in

5 tipos de home office: qual é o seu?

Se já antes já haviam vários tipos de home office, hoje provavelmente existem mais. Afinal, com um número maior de pessoas trabalhando em casa, a tendência é de que novos projetos tenham sido colocados em prática, alguns até em caráter de urgência.

O distanciamento social decorrente da pandemia do novo Coronavírus fez com que muitas pessoas passassem a trabalhar de suas casas. De acordo com um estudo da FGV, o número de empresas com home office deve crescer 30% após a pandemia, o que, de certa forma, pode ser considerado como um ponto bastante positivo.

(Fica aqui um parêntese: uma análise da NordVPN mostrou que o período médio de trabalho por dia aumentou em três horas nos Estados Unidos e em duas horas no Reino Unido, França, Espanha e Canadá. Organize-se para não trabalhar além da conta, o que pode ser prejudicial para a sua saúde física e mental!)

Com a atividade sob ainda mais destaques, nós separamos alguns estilos de home office. Confira e veja qual se parece com o seu!

Tipos de home office: qual é o seu estilo?

Veja se você consegue identificar o estilo do seu home office na lista abaixo:

1 – Home office planejado

É daquelas pessoas que já estavam preparadas para essa realidade antes que ela começasse a existir de fato. Elas trabalham em um espaço que foi montado sob medida para suas necessidades, com uma organização impecável.

A cadeira é ergonômica, a mesa é arrumada, os fios ficam escondidos e o ambiente tem um ar tão profissional que realmente se parece um escritório, com a diferença do que está ao redor do home office planejado, que é bem diferente das empresas – afinal, continua sendo a sua casa!

2 – Home office pequeno

Como é normal que as casas e apartamentos sejam cada vez menores, especialmente em regiões centrais, o home office pequeno torna-se a única possibilidade para essas pessoas.

Isso, porém, não tira o brilho e o mérito de um espaço que parece ter sido perfeitamente encaixado onde está. Tudo o que você precisa está à disposição, e cá entre nós, é isso o que realmente importa.

3 – Home office moderno

Para aqueles que querem apelar, o home office moderno tem uma infraestrutura de dar inveja a muitas empresas, às vezes até mesmo àquela que a pessoa trabalha atualmente.

Recursos não faltam, já que o computador (ou notebook) tem potência suficiente para desempenhar as atividades profissionais de sobra, além de rodar aquele joguinho em Full HD (ou 4K) em 60 FPS, ou seja, uma experiência de tirar o chapéu.

A decoração também é super moderna, com um investimento que valeu cada centavo e faz os olhos do seu usuário brilharem a cada vez que passam por este ambiente sensacional.

4 – Home office simples

Entre os tipos de home office, este é o mais simples, sem grandes inovações ou recursos tão tecnológicos assim. Porém, isso não o torna menos especiais que os outros, de modo algum, já que tudo o que é necessário está neste escritório doméstico.

Uma cadeira, uma mesa e um notebook (ou computador de mesa) e pronto. O essencial já está de bom tamanho para conseguir trabalhar bem em casa, sem precisar pegar condução para chegar ao trabalho e gastar um tempo tão precioso.

O destaque do home office simples, porém, é justamente a simplicidade, ainda que pareça óbvio falar sobre isso. Afinal, como diz a famosa frase, menos é mais!

5 – Home office no quarto

Para fechar nossa lista, trazemos o home office no quarto, em cima do colchão e, às vezes, debaixo das cobertas. Em um primeiro momento pode parecer uma opção super confortável, mas basta algumas horinhas para sentir aquela dor nas costas que tanto incomoda.

Além disso, ainda que trabalhar de pijama possa parecer ser o ápice do conforto e da tranquilidade, isso não ajuda muito na produtividade (é verdade). Levantar e se trocar pode ser uma opção mais vantajosa neste sentido, já que tira um pouco desse “conforto” e te permite concentrar melhor nas atividades profissionais.

Existem, porém, as pessoas que aproveitam o quarto para montar seu escritório, mas não embaixo das cobertas, apenas no mesmo cômodo, por questões de espaço e organização. Aí, este pode se encaixar até nos outros tipos de home office que comentamos aqui.

Home office: uma tendência que veio para ficar

Se não era tão comum ver escritórios em casa há alguns anos, hoje a situação é completamente diferente, principalmente depois da pandemia, em que estima-se que algumas empresas adotem por definitivo esse modelo para seus colaboradores.

Quem trabalha na área do design pode se ver um pouco desprovido de recursos quando está em casa, já que os recursos e funcionalidades nem sempre serão iguais aos do escritório, mas uma boa adaptação pode dar conta disso.

E falando em recursos, se você precisa de um acervo profissional de imagens para os seus projetos, a iStock é uma excelente opção. São milhões de opções de alta qualidade disponíveis entre fotos, ilustrações e vetores, além de milhares de vídeos para seus projetos.

O melhor de tudo é que você pode fazer um cadastro gratuito na iStock e ter acesso a recursos gratuitos todos os meses. Fala sério: uma possibilidade dessas se encaixa em todos os tipos de home office!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…