O Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo. E uma forma de facilitar a criação de publicações, especialmente para quem quer alavancar a contar e ganhar mais visibilidade, é com o uso de templates para Instagram.
Para quem não conhece, os templates são ferramentas que tornam o processo de criação e publicação mais rápido e prático. Além disso, ao garantir uniformidade e organização para uma página, fazem com que o seu conteúdo seja mais atrativo.
É claro que somente aplicar templates em publicações, de forma aleatória, pode não trazer resultados significativos. Mas quando essa ferramenta é combinada com uma boa estratégia de marketing, uma conta do Instagram consegue alcançar um bom crescimento.
Diante de tantos pontos positivos, dá vontade de sair procurando por templates do Instagram, não é?
Mas calma! Antes de mais nada, é preciso entender quais são os cuidados que você deve ter ao usar templates. Afinal, você quer essa ferramenta como uma aliada na criação, não algo que vai tornar o desenvolvimento de ideias ou mesmo a comunicação mais complexa.
Conheça mais sobre os templates para Instagram, o que são e onde encontrar os melhores modelos!
O que são os templates para Instagram?
Os templates são artes para Instagram prontas, modelos pré-desenvolvidos e passíveis de edição, para criar postagens incríveis.
Eles são desenvolvidos por profissionais criativos, que costumam disponibilizar esses templates em sites específicos. Assim, tudo o que você precisa fazer para usar um template de Instagram é baixá-lo e realizar ajustes de acordo com a sua preferência.
Mas porque usar um template pronto em vez de criar algo original, “do zero”? A verdade é que esses templates permitem fazer publicações mais rápidas e padronizadas.
Ao otimizar o tempo de produção, optando por um modelo pré-configurado, o dono de uma conta consegue fazer publicações mais corriqueiras e constantes.
Ser mais frequente em publicações no Instagram é muito importante! Afinal, essa é uma das redes sociais que alega que a frequência, combinada à qualidade do conteúdo publicado, colabora para o crescimento orgânico.
Além disso, existem outros aspectos positivos em usar templates para o Instagram. Com um mesmo estilo visual, com cores e tipografia determinadas, os seguidores de uma página conseguem assimilar e absorver o conteúdo rapidamente, criando conexão entre o criador e a conta.
Isso sem mencionar que existe uma grande quantidade de opções que permitem criar templates para Instagram totalmente online, além de alternativas que permitem o download de templates editáveis.
Ou seja, mais facilidade para você desenvolver seus conteúdos com um visual atrativo!
Templates para diferentes tipos de publicação
Ao fazer uma publicação no Instagram, independentemente de usar um template pronto ou não, é fundamental se atentar às dimensões. Isso porque, cada tipo de post possui uma configuração específica de tamanho.
Assim, quando estamos falando sobre exportar imagens para uma plataforma específica como o Instagram, é necessário analisar os formatos e estilos de publicação.
E como são várias as configurações, trazemos abaixo as dimensões corretas para cada publicação. Dessa forma, você não vai errar ao criar um post!
Feed
Fazer um post para o feed do Instagram significa usar uma das partes principais do aplicativo. É ali que são apresentados todos os conteúdos fixos do perfil, aqueles que só desaparecem para o público caso o dono da conta arquive ou exclua a publicação.
Justamente por ser um conteúdo permanente, que não é apagado após determinado espaço de tempo, é interessante prezar pela coerência visual no feed. Isso porque, como uma grande vitrine, um post “conversa” com o outro.
Nesse sentido, os templates para o Instagram são ideais para criar essa coerência visual. Normalmente, você utiliza um conjunto de templates, que compartilham a mesma identidade. Tudo isso faz com que um perfil transmita uma certa imagem para o público.
Sobre as configurações, o formato pode ser quadrado, paisagem ou vertical. Para as imagens quadradas o tamanho ideal é de 1080 pixels por 1080 pixels, na proporção de 1:1.
Já as imagens do tipo paisagem, use o tamanho 1080 pixels por 566 pixels, na proporção 1.91:1.
Por fim, as imagens verticais devem seguir a dimensão de 1080 pixels por 1350 pixels, na proporção 4:5.
A maioria dos templates já são configurados no formato correto. Tudo isso facilita o processo de criação.
Stories
Para muita gente, os Stories são feitos para compartilhar o dia a dia, as coisas que acontecem no cotidiano. E ainda que esse seja um conteúdo mais “descontraído”, ele também pode ganhar um ar mais profissional ao contar com templates.
Inclusive, criar conteúdo para os Stories é algo recomendado tanto para perfis pessoais quanto de marcas. Por mais que eles “desapareçam” após 24 horas, hoje uma conta de sucesso na rede social costuma ter um bom engajamento nos Stories.
Na verdade, é muito comum que os Stories chamem a atenção dos usuários para o Feed. Ou seja, uma área do app se conecta com a outra.
No quesito configurações, para que o conteúdo seja apresentado em tela cheia, use o formato 1080 pixels por 1920 pixels, na proporção 9:16.
Lembre-se que a duração dos stories é de até 60 segundos, tempo ideal para incluir tags, caixas de perguntas, enquetes, entre outros recursos.
Reels
Com o avanço das plataformas de vídeos, o Instagram disponibiliza e reforça o uso do Reels. Nos últimos meses, o próprio aplicativo anunciou que daria mais visibilidade para a produção de Reels – uma forma de barrar o crescimento do concorrente Tik Tok.
Ou seja, se você quer atrair mais seguidores, precisa considerar os Reels na sua produção de conteúdo!
Algo importante é que este é um conteúdo que deve ser preparado para ser assistido na vertical, e em tela cheia. Desta forma, a proporção é de 9:16, com resolução de 1080 pixels por 1920 pixels.
Outro detalhe é que o Instagram permite criar Reels de 30, 60 e 90 segundos. E a tendência é que mais tempo seja disponibilizado, à medida que a plataforma perceba a demanda do público.
Imagens de destaque
Como você sabe, uma das premissas dos Stories é ser “apagado” após 24 horas de exibição. Porém, o Instagram permite uma exibição permanente quando o usuário salva as publicações no espaço chamado de “Destaque”.
Os Destaques ficam na conta de cada usuário. De forma automática, o Instagram gera uma miniatura do primeiro Story destacado, algo que você pode mudar e até utilizar um template.
No quesito dimensões, o tamanho ideal para esta imagem de destaque é a proporção 1:1 (quadrada), como por exemplo 1080 pixels por 1080 pixels, optando pelos formatos PNG ou JPG.
Nem todo mundo dedica tempo a cuidar da miniatura dos Stories. Porém, para que o conteúdo seja atrativo e organizado, é recomendado utilizar essas “capas”.
Como fazer templates de Instagram
Com as dimensões das publicações do Instagram em mente, é hora de começar a criar o seu conteúdo!
Para isso, você pode contar com templates prontos para serem editados. Esses modelos tornam todo o processo de criação mais simples, já que são adaptáveis de acordo com as suas preferências.
Felizmente, existem diversos modelos de templates prontos para edição na internet. A partir do momento que você sabe onde encontrar os melhores templates, fica muito mais fácil desenvolver material para as redes sociais.
E uma boa notícia: existem milhares de templates para Instagram que podem ser encontrados inteiramente de graça!
Para facilitar a sua busca, separamos uma lista de sites ou aplicativos para você conhecer. Nessas plataformas, você vai conseguir encontrar os melhores templates para Instagram. Confira!
Placeit
O Placeit é uma plataforma completa para quem trabalha com criação visual. Além de projetos de design e vídeo, o site apresenta uma boa seleção de templates para Instagram.
Um dos pontos positivos do Placeit é que existe a possibilidade de filtrar os resultados por temas. Assim, você consegue localizar rapidamente modelos com os mais variados motivos.
Outro ponto positivo do Placeit é que você consegue fazer as edições dentro da própria plataforma online. Ou seja, você pode trocar textos, imagens e até cores, sem sair do site.
Uma vez que a edição esteja concluída, é só baixar a versão final e publicar no seu Instagram!
Canva
Disponível tanto como aplicativo, como em site, o Canva é muito fácil de usar, mas exige que o usuário tenha uma conta.
A partir disso, basta pesquisar por templates para Instagram que serão apresentados diversos modelos predefinidos. O Canva possui uma infinidade de modelos que podem ser gratuitos ou pagos.
O aplicativo também permite que o usuário crie artes do zero usando imagens e ícones ou realizando o upload de arquivos. Assim, caso você queira fazer criações originais, também consegue ao utilizar a plataforma.
Adobe Express
Esta ferramenta de edição é um produto da gigante Adobe, detentora do Photoshop e Premiere. O Adobe Express foi criado com o intuito de ser uma ferramenta acessível para usuários que não dominam as técnicas avançadas do design.
Além disso, essa também é uma ótima opção para quem precisa fazer criações por meio de dispositivos móveis. A ferramenta está disponível tanto para Android como para iOS.
Mojo
Este recurso é ideal para quem busca criar conteúdo com interatividade, como adicionar animações aos stories.
Afinal, quando o público pode interagir, se sente mais próximo, acarretando maior engajamento. Desta forma, o aplicativo oferece templates animados para todos os tipos de postagem.
Além disso, os templates para Instagram são totalmente editáveis, ou seja, é possível alterar a velocidade de uma animação, mudar cores, tipografia, inserir efeitos e títulos.
GoDaddy Studio
Embora não tão popular como seu similar, o Canva, o GoDaddy Studio (antigo Over) é um aplicativo fácil e bastante intuitivo para os usuários.
Há diversos templates, tipografias e elementos que podem ser usados para personalizar os conteúdos do Instagram.
Além disso, os próprios usuários contribuem com ajudas mútuas e dicas de melhor uso da ferramenta.
Adobe Photoshop
Outro produto da Adobe, o Photoshop é muito conhecido por designers, fotógrafos e demais profissionais das artes visuais.
Embora a ferramenta exija um pouco mais de conhecimento, é a oportunidade para criar templates exclusivos, criativos, e com altíssima qualidade.
O Photoshop permite usar uma infinidade de recursos como pincéis, máscaras, actions, filtros e padrões sem modificar ou comprometer a qualidade da publicação.
Se você procura por templates para Instagram que podem ser baixados e editados diretamente no Photoshop, confira essas opções profissionais que a Envato Elements disponibiliza em sua assinatura:
Modelo de post e stories para Instagram
Um template fácil de editar, disponível em PSD (Photoshop) e AI (Illustrator). Vem com 18 designs criativos, e todos os elementos podem ser personalizados.
Template para Instagram com foco em promoções
Se você cuida de um perfil comercial no Instagram e precisa de um modelo de post para feed com foco em promoções, essa pode ser a alternativa ideal.
Template de Stories e Posts para Instagram
Essa opção possui um design moderno e já vem com 10 variações para você explorar e esoclher aquela que mais se adequa ao seu negócio.
Templates para Social Media
Disponível em PSD, esse modelo de publicações para Instagram também é fácil de editar e vem com opções de Posts e Stories.
Templates de Instagram com estilo colorido e vibrante
Se você quer que suas publicações ganhem destaque na rede social, com certeza essa é uma opção interessante. O pacote contém 9 designs de postagens diferentes, prontas para serem personalizadas.
Modelos de publicação para feed no Instagram
Com um design moderno e bem construído, esse modelo pode atender perfeitamente as necessidades de sua marca. Aproveite sua estrutura e altere cores, fotos e fontes para deixá-lo da forma que desejar.
Preciso mesmo criar boas artes para o Instagram?
Depois de entender mais sobre os formatos de publicações e descobrir onde encontrar os melhores templates para Instagram, pode surgir uma dúvida: será que esse esforço vale a pena? É preciso mesmo criar boas artes para essa rede social?
A resposta é: com certeza!
Isso porque, o Instagram é uma vitrine para todos os profissionais e para os perfis pessoais. Diariamente, milhares de pessoas acessam a rede social, dispostas a consumir não só o conteúdo, mas comprar bens e serviços.
Por isso mesmo, é essencial ter um perfil atrativo e coeso. Pense que uma conta no Instagram pode ser o primeiro contato do seu cliente com o que você faz. E você vai querer causar uma boa impressão, não é?
Nesse sentido, caso você seja o dono do perfil, você pode optar por usar templates para deixar seu conteúdo mais atrativo ou contratar um designer para que ele organize a sua página.
Nos dois casos, é essencial que o foco seja produzir peças que conversem com o público-alvo, que tenham relação com a sua identidade e que tenham objetivos claros – seja uma meta de informar o usuário ou de gerar leads e vendas.
Acredite, todo esse esforço em desenvolver boas artes para o Instagram pode ser converter em uma audiência qualificada, conectada com você ou com a sua marca, que está disposta a comprar o que você vende!
Alguns cuidados com o uso de templates
Apesar de existirem centenas de modelos de templates para Instagram disponíveis, existem alguns cuidados que você deve tomar para ter uma experiência totalmente positiva.
Primeiramente, é interessante se atentar para as dimensões do template escolhido. Como você viu, listamos antes todas as medidas das publicações do Instagram. Utilize esse guia como base para ter certeza de que a sua arte será exibida com qualidade.
Por falar em qualidade, cheque as configurações do seu Instagram para ter certeza de que ele vai fazer as publicações sem perda na imagem.
No menu “Configurações”, dentro do item “Conta”, existe o botão “Uso de dados do celular”. Para não perder o aspecto visual de um post, mantenha ativo o item “Carregar em alta qualidade”.
Por fim, utilize apenas templates que são livres de direitos autorais. Muita gente faz download irregular desses arquivos, mas hoje os sistemas já conseguem identificar uma publicação indevida.
Ao usar somente materiais liberados (pagos ou gratuitos), você garante que sua publicação foi feita corretamente. Acredite, você não vai querer ter complicações com o criador do modelo.
Criar algo original ou usar template?
Não há como negar: os templates de Instagram são grandes facilitadores para o processo criativo. Mas será que é melhor optar por modelos prontos ou criar algo original?
Nesse sentido, a resposta depende de uma série de fatores.
Os templates são mais simples de usar porque já contam com uma configuração prévia. Para quem não tem tanto conhecimento de design ou de edição, esses modelos são bastante úteis, pois funcionam como “guias”.
Além disso, os templates também permitem criar uma conexão com os seguidores sem gastar tanto tempo elaborando as artes. Proporciona coerência visual, o que ajuda o usuário a “ligar” um estilo de publicação ao criador de conteúdo.
Com um template, você define um modelo padrão, com cores e tipografias, e vai editando as informações de acordo com a sua preferência. Caso você opte por sites como o Placeit, até mesmo essas edições podem ser feitas de modo online, com total praticidade.
Por outro lado, quando você cria algo original tem a certeza de que o visual se conecta com a mensagem que deseja passar. Todo esse esforço em desenvolver algo único dá mais identidade para a sua conta, fazendo com que ela seja única no mundo.
Criar algo do zero significa gastar mais tempo. Mas, se você já conhece o seu público-alvo e consegue ter um bom banco de referências, pode transformar todos os seus insights em visuais atrativos para quem te segue.
Profissionais do design podem ter preferência em criar algo próprio. Afinal, conhecendo as ferramentas, o processo criativo pode ser bem mais prático. Mesmo nesse caso, muitos profissionais utilizam templates como base, ou ponto de partida, para suas criações.
O importante mesmo é chegar a um resultado que te agrade e que seja atrativo para o seu público.
Conclusão
Lembre-se que uma publicação no Instagram vai muito além de um template!
Antes de liberar o seu post, não deixe de preparar e revisar o conteúdo. A mensagem deve ser clara e acessível para o seu público-alvo, e por isso, até mesmo o tom de voz de uma publicação vai variar de conta para conta.
Também dedique alguns minutos para a escolha de hashtags. Saiba que essa ainda é uma ferramenta de indexação bastante utilizada no Instagram, que pode trazer novos seguidores para a sua conta.
E claro, não deixe de testar modelos diferentes de templates. A facilidade de uso dos modelos pré-configurados traz mais praticidade para o dia a dia, o que permite fazer testes em relação ao que funciona melhor na sua conta.
Dessa forma, com o apoio de bons templates e uma estratégia de comunicação bem pensada, você tem tudo para levar a sua conta ainda mais longe.