in

Shutterstock divulga relatório com tendências criativas para 2021

O Relatório de Tendências Criativas da Shutterstock é uma excelente forma de identificarmos tendências para utilizarmos em nossos projetos.

O relatório analisa os dados coletados ao longo de um período de 12 meses de bilhões de pesquisas de clientes por imagens, vídeos e conteúdo musical.

O contexto do ano passado com certeza influenciou muito o que as pessoas pesquisaram e nos dá uma ideia sobre alguns estilos que podem vir forte em 2021.

A 10ª edição do relatório de Tendências Criativas aborda cinco categorias: Design Gráfico, Fotografia, Vídeo, Música e Tendências para ficar de olho.

Tendências em Design Gráfico

Tintas livremente fluídas, padrões de Tie Dye únicos e retratos de linhas retorcidas que representam Faces Surrealistas mostram aceitação da individualidade – e da imperfeição.

Faces Surrealistas

A ideia de que a arte é cíclica parece fazer sentido mais uma vez. Ilustrações no estilo Picasso lideraram a cena, com um aumento de mais de 500% no termo “arte face line” e mais de 150% no termo “desenho de rostos”.

O volume de buscas para o termo “retrato contemporâneo” também passou a ser relevante, confirmando uma tendência onde o abstrato se une com a realidade, evidenciando o fantástico e o extraordinário.

Paisagens Líquidas

As pessoas também procuraram por paisagens líquidas, com destaque para o termo “mármore líquido” que ganhou destaque nas pesquisas.

Houve um aumento de 247% na procura do termo “arte fluida” e 140% no termo “kintsugi”, uma técnica artística japonesa de reparação de cerâmicas quebradas, que deixam as rachaduras evidentes.

O significativo aumento de 381% no termo “tinta à base de álcool” também deixa claro o interesse das pessoas em tons fluídos e translúcidos.

Tie-Dye

Os padrões tie-dye remetem à nostalgia dos anos 70, com sua característica técnica de tingimento em tecidos, que flertam com o psicodelismo.

O destaque vai para o termo “tie-dye em tons pastel”, com um aumento de 2.404% no volume de buscas, e “tie-dye” com 287% mais pesquisas no período.

Houve também um aumento no volume de buscas para o termo “shibori”, uma técnica japonesa de tingimento em tecidos que produz padrões em tecidos.

Tendências em Fotografia

Cada vez mais os fotógrafos estão abandonando o estúdio e focando em um novo cenário: a realidade.

É visível a procura das pessoas por fotografias que exploram “retratos espontâneos” e “pessoas autênticas”, termos que tiveram suas buscas aumentadas em 140% e 133% respectivamente.

O termo “não binário” liderou o aumento no volume de buscas, com 2.300% mais procura em 2020.

Outra clara tendência é o “autocuidado”, termo que cresceu 177% nas buscas. O isolamento social também deixou marcas nas pesquisas, onde termos como “hobbies domésticos” tiveram seu volume de pesquisa dobrados.

Tendências em Vídeos

Os vídeos têm uma capacidade única de despertar emoções. Houve um significativo aumento (mais de 13.000%) nas pesquisas por estilos de animações lúdicas e gráficas, que exploram a excentricidade.

O sublime também entrou em cena. Pesquisas por cenas intensas na natureza tiveram sua parcela de aumento nas pesquisas.

Em 2020 as pessoas procuraram mais por “Vista aérea da montanha”  e “Vista aérea de penhascos” (1.396% e 450% de aumento nas buscas, respectivamente) e também por termos como “Praias tempestuosa” e “Dunas”, ambos com mais de 390% de crescimento nas buscas.

Tendências em Músicas

Projetos criativos muitas vezes utilizam músicas empolgantes, e termos como esses estão crescendo nas pesquisas mais rápido do que nunca.

O estilo confiante é o vencedor em volume de buscas por mais um ano, com destaque para BPM (batida por minuto), instrumentos de corda e músicas com mais intensidade sonora.

Tendência para ficar de olho

Depois dos eventos do ano passado, os criativos estão em busca do novo, desde maravilhas da natureza até os fenômenos inexplorados da conexão entre corpo e mente.

A procura por “Biodiversidade” teve um amento de 70% em relação ao ano anterior, mostrando que ainda há muitas maravilhas para se descobrir na nossa ecosfera.

Um novo termo de pesquisa apareceu no volume de buscas: “sobrecarga de informações“. O bombardeio de notícias e mensagens 24 horas por dia fez com que muitos procurassem imagens que explorassem esse conceito.

Pesquisas relacionadas a “corpo e mente” também apareceram em destaque no relatório, indicando uma preocupação generalizada com nossa saúde física e mental.

A contemplação também aparece com destaque nas buscas. O termo “espaço em HDRI” cresceu 92% e mostra que olhar para o céu à noite se tornou mais comum.

Os dados, combinados com a análise do painel interno de inteligência visual da Shutterstock, determinam padrões e estilos que são únicos e refletem tendências culturais de todo o mundo.

Confira a versão interativa do relatório de Tendências Criativas 2021.

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…