in ,

Ele decidiu fazer o redesign dos “piores logos do mundo” e o resultado é surpreendente

Seja por inexperiência de quem fez ou pela falta de um olhar um pouco mais crítico e menos inocente, alguns logotipos acabaram se tornando exemplos do que não devemos fazer.

Mas, como é de se esperar, o design serve ao nobre propósito de resolver problemas e dar uma nova vida a conceitos equivocados e/ou ultrapassados.

Sendo assim, o designer Emanuele Abrate criou o projeto “The worst logos ever, Redesigned“, onde selecionou conhecidos exemplos de logotipos com design questionável e mensagens ambíguas para fazer seus redesigns.

Confira:

Instituto de Estudos Orientais

Esse é um dos mais famosos exemplos de logotipos com mensagem ambígua. Infelizmente as formas simples e o espaço negativo do logotipo original criaram uma imagem com uma conotação que não tem relação alguma com a instituição.

No redesign, foi mantido o conceito dos elementos principais do logotipo (o sol e o templo), porém com formas mais modernas, e sem o ultrapassado contorno.

A tipografia também foi alinhada com o símbolo para assumir maior importância e foi convertida em sans-serif.

Kudawara Pharmacy

O logotipo original enfrenta diversos problemas, desde o mau uso da tipografia, elementos desproporcionais e, obviamente, o uso de formas que criam uma mensagem ambígua.

No redesign, esses elementos foram descartados, mantendo apenas o uso da letra K como referência e uma paleta de cores semelhante à original.

A designer utilizou formas simples para construir a letra K e dar uma sensação de confiança ligada à natureza.

No espaço negativo, é possível visualizar uma cruz (um elemento distintivo no campo farmacêutico).

Computer Doctors

Em alguns casos, nenhum elemento do design antigo pode ser aproveitado em um redesign. Foi o caso do logotipo da The Computer Doctors.

O designer trabalhou com um conceito totalmente novo, que combinasse o mundo da tecnologia e o mundo da assistência médica.

Segundo ele, a ideia por trás do novo logotipo era utilizar como referência a forma de um monitor para inserir uma cruz no espaço negativo e, ao mesmo tempo, evidenciar as letras iniciais C e D.

Centro Pediátrico de Arlington

O redesign do logotipo partiu do mesmo conceito, mas o símbolo foi recriado de forma a remover qualquer mal-entendido e dar uma sensação de maior confiança.

As formas simples e circulares tornam o símbolo mais amigável e acolhedor, além dos sorrisos dos dois personagens.

Além disso, a tipografia foi substituída por uma mais moderna, mas ainda institucional, sem serifa.

Mama’s Baking

Esse é mais um exemplo de redesign cujo conceito foi criado do zero. O designer se inspirou na figura da mãe que cozinha com amor, imaginando-a removendo o recipiente do forno.

A figura da luva foi combinada com a figura do coração para transmitir o sentimento de amor e paixão pela cozinha.

Clinica Dental San Marcelino

Não há como negar: a silhueta do logotipo original realmente ficou estranha, passando uma mensagem totalmente errada quanto ao tipo de serviço oferecido pela empresa.

Para esse redesign, o designer quis criar uma solução nova, mais simples e menos descritiva.

As letras C e D estão dispostas para formar um rosto sorridente. As linhas limpas e arredondadas e a cor azul pretendem transmitir uma sensação de confiança e limpeza.

 

Fire Prevention Products

Designers, muito cuidado com o uso das formas. Quando um logotipo passa uma mensagem ambígua para muitas pessoas, não é malícia, mas sim bom-senso.

Nesse redesign, o designer decidiu desenvolver um novo conceito a partir de formas circulares que envolvem a figura de uma chama no espaço negativo.

O nome foi abreviado com a sigla “FPP” para um maior reconhecimento, mesmo sem o texto completo.

 

Safe Place

Há muitos elementos no logotipo original, além do problema da imagem principal, cuja mensagem deveria ser segurança, mas que acaba sendo bastante estranha.

Sendo assim, o redesign excluiu os elementos dispensáveis, deixando a forma da casa como o único elemento realmente evocativo desse logotipo.

OGC (Office of Government Commerce)

O logotipo da OGC aparentemente não tem nada de errado, é um acrônimo com três letras circulares próximas uma da outra. Mas, girando o logotipo você pode ver uma figura bastante embaraçosa (ainda mais por se tratar de uma agência governamental)

Nesse caso, o redesign foi mais sutil, utilizando como referência o logotipo anterior da agência governamental, onde as letras foram melhorada para uma aparência mais moderna e atual, resolvendo o problema da mensagem ambígua.

E você, o que achou dessas propostas de redesign? Acha que o designer conseguiu resolver os problemas de interpretação dos logotipos escolhidos? Faria alguma coisa diferente?

Deixe seu comentário abaixo!

Escrito por Guilherme Dantas

Fundador do Designerd, empreendedor digital, apaixonado por criatividade, carros, educação financeira e cinema. Arranhador profissional de violão nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…