in ,

Explorando os novos recursos do Illustrator CC 2021 para textos e recolorir arte

Tivemos o recém lançado Illustrator na versão CC 2021, que trouxe boas novidades, assim como no Photoshop.

Nesse artigo, separamos as principais mudanças e como elas podem facilitar o seu dia a dia usando o Illustrator.

Acompanhe a versão em vídeo ou em texto logo abaixo:

Versão em vídeo (siga a gente lá no canal)

Versão em texto

Como disse, o Illustrator entrou com alguns novos recursos bem legais, principalmente em relação às opções de alinhamento de texto. Por exemplo:

Ajustar o tamanho da fonte pela altura dos glifos (não só pela caixa)

Aperte o atalho Ctrl + T para abrir as configurações de Caractere, e no menu desdobrável (canto superior direito), você pode habilitar as novas opções:

Mostrar opções Ajustar ao glifo e Mostrar opções de altura da fonte.

Com as novas opções de altura, podemos aumentar ou diminuir a fonte pela altura dos glifos e não mais apenas pela altura da caixa eme toda (a caixa eme é a soma dos glifos + a margem inferior e superior).

As duas principais opções para o nosso dia a dia são a capitular (para ajustar pela altura das letras maiúsculas) ou a altura x, referente as letras minúsculas.

Assim fica muito mais fácil de acertar, com precisão o tamanho dos textos, como nesse exemplo, onde criei um retângulo de 50pt de altura e deixei minha fonte Capitular com 50pt também, ficando exatamente no mesmo tamanho.

Alinhar objetos a partir do texto

Até as versões anteriores, toda vez que tentávamos alinhar uma fonte ao texto, o Illustrator fazia o alinhamento a partir da caixa toda, deixando esse ajuste visualmente torto. Mas agora, na versão 2021, existe a opção de alinhar a partir do Texto de Ponto.

No painel Alinhar (dentro de propriedades, ou abrindo o painel em Janela > Alinhar) temos o menu desdobrável onde podemos habilitar, dentro de Alinhar às bordas do glifo, a opção Texto de ponto.

Fazendo assim o alinhamento vertical e horizontal, o Illustrator vai ajustar o objeto ao texto sem contar os espaçamentos adicionais da caixa eme.

Alinhar objetos na base ou topo dos glifos

Ainda relacionado ao alinhamento a partir dos glifos, agora, quando pegamos um objeto independente do texto e queremos alinhar nele, o Illustrator ajuda mostrando guias verdes quando esse objeto encostar na base ou no topo dos glifos mais próximos daquela linha, servindo tanto para fontes maiúsculas como minúsculas.

Alinhamento vertical no tipo de área (caixas de texto)

Agora, além das opções padrões de alinhamento horizontal (esquerda, centro, direita e justificar), temos também, para os tipos de área, a opção de alinhar verticalmente (topo, centro, inferior ou justificar verticalmente).

Essa opção, migrada do InDesign, vai facilitar bastante as suas diagramações, sem gambiarras no alinhamento.

Recolorir arte a partir de imagens

Agora é possível selecionar um conjunto de objetos vetorizados e ir lá no Editar > Editar cores > Recolorir arte… e a novidade está no botão Seletor de tema de cores:

Onde você pode, com a sua arte selecionada, clicar nele e escolher uma outra imagem com cores diferentes para que o Illustrator pegue as cores daquela imagem e aplique na área selecionada (algo parecido com o que é feito no Adobe Color, como falamos no artigo anterior).

Obs.: Não esqueça de fazer uma cópia antes dessa alteração, já que é um ajuste destrutivo.

E ainda dá para alterar os valores de Matiz, Saturação e Brilho, movendo as duas opções de slider no final da ferramenta. Além dos ajustes manuais que já podíamos fazer antes, arrastando as bolinhas de cores.

Transferência de arquivos entre programas (Biblioteca em nuvem)

A última novidade que separamos (já que não temos um iPad para testar o novo Illustrator para essa plataforma), é a facilidade de passar arquivos do Photoshop para o Illustrator (e vice versa) usando a Biblioteca em nuvem, que está vinculada a sua conta Adobe.

Abrindo sua Biblioteca no Photoshop, você pode selecionar uma camada e clicar no ícone de + para salva-la.

E aí esse objeto vai para sua conta e fica mais fácil ainda de poder aproveitar ele no Illustrator, até mesmo em outro computador que esteja com a sua conta.

Conclusão

Pessoalmente, gostei muito dos aprimoramentos no alinhamento de texto, tanto de ponto como de área. São coisas que realmente faziam muita falta no Illustrator, que mesmo não sendo um programa de diagramação, já tinha ótimos recursos de texto e agora está mais completo ainda agora.

E se quiser saber muito mais sobre Illustrator, já estamos atualizando essas novas funções em nosso curso Illustrator Definitivo que está em constante atualização. Você pode conferir o conteúdo clicando aqui.

Até a próxima!

Julian Nunes

Escrito por Julian Nunes

Designer e professor nas áreas de computação e editoração gráfica e também apaixonado por cinema, animação, motion e flertando com fotografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…