira harmoniosa e compreensível.

Para a produção em si, é mais fácil quando se usa um criador de vídeo promo online. Essa ferramenta proporciona criar vídeos de maneira rápida, prática e eficiente.

Assim, para não ter dificuldades na hora da criação, uma sugestão é acessar o criador de vídeo promo do Placeit. Nessa plataforma, você consegue encontrar diversas opções prontas de vídeos promocionais, que podem ser facilmente personalizados.

Assim, ao escolher o modelo desejado, é só clicar sobre ele que a página de edição será mostrada. O Placeit é tão completo que em poucos passos é possível criar slides, modificar textos, cores, tipografias, modificar a velocidade, entre outras funcionalidades.

Inclusive, o site permite realizar o upload de suas imagens, como o logotipo de sua empresa, ou fotos do produto. Outra questão é a possibilidade de incluir uma trilha sonora para o vídeo.

Experimente o criador de Video Promo da Placeit

Assim que finalizar a edição, basta clicar em “play” na timeline para verificar o resultado final do vídeo promo e depois fazer o download e divulgar o vídeo nas redes sociais.

O poder do vídeo promo

A produção de vídeos é uma realidade para empresas e negócios que querem se destacar e conquistar consumidores.

Independentemente da idade, a grande maioria das pessoas usa as redes sociais, principalmente os brasileiros, que é o quinto maior mercado de mídias sociais do mundo.

Ou seja, para que haja sucesso em um negócio, é preciso criar conteúdo para esse espaço e ambiente. E, nesse sentido, os vídeos promocionais podem ser recursos com grande potencial.

Além disso, produzir um vídeo promo pode ser algo simples – tanto para profissionais do design quanto para pessoas que trabalham em áreas diversas, e que hoje podem contar com ferramentas online para realizarem a tarefa.

Depois de todo esse conteúdo, que tal criar o seu vídeo promo?

Descubra o local em que sua persona está inserida, e foque na criação de um vídeo de qualidade para se conectar ao público e alcançar melhores resultados em vendas!

Compartilhe este artigo
Copie essa URL
Veja também
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer funcionalidades adicionais. Saiba mais sobre nossa política de cookies.